Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Fernanda Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Farinha, Marciana Gonçalves, Barbosa, Maria Alves, Caixeta, Camila Cardoso, Costa, António Pedro, Silva, Nathália dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936
Resumo: Objetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos.
id USP-24_0c09b85ccc605870f709d3151347a8ee
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188936
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención PsicosocialThe use of narrative research for the learning of group dynamics by professionals from Psychosocial Care CentersUso de narrativas para o aprendizado da tecnologia grupal por profissionais de Centros de Atenção PsicossocialMental DisordersMental Health ServicesGroup ProcessesProfessional TrainingPsychiatric NursingTranstornos MentaisServiços de Saúde MentalProcessos GrupaisCapacitação ProfissionalEnfermagem PsiquiátricaTrastornos MentalesServicios de Salud MentalProcesos de GrupoCapacitación ProfesionalEnfermería PsiquiátricaObjetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos.Objective: To analyze the results of the use of narratives in group therapy for the qualification process of professionals in the Psychosocial Care Centers on the use of group dynamics. Method: This is an action research involving 21 workers from 11 Psychosocial Care Centers in the Brazilian Central-West region. For data collection, narratives written by the participants about their work practices with therapeutic groups and theoretical discussion based on in-person workshops were used. Data were subjected to narrative analysis with the support of qualitative analysis software. Results: The category “Concerns and Questioning” showed the workers’ lack of knowledge regarding the concept of group and group dynamics, the group management challenges, and the discomfort with the frustrations experienced by the group. The category “Learning for Group Coordination” showed knowledge acquisition for group planning and functioning, and understanding of the role of the group coordinator for mental health care. Conclusion: Narrating the scenes of group care allowed participants to exercise critical reflexive thinking, recognize the theory of group dynamics, and develop skills to coordinate groups.Objetivo: Analizar los resultados sobre el uso de narrativas de atención grupal en el proceso de cualificación de los profesionales de los Centros de Atención Psicosocial para el aprendizaje del uso de la tecnología grupal. Método: Investigación-acción realizada con 21 trabajadores de 11 Centros de Atención Psicosocial ubicados en la región centro occidental de Brasil. Los datos se recogieron mediante narrativas escritas por los participantes acerca de sus prácticas de trabajo con grupos terapéuticos y talleres presenciales de discusión teórica basados en ellas. Estos datos se sometieron a un análisis narrativo con el apoyo de un software de análisis cualitativo. Resultados: La categoría “Angustias y Cuestionamientos” evidenció el desconocimiento de los trabajadores con respecto a la conceptualización de grupo y de dinámica de grupo; los desafíos de la gestión de grupo y la incomodidad con las frustraciones vividas en el grupo. La categoría “Aprendizajes para la Coordinación de Grupos” reveló la adquisición de conocimientos para la planificación y el funcionamiento del grupo, y la comprensión del papel de coordinador de grupos para la atención a la salud mental. Conclusión: La narración de las escenas de atención grupal les posibilitó a los participantes ejercitar el pensamiento crítico reflexivo, reconocer la teoría de la tecnología grupal y desarrollar habilidades para coordinar grupos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18893610.1590/S1980-220X2020010403722Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03772Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03772Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037721980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174550https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174549http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Fernanda CostaFarinha, Marciana GonçalvesBarbosa, Maria AlvesCaixeta, Camila CardosoCosta, António PedroSilva, Nathália dos Santos2021-07-29T00:08:18Zoai:revistas.usp.br:article/188936Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-07-29T00:08:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
The use of narrative research for the learning of group dynamics by professionals from Psychosocial Care Centers
Uso de narrativas para o aprendizado da tecnologia grupal por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial
title Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
spellingShingle Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
Nunes, Fernanda Costa
Mental Disorders
Mental Health Services
Group Processes
Professional Training
Psychiatric Nursing
Transtornos Mentais
Serviços de Saúde Mental
Processos Grupais
Capacitação Profissional
Enfermagem Psiquiátrica
Trastornos Mentales
Servicios de Salud Mental
Procesos de Grupo
Capacitación Profesional
Enfermería Psiquiátrica
title_short Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
title_full Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
title_fullStr Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
title_full_unstemmed Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
title_sort Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
author Nunes, Fernanda Costa
author_facet Nunes, Fernanda Costa
Farinha, Marciana Gonçalves
Barbosa, Maria Alves
Caixeta, Camila Cardoso
Costa, António Pedro
Silva, Nathália dos Santos
author_role author
author2 Farinha, Marciana Gonçalves
Barbosa, Maria Alves
Caixeta, Camila Cardoso
Costa, António Pedro
Silva, Nathália dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Fernanda Costa
Farinha, Marciana Gonçalves
Barbosa, Maria Alves
Caixeta, Camila Cardoso
Costa, António Pedro
Silva, Nathália dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Mental Disorders
Mental Health Services
Group Processes
Professional Training
Psychiatric Nursing
Transtornos Mentais
Serviços de Saúde Mental
Processos Grupais
Capacitação Profissional
Enfermagem Psiquiátrica
Trastornos Mentales
Servicios de Salud Mental
Procesos de Grupo
Capacitación Profesional
Enfermería Psiquiátrica
topic Mental Disorders
Mental Health Services
Group Processes
Professional Training
Psychiatric Nursing
Transtornos Mentais
Serviços de Saúde Mental
Processos Grupais
Capacitação Profissional
Enfermagem Psiquiátrica
Trastornos Mentales
Servicios de Salud Mental
Procesos de Grupo
Capacitación Profesional
Enfermería Psiquiátrica
description Objetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936
10.1590/S1980-220X2020010403722
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936
identifier_str_mv 10.1590/S1980-220X2020010403722
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174550
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174549
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03772
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03772
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03772
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221747285327872