Nursing care methodology in the phenomenological approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graças, Elizabeth Mendes das
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Geralda Fortina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40345
Resumo: Para o cuidado zeloso, autêntico, é preciso compreender aquele que será cuidado. Isso requer um perscrutar atento do cuidador sobre a experiência existencial do ser que precisa do cuidado. Exige, sobretudo, saber perguntar e refletir sobre o que foi revelado. Acreditando nos fundamentos da fenomenologia, as autoras vêm buscando construir uma metodologia para a arte de cuidar em enfermagem. Inspiradas nessa visão, procuram desenvolver habilidades de um pensar e de um fazer fenomenológico para ser-com-o-outro num modo autêntico de solicitude. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre a compreensão do ser-paciente e sobre uma metodologia do cuidado, para que respaldem o(a) enfermeiro(a) em seu cotidiano.
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spelling Nursing care methodology in the phenomenological approachMetodología del cuidar en enfermería en el abordaje fenomenológicoMetodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológicaNursing careMethodologyNurse-patient relationsCuidados de enfermagemMetodologiaRelações enfermeiro-pacienteAtención de enfermeríaMetodologíaRelaciones enfermero-pacientePara o cuidado zeloso, autêntico, é preciso compreender aquele que será cuidado. Isso requer um perscrutar atento do cuidador sobre a experiência existencial do ser que precisa do cuidado. Exige, sobretudo, saber perguntar e refletir sobre o que foi revelado. Acreditando nos fundamentos da fenomenologia, as autoras vêm buscando construir uma metodologia para a arte de cuidar em enfermagem. Inspiradas nessa visão, procuram desenvolver habilidades de um pensar e de um fazer fenomenológico para ser-com-o-outro num modo autêntico de solicitude. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre a compreensão do ser-paciente e sobre uma metodologia do cuidado, para que respaldem o(a) enfermeiro(a) em seu cotidiano.It is necessary to understand the person who will receive care in order to provide zealous and authentic care. This requires the caregiver to carefully research the existential experience of the being who needs care. It demands, overall, that one knows how to question and to reflect on what is revealed. By believing in the fundamentals of phenomenology, the authors have been attempting to build a methodology in the art of nursing care. Being inspired by this perspective, they attempt to develop phenomenological thinking and skills so that they can be with the other, in an authentic mode of solicitude. In this article, reflections about the patient-being's comprehension are presented, and about a methodology of care, so that they can support the nurses in their day-to-day activities.Para un cuidado realizado con celo y auténtico, es necesario comprender al sujeto que será cuidado. Eso requiere un preescrutar atento del cuidador sobre la experiencia existencial del ser que precisa del cuidado. Exige, sobre todo, saber preguntar y reflexionar sobre lo que le fue revelado. Basadas en los fundamentos de la fenomenología, las autoras buscaron construir una metodología para el arte de cuidar en enfermería. Inspiradas en esa visión, buscaron desarrollar habilidades de un pensar y de un hacer fenomenológico para ser-con-el-otro dentro de un modo autentico de solicitud. En este trabajo, se presentan reflexiones sobre la comprensión del ser-paciente y sobre una metodología del cuidado, para que respalden el enfermero en su cotidiano.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4034510.1590/S0080-62342009000100026Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 1 (2009); 200-207Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 1 (2009); 200-207Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 1 (2009); 200-2071980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40345/43256https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40345/43257http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGraças, Elizabeth Mendes dasSantos, Geralda Fortina dos2012-08-29T20:08:30Zoai:revistas.usp.br:article/40345Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:08:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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