O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lucila Castanheira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pedro, Iara Cristina da Silva, Poleti, Lívia Capelani, Borges, Ana Luiza Vilela, Pfeifer, Luzia Iara, Lima, Regina Aparecida Garcia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40723
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.
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spelling O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúdeEl juego en sala de espera de un ambulatorio infantil: a visión de los profesionales de saludPlaying in the waiting room of a children's outpatient clinic: the view of health professionalsChildAmbulatory carePlay and playthingsHealth personnelPediatric nursingNiñoAtención ambulatoriaJuego e implementos de juegoPersonal de saludEnfermería pediátricaCriançaAssistência ambulatorialJogos e brinquedosPessoal da saúdeEnfermagem pediátricaO objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.Este estudio objetivo comprender, en la perspectiva de los profesionales de salud, el significado del uso del juego/juguetes en sala de espera de un ambulatorio infantil. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con 11 trabajadores. Se procedió al análisis cualitativo de los datos, los que fueron organizados alrededor de dos temas: reconocimiento de la importancia del jugar/juguete y lidiando con limitaciones. El jugar se muestra como estrategia de cuidado del niño, amenizando el tiempo de espera en este ambiente; altera positivamente el comportamiento y valoriza el proceso de desarrollo del mismo, además de mejorar la comunicación e interacción con los profesionales de salud. Es preciso, sin embargo, que exista una estructura física adecuada en el hospital, aliada a profesionales de salud y al equipo permeables para la inclusión de nuevas estrategias de cuidado, con ejemplo en el juego, a efectos de humanizar la atención de la salud del niño.The objective of this study was to understand, from the perspective of health professionals, the meaning of playing/toys in the waiting room of a children's outpatient clinic. Semi-structured interviews were performed with 11 workers. A quantitative analysis of the data was performed around two themes: acknowledging the importance of playing/toys and dealing with limitations. Playing is seen as a care strategy towards children, as it alleviates the waiting time in this environment, changes behavior in a positive way, and values the children's development process, besides improving the communication and interaction with health professionals. It is, however, necessary for the hospital to have adequate physical structure, allied to the health professionals and to the management team, which are sensitive regarding the inclusion of new care strategies, such as playing, with a view to humanize children's health care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4072310.1590/S0080-62342011000200023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 2 (2011); 465-472Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 2 (2011); 465-472Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 2 (2011); 465-4721980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40723/44009https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40723/44010http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lucila CastanheiraPedro, Iara Cristina da SilvaPoleti, Lívia CapelaniBorges, Ana Luiza VilelaPfeifer, Luzia IaraLima, Regina Aparecida Garcia de2012-08-30T14:19:27Zoai:revistas.usp.br:article/40723Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:19:27Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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