Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280 |
Resumo: | Objetivo Desvelar as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso. Método Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido em um município do estado do Paraná, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e submetidos à Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software IRaMuTeQ®. Os referenciais teórico-analíticos foram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Teoria Dialógica. Resultados Participaram 46 profissionais. Surgiram cinco classes que permitiram desvelar que as práticas de educação permanente na atenção ao idoso ocorrem durante os momentos de discussão de casos, no matriciamento, nas visitas domiciliares, nos grupos operativos e no cotidiano do trabalho de modo informal. Conclusão As práticas de educação permanente desenvolvidas pelos profissionais na atenção ao idoso ocorrem em distintos momentos da atuação profissional e são permeadas pela prática. |
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Atención a la persona mayor: prácticas de educación permanente del Núcleo de Apoyo a la Salud de la FamiliaOlder adult care: permanent education practices of the Family Health Support CenterAtenção ao idoso: práticas de educação permanente do Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaObjetivo Desvelar as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso. Método Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido em um município do estado do Paraná, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e submetidos à Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software IRaMuTeQ®. Os referenciais teórico-analíticos foram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Teoria Dialógica. Resultados Participaram 46 profissionais. Surgiram cinco classes que permitiram desvelar que as práticas de educação permanente na atenção ao idoso ocorrem durante os momentos de discussão de casos, no matriciamento, nas visitas domiciliares, nos grupos operativos e no cotidiano do trabalho de modo informal. Conclusão As práticas de educação permanente desenvolvidas pelos profissionais na atenção ao idoso ocorrem em distintos momentos da atuação profissional e são permeadas pela prática.Objetivo Desvelar las prácticas de Educación Permanente en Salud desarrolladas por el Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia en la atención a la persona mayor. Método Estudio cualitativo y exploratorio descriptivo, desarrollado en un municipio del Estado de Paraná, con profesionales del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia. Los datos fueron obtenidos por la técnica de Grupo Focal y sometidos a la Clasificación Jerárquica Descendiente utilizando el software IRaMuTeQ. Los marcos de referencia teóricos analíticos fueron la Política Nacional de Educación Permanente en Salud y la Teoría Dialógica. Resultados Participaron 46 profesionales. Surgieron cinco clases que permitieron desvelar que las prácticas de educación permanente en la atención a la persona mayor ocurren durante los momentos de discusión de casos, en el matriciamiento, las visitas domiciliarias, los grupos operativos y el cotidiano del trabajo de modo informal. Conclusión Las prácticas de educación permanente desarrolladas por los profesionales en la atención a la persona mayor ocurren en distintos momentos de la actuación profesional y traen consigo la práctica.Objective To unveil the Permanent Education in Health practices developed by the Family Health Support Center in the care provided to older adults. Method A qualitative and exploratory-descriptive study developed in a municipality in the state of Paraná with professionals from the Family Health Support Center. Data were obtained by the Focus Group technique and submitted to the Descending Hierarchical Classification using IRaMuTeQ®software. The implemented theoretical-analytical references were the National Policy of Permanent Education in Healthcare and the Dialogical Theory. Results Forty-six (46) professionals participated. Five classes emerged which revealed that the practices of permanent education in care provided to older adults occur during the moments of discussion of cases, in collaborative care planning ( matriciamento ), in the home visits, in the operative groups and in the daily life of the informal work. Conclusion The permanent education practices developed by the professionals in the care provided to older adults occur at different moments of professional performance and are permeated by the practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18228010.1590/s1980-220x2018022103512 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 53 (2019); e03512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e03512Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 53 (2019); e035121980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280/169053https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182280/169052https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Iara Sescon NogueiraAcioli, Sonia Carreira, Ligia Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi 2021-02-22T21:33:13Zoai:revistas.usp.br:article/182280Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-22T21:33:13Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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