Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tobase,Lucia
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Takahashi,Regina Toshie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200008
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver estratégias facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de materiais recicláveis na construção de estruturas e órgãos anatômicos. Foi desenvolvido na disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica, a 31 alunos no curso de nível médio para formação do Auxiliar de Enfermagem. Após leituras de referências bibliográficas relacionadas à Anatomia, Fisiologia e Patologias mais comuns dos diversos sistemas do corpo humano, os alunos selecionaram os materiais recicláveis disponíveis para a confecção das principais estruturas anatômicas, o que possibilitou a visualização das alterações morfológicas decorrentes das afecções, facilitando assim a compreensão das patologias. As estratégias utilizadas favoreceram a aquisição de conhecimentos ao se projetarem em algo concreto, resultado da troca de sugestões e experiências entre os estudantes, favorecido pelo trabalho em grupo.
id USP-24_073932041907563df773915d3225ee5b
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342004000200008
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclávelEstratégiasEnsinoAprendizagemMaterias RecicláveisEste estudo teve como objetivo desenvolver estratégias facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de materiais recicláveis na construção de estruturas e órgãos anatômicos. Foi desenvolvido na disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica, a 31 alunos no curso de nível médio para formação do Auxiliar de Enfermagem. Após leituras de referências bibliográficas relacionadas à Anatomia, Fisiologia e Patologias mais comuns dos diversos sistemas do corpo humano, os alunos selecionaram os materiais recicláveis disponíveis para a confecção das principais estruturas anatômicas, o que possibilitou a visualização das alterações morfológicas decorrentes das afecções, facilitando assim a compreensão das patologias. As estratégias utilizadas favoreceram a aquisição de conhecimentos ao se projetarem em algo concreto, resultado da troca de sugestões e experiências entre os estudantes, favorecido pelo trabalho em grupo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200008Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.2 2004reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342004000200008info:eu-repo/semantics/openAccessTobase,LuciaTakahashi,Regina Toshiepor2008-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342004000200008Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-11-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
title Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
spellingShingle Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
Tobase,Lucia
Estratégias
Ensino
Aprendizagem
Materias Recicláveis
title_short Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
title_full Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
title_fullStr Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
title_full_unstemmed Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
title_sort Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável
author Tobase,Lucia
author_facet Tobase,Lucia
Takahashi,Regina Toshie
author_role author
author2 Takahashi,Regina Toshie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tobase,Lucia
Takahashi,Regina Toshie
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Ensino
Aprendizagem
Materias Recicláveis
topic Estratégias
Ensino
Aprendizagem
Materias Recicláveis
description Este estudo teve como objetivo desenvolver estratégias facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de materiais recicláveis na construção de estruturas e órgãos anatômicos. Foi desenvolvido na disciplina Enfermagem Médico-Cirúrgica, a 31 alunos no curso de nível médio para formação do Auxiliar de Enfermagem. Após leituras de referências bibliográficas relacionadas à Anatomia, Fisiologia e Patologias mais comuns dos diversos sistemas do corpo humano, os alunos selecionaram os materiais recicláveis disponíveis para a confecção das principais estruturas anatômicas, o que possibilitou a visualização das alterações morfológicas decorrentes das afecções, facilitando assim a compreensão das patologias. As estratégias utilizadas favoreceram a aquisição de conhecimentos ao se projetarem em algo concreto, resultado da troca de sugestões e experiências entre os estudantes, favorecido pelo trabalho em grupo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342004000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.2 2004
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531307921408