Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484 |
Resumo: | As observações do cotidiano na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), as reflexões sobre a dicotomia entre a teoria, o discurso e o modo de atuação de muitos enfermeiros junto aos pais dos recém-nascidos, suscitaram-nos inquietações que nos levaram a desenvolver este estudo, com os objetivos de conhecer a vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na UTIn e compreender como as enfermeiras vivenciam o processo de vínculo afetivo entre recém-nascidos internados em UTIn e seus pais. Realizamos a pesquisa de acordo com a abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os sujeitos do estudo foram oito enfermeiras assistenciais, com experiências em UTIn de hospitais públicos e privados. Dentre as categorias concretas do vivido, que emergiram dos discursos, destacamos o Contato Humano. Os resultados da análise mostraram que as enfermeiras percebem-se como elo de aproximação entre filhos e pais e acreditam que exercem papel importante na formação de vínculo afetivo entre eles. |
id |
USP-24_054e406ce711f14bb4ab4c31bdf7c296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40484 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeirasPromoting affective attachment at the neonatal intensive care unit: a challenge for nursesPromoción de vínculo afectivo en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal: un desafío para las enfermerasRecém-nascidoCuidados de enfermagemUnidade de Terapia Intensiva NeonatalRelações profissional-famíliaRecién nacidoAtención de enfermeríaUnidad de Cuidado Intensivo NeonatalRelaciones profesional-familiaInfant^i2^snewbNursing careNeonatal Intensive Care UnitProfessional-family relationsAs observações do cotidiano na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), as reflexões sobre a dicotomia entre a teoria, o discurso e o modo de atuação de muitos enfermeiros junto aos pais dos recém-nascidos, suscitaram-nos inquietações que nos levaram a desenvolver este estudo, com os objetivos de conhecer a vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na UTIn e compreender como as enfermeiras vivenciam o processo de vínculo afetivo entre recém-nascidos internados em UTIn e seus pais. Realizamos a pesquisa de acordo com a abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os sujeitos do estudo foram oito enfermeiras assistenciais, com experiências em UTIn de hospitais públicos e privados. Dentre as categorias concretas do vivido, que emergiram dos discursos, destacamos o Contato Humano. Os resultados da análise mostraram que as enfermeiras percebem-se como elo de aproximação entre filhos e pais e acreditam que exercem papel importante na formação de vínculo afetivo entre eles.The study was motivated by observations of the routine at neonatal intensive care units (NICU), thoughts about the dichotomy between theory, discourse, and the practice of many nurses towards the newborns' parents. The objectives were to learn about nurses' experiences regarding neonatal care to newborns and their parents, and to understand how nurses experience the process of affective attachment between newborns hospitalized at NICUs and their parents. This study was developed according to the social phenomenology approach of Alfred Schütz. Study subjects were eight practical nurses who had worked at NICU of public and private hospitals. Categories of experience emerged from the discourses, including Human Contact. The analysis revealed that nurses see themselves as the connection between parents and children, and believe they play an important role in creating the affective attachment between parent and child.Las observaciones de lo cotidiano en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), las reflexiones sobre la dicotomía entre la teoría, el discurso y el modo de actuación de muchos enfermeros junto a los padres de los recién nacidos, nos suscitaron inquietudes que nos llevaron a desarrollar este estudio, con los objetivos de conocer la vivencia de la enfermera en el cuidado al recién nascido y a sus padres en la UTIn y comprender como las enfermeras experimentan el proceso de vínculo afectivo entre recién nascidos internados en UTIn y sus padres. Realizamos la investigación de acuerdo con el abordaje de la fenomenología social de Alfred Schütz. Los sujetos del estudio fueron ocho enfermeras asistenciales, con experiencias en UTIn de hospitales públicos y privados. Entre las categorías concretas de lo vivido, que emergieron de los discursos, destacamos el Contacto Humano. Los resultados del análisis mostraron que las enfermeras se perciben como un elemento de aproximación entre hijos y padres y creen que ejercen un papel importante en la formación de un vínculo afectivo entre ellos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4048410.1590/S0080-62342009000400016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 4 (2009); 849-855Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 4 (2009); 849-855Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 4 (2009); 849-8551980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484/43537https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484/43538http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConz, Claudete AparecidaMerighi, Miriam Aparecida BarbosaJesus, Maria Cristina Pinto de2012-08-29T20:35:34Zoai:revistas.usp.br:article/40484Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:35:34Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras Promoting affective attachment at the neonatal intensive care unit: a challenge for nurses Promoción de vínculo afectivo en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal: un desafío para las enfermeras |
title |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras |
spellingShingle |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras Conz, Claudete Aparecida Recém-nascido Cuidados de enfermagem Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Relações profissional-família Recién nacido Atención de enfermería Unidad de Cuidado Intensivo Neonatal Relaciones profesional-familia Infant^i2^snewb Nursing care Neonatal Intensive Care Unit Professional-family relations |
title_short |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras |
title_full |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras |
title_fullStr |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras |
title_full_unstemmed |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras |
title_sort |
Promoção de vínculo afetivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um desafio para as enfermeiras |
author |
Conz, Claudete Aparecida |
author_facet |
Conz, Claudete Aparecida Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Jesus, Maria Cristina Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Jesus, Maria Cristina Pinto de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conz, Claudete Aparecida Merighi, Miriam Aparecida Barbosa Jesus, Maria Cristina Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recém-nascido Cuidados de enfermagem Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Relações profissional-família Recién nacido Atención de enfermería Unidad de Cuidado Intensivo Neonatal Relaciones profesional-familia Infant^i2^snewb Nursing care Neonatal Intensive Care Unit Professional-family relations |
topic |
Recém-nascido Cuidados de enfermagem Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Relações profissional-família Recién nacido Atención de enfermería Unidad de Cuidado Intensivo Neonatal Relaciones profesional-familia Infant^i2^snewb Nursing care Neonatal Intensive Care Unit Professional-family relations |
description |
As observações do cotidiano na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), as reflexões sobre a dicotomia entre a teoria, o discurso e o modo de atuação de muitos enfermeiros junto aos pais dos recém-nascidos, suscitaram-nos inquietações que nos levaram a desenvolver este estudo, com os objetivos de conhecer a vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na UTIn e compreender como as enfermeiras vivenciam o processo de vínculo afetivo entre recém-nascidos internados em UTIn e seus pais. Realizamos a pesquisa de acordo com a abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os sujeitos do estudo foram oito enfermeiras assistenciais, com experiências em UTIn de hospitais públicos e privados. Dentre as categorias concretas do vivido, que emergiram dos discursos, destacamos o Contato Humano. Os resultados da análise mostraram que as enfermeiras percebem-se como elo de aproximação entre filhos e pais e acreditam que exercem papel importante na formação de vínculo afetivo entre eles. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484 10.1590/S0080-62342009000400016 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000400016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484/43537 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40484/43538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 4 (2009); 849-855 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 4 (2009); 849-855 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 4 (2009); 849-855 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221726542397440 |