Influencias del comportamiento comunicativo no verbal del docente en sala de clase: vision de los docentes de enfermeria
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41259 |
Resumo: | Na interação professor-aluno, o professor tem um importante papel e seu bom desempenho depende da consciência e habilidade que tenha na comunicação. Este trabalho teve como objetivo verificar junto aos docentes de Enfermagem, o conhecimento e a importância atribuída aos sinais não-verbais na sua interação em sala de aula. É um estudo exploratório, na linha qualitativa e foram entrevistados 25 docentes da EEUSP, de outubro a dezembro de 1999. Dentre os achados, pudemos verificar que são considerados facilitadores da interação: algumas características do professor, características do aluno, a regularidade de contato, o tipo de conteúdo exposto e a própria comunicação. |
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Influencias del comportamiento comunicativo no verbal del docente en sala de clase: vision de los docentes de enfermeriaInfluences of nonverbal comunicative behavior of professors into the classroom: nursing professors' point of viewInfluências do comportamento comunicativo não-verbal do docente em sala de aula: visão dos docentes de enfermagemNonverbal communicationFacultynursingTeachingComunicación no verbalDocente de enfermeríaEnseñanzaComunicação não-verbalDocente de enfermagemEnsinoNa interação professor-aluno, o professor tem um importante papel e seu bom desempenho depende da consciência e habilidade que tenha na comunicação. Este trabalho teve como objetivo verificar junto aos docentes de Enfermagem, o conhecimento e a importância atribuída aos sinais não-verbais na sua interação em sala de aula. É um estudo exploratório, na linha qualitativa e foram entrevistados 25 docentes da EEUSP, de outubro a dezembro de 1999. Dentre os achados, pudemos verificar que são considerados facilitadores da interação: algumas características do professor, características do aluno, a regularidade de contato, o tipo de conteúdo exposto e a própria comunicação.En la interacción profesor-alumno, el profesor tiene un importante papel y su buen desempeno depende de la consciencia y habilidad que tenga com la comunicación. Este trabajo tuvo como objetivo verificar junto a los docentes de Enfermería, el conocimiento y la importância atribuida a los senales no verbales en su interacción en sala de clase. Es un estudio exploratório, en la linea cualitativa y fueron entrevistadas 25 docentes de la Escuela de Enfermeras de la Universidad de São Paulo (EEUSP), de outubre a diciembre de 1999. Dentro de los resultados, podemos verificar que son considerados facilitadores de la interacción: algumas características del profesor, características del alumna, la regularidad del contacto, el tipo de cohtenido expuesto y la propia comunicación.In the interaction teacher-student, the teacher has an important paper and his good acting depends mainly on thé conscience and ability that he has in the communication, the nonverbal. This work had as objective to verify the educational of Nursing, the knowledge and the importance attributed to the nonverbal signs in its interaction in class room close to. It is an exploratory study, in the qualitative line and 25 teachers were interviewed in the Nursing School of USP, in October to December of 1999. As results, we could verify that facilitators of the interaction are considered in class room: some teacher's characteristics, student's characteristics, the contact regularity, the type of exposed content and the own communication.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4125910.1590/S0080-62342001000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 381-389Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 381-389Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 381-3891980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41259/44815http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Rosely Kalil de FreitasSilva, Maria Júlia Paes da2012-08-31T18:51:51Zoai:revistas.usp.br:article/41259Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:51:51Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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