Assistência de enfermagem perioperatória: ensino em cursos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41434 |
Resumo: | Buscou-se no presente estudo, retratar a realidade do ensino da assistência de enfermagem perioperatória, analisando e delineando suas tendências entre docentes de cursos de graduação em enfermagem que ministram esse conteúdo. A assistência de enfermagem perioperatória como processo realizado por profissionais de enfermagem, em uma fase específica de atenção ao paciente, frente ao procedimento anestésico-cirúrgico, envolve estratégias e orientações expressas na práxis do enfermeiro. Aqui o ensino da assistência de enfermagem perioperatória, como atividade dinâmica das ações dos docentes de Enfermagem em Centro Cirúrgico, desenvolvida num processo coletivo, emerge como práxis ritual no mundo do sistema, da razão técnica instrumental, distanciando-se do entendimento consensual, da razão comunicativa e do fomento às alternativas voltadas à práxis social/emancipatória. |
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Assistência de enfermagem perioperatória: ensino em cursos de enfermagemEnseñanza de enfermería perioperatoria en los cursos de Pre grado en enfermeríaThe teaching of the perioperatory nursing assistance in undergraduate courses in NursingPerioperative nursing^i2^seducatPerioperative nursing^i2^streEnfermería perioperatoria^i3^seducacEnfermería perioperatoria^i3^stendencEnfermagem perioperatória^i1^seducaEnfermagem perioperatória^i1^stendêncBuscou-se no presente estudo, retratar a realidade do ensino da assistência de enfermagem perioperatória, analisando e delineando suas tendências entre docentes de cursos de graduação em enfermagem que ministram esse conteúdo. A assistência de enfermagem perioperatória como processo realizado por profissionais de enfermagem, em uma fase específica de atenção ao paciente, frente ao procedimento anestésico-cirúrgico, envolve estratégias e orientações expressas na práxis do enfermeiro. Aqui o ensino da assistência de enfermagem perioperatória, como atividade dinâmica das ações dos docentes de Enfermagem em Centro Cirúrgico, desenvolvida num processo coletivo, emerge como práxis ritual no mundo do sistema, da razão técnica instrumental, distanciando-se do entendimento consensual, da razão comunicativa e do fomento às alternativas voltadas à práxis social/emancipatória.En el presente estudio se buscó retratar la realidad de la enseñanza de la asistencia de enfermería perioperatoria, analizando y delineando sus tendencias entre los docentes de enfermería perioperatoria. Como proceso realizado por los profesionales de enfermería en una fase específica de atención al paciente frente al procedimiento anestésico-quirúrgico, involucra estrategias y orientaciones expresadas en la praxis del enfermero. Se puede concluir que la enseñanza de la asistencia de enfermería perioperatoria, como actividad dinámica de las acciones de los docentes de Enfermería en Centro Quirúrgico, desarrollada en un proceso colectivo, emerge como praxis ritual en el mundo del sistema, de la razón técnica instrumental, distanciándose del entendimiento consensual de la razón comunicativa y de fomento de alternativas relativas a la praxis social/emancipadora.In the present study, the authors describe the reality of the perioperatory nursing assistance, analyzing and outlining its trends among professors of undergraduate courses in Nursing that teach this subject. Perioperatory nursing assistance, as a process carried out by nursing professionals, in a specific phase of attention to the patient prior to the anesthetic-surgical procedure, involves strategies and orientations that are expressed in the nurse's praxis. In this study, the teaching of perioperatory nursing assistance, as a dynamic activity of the actions of the professors of Nursing in the Surgical Center, developed in a collective process, emerges as a ritual praxis of the system's realm, of the instrumental technical reason, moving away from the consensual understanding, from the communicative reason and from the encouragement to the alternatives directed towards the social/emancipatory praxis.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4143410.1590/S0080-62342005000100006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 1 (2005); 46-52Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 1 (2005); 46-52Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 1 (2005); 46-521980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41434/45019http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvelar, Maria do Carmo QueridoSilva, Arlete2012-08-31T20:17:59Zoai:revistas.usp.br:article/41434Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:17:59Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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