Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos. |
id |
USP-24_0c09b85ccc605870f709d3151347a8ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/188936 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención PsicosocialThe use of narrative research for the learning of group dynamics by professionals from Psychosocial Care CentersUso de narrativas para o aprendizado da tecnologia grupal por profissionais de Centros de Atenção PsicossocialMental DisordersMental Health ServicesGroup ProcessesProfessional TrainingPsychiatric NursingTranstornos MentaisServiços de Saúde MentalProcessos GrupaisCapacitação ProfissionalEnfermagem PsiquiátricaTrastornos MentalesServicios de Salud MentalProcesos de GrupoCapacitación ProfesionalEnfermería PsiquiátricaObjetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos.Objective: To analyze the results of the use of narratives in group therapy for the qualification process of professionals in the Psychosocial Care Centers on the use of group dynamics. Method: This is an action research involving 21 workers from 11 Psychosocial Care Centers in the Brazilian Central-West region. For data collection, narratives written by the participants about their work practices with therapeutic groups and theoretical discussion based on in-person workshops were used. Data were subjected to narrative analysis with the support of qualitative analysis software. Results: The category “Concerns and Questioning” showed the workers’ lack of knowledge regarding the concept of group and group dynamics, the group management challenges, and the discomfort with the frustrations experienced by the group. The category “Learning for Group Coordination” showed knowledge acquisition for group planning and functioning, and understanding of the role of the group coordinator for mental health care. Conclusion: Narrating the scenes of group care allowed participants to exercise critical reflexive thinking, recognize the theory of group dynamics, and develop skills to coordinate groups.Objetivo: Analizar los resultados sobre el uso de narrativas de atención grupal en el proceso de cualificación de los profesionales de los Centros de Atención Psicosocial para el aprendizaje del uso de la tecnología grupal. Método: Investigación-acción realizada con 21 trabajadores de 11 Centros de Atención Psicosocial ubicados en la región centro occidental de Brasil. Los datos se recogieron mediante narrativas escritas por los participantes acerca de sus prácticas de trabajo con grupos terapéuticos y talleres presenciales de discusión teórica basados en ellas. Estos datos se sometieron a un análisis narrativo con el apoyo de un software de análisis cualitativo. Resultados: La categoría “Angustias y Cuestionamientos” evidenció el desconocimiento de los trabajadores con respecto a la conceptualización de grupo y de dinámica de grupo; los desafíos de la gestión de grupo y la incomodidad con las frustraciones vividas en el grupo. La categoría “Aprendizajes para la Coordinación de Grupos” reveló la adquisición de conocimientos para la planificación y el funcionamiento del grupo, y la comprensión del papel de coordinador de grupos para la atención a la salud mental. Conclusión: La narración de las escenas de atención grupal les posibilitó a los participantes ejercitar el pensamiento crítico reflexivo, reconocer la teoría de la tecnología grupal y desarrollar habilidades para coordinar grupos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18893610.1590/S1980-220X2020010403722Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03772Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03772Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037721980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174550https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174549http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Fernanda CostaFarinha, Marciana GonçalvesBarbosa, Maria AlvesCaixeta, Camila CardosoCosta, António PedroSilva, Nathália dos Santos2021-07-29T00:08:18Zoai:revistas.usp.br:article/188936Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-07-29T00:08:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial The use of narrative research for the learning of group dynamics by professionals from Psychosocial Care Centers Uso de narrativas para o aprendizado da tecnologia grupal por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial |
title |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial |
spellingShingle |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial Nunes, Fernanda Costa Mental Disorders Mental Health Services Group Processes Professional Training Psychiatric Nursing Transtornos Mentais Serviços de Saúde Mental Processos Grupais Capacitação Profissional Enfermagem Psiquiátrica Trastornos Mentales Servicios de Salud Mental Procesos de Grupo Capacitación Profesional Enfermería Psiquiátrica |
title_short |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial |
title_full |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial |
title_fullStr |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial |
title_full_unstemmed |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial |
title_sort |
Uso de narrativas para el aprendizaje de la tecnología grupal por parte de los profesionales de Centros de Atención Psicosocial |
author |
Nunes, Fernanda Costa |
author_facet |
Nunes, Fernanda Costa Farinha, Marciana Gonçalves Barbosa, Maria Alves Caixeta, Camila Cardoso Costa, António Pedro Silva, Nathália dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Farinha, Marciana Gonçalves Barbosa, Maria Alves Caixeta, Camila Cardoso Costa, António Pedro Silva, Nathália dos Santos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Fernanda Costa Farinha, Marciana Gonçalves Barbosa, Maria Alves Caixeta, Camila Cardoso Costa, António Pedro Silva, Nathália dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mental Disorders Mental Health Services Group Processes Professional Training Psychiatric Nursing Transtornos Mentais Serviços de Saúde Mental Processos Grupais Capacitação Profissional Enfermagem Psiquiátrica Trastornos Mentales Servicios de Salud Mental Procesos de Grupo Capacitación Profesional Enfermería Psiquiátrica |
topic |
Mental Disorders Mental Health Services Group Processes Professional Training Psychiatric Nursing Transtornos Mentais Serviços de Saúde Mental Processos Grupais Capacitação Profissional Enfermagem Psiquiátrica Trastornos Mentales Servicios de Salud Mental Procesos de Grupo Capacitación Profesional Enfermería Psiquiátrica |
description |
Objetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936 10.1590/S1980-220X2020010403722 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1980-220X2020010403722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174550 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/188936/174549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03772 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03772 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03772 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221747285327872 |