A doença mental no idoso: representações sociais de estudantes de medicina no Reino Unido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Bruno
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Foster, Juliet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103118
Resumo: Objectivo O estudo propõe investigar as representações sociais de estudantes de medicina sobre a doença mental entre idosos. Método a pesquisa qualitativa e exploratória foi baseada na teoria das representações sociais. Os principais métodos utilizados foram dois grupos focais com estudantes pré-clínicos (grupo 1, N=4; grupo 2, N=4) e dez entrevistas individuais com estudantes em prática clínica. A análise temática explorou os significados e diferenças entre os grupos. Resultados Três principais temas refletem as representações dos participantes sobre a doença mental na velhice: doença mental na velhice, polarização do cuidado, desafios ao cuidado. A atenção primária à saúde constitui uma estratégia importante para ultrapassar barreiras ao cuidado em saúde mental na comunidade. Contudo, crenças depreciativas, estigma e organização de serviços se apresentam como os principais desafios. Conclusão Esse estudo aponta para a necessidade de profissionais de saúde responderem aos desafios culturais e organizacionais ao cuidado em saúde mental do idoso.
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spelling A doença mental no idoso: representações sociais de estudantes de medicina no Reino UnidoMental ill health in the elderly: medical students’ social representations in the United KingdomLa enfermedad mental en el anciano: representaciones sociales de los estudiantes de medicina em el Reino UnidoObjectivo O estudo propõe investigar as representações sociais de estudantes de medicina sobre a doença mental entre idosos. Método a pesquisa qualitativa e exploratória foi baseada na teoria das representações sociais. Os principais métodos utilizados foram dois grupos focais com estudantes pré-clínicos (grupo 1, N=4; grupo 2, N=4) e dez entrevistas individuais com estudantes em prática clínica. A análise temática explorou os significados e diferenças entre os grupos. Resultados Três principais temas refletem as representações dos participantes sobre a doença mental na velhice: doença mental na velhice, polarização do cuidado, desafios ao cuidado. A atenção primária à saúde constitui uma estratégia importante para ultrapassar barreiras ao cuidado em saúde mental na comunidade. Contudo, crenças depreciativas, estigma e organização de serviços se apresentam como os principais desafios. Conclusão Esse estudo aponta para a necessidade de profissionais de saúde responderem aos desafios culturais e organizacionais ao cuidado em saúde mental do idoso.Este estudio tiene como propósito explorar la representaciones sociales de los estudiantes de medicina acerca de las enfermedades mentales en adultos en edad madura. Objective Present and analyze the case of an adolescent who is addicted to drugs, pregnant and the victim of lifelong domestic violence. Method Abarca una investigación exploratoria y cualitativa basada en la teoría de representaciones sociales. Se realizan entrevistas a dos grupos de interés, médicos pre-clínica (grupo 1, N=4, grupo 2, N=4) así como 10 entrevistas individuales a estudiantes de medicina clínica. Results Tres temas generales reflejan las representaciones de los participantes sobre los problemas mentales en el futuro - enfermedades mentales a edades avanzadas, polarización de la atención, y desafíos de la atención. La atención primaria en salud aparece como una estrategia importante para hacer frente a los obstáculos a la atención de la salud mental en la comunidad. No obstante, representacionces descalificadoras, estigmas y la organización de servicios constitutyen los retos principales al cuidado de la salud mental en la madurez. Conclusion Este artículo destaca la necesidad de hacer frente a los obstáculos culturales y organizativos para promover la calidad en la atención.Objective This study aims to explore medical students’ social representations of mental ill health in older adults. Method It comprises an exploratory and qualitative investigation based on the theory of social representations. Two focus groups with pre-clinical medics (group 1, N=4; group 2, N=4) and 10 individual interviews with clinical medical students were conducted. Thematic analysis at a latent level explored meanings and differences between groups. Results Three overarching themes reflect participants’ representations of mental health problems in later life – mental ill health in old age, polarisation of care, and challenges to care. Primary health care appears as an important strategy to overcome barriers to mental health care in the community. Nevertheless, disqualifying representations, stigma and organization of services constitute the main challenges to quality mental health care in later life. Conclusion This paper highlights the need to address cultural and organizational barriers to promote quality care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10311810.1590/S0080-623420140000800020Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 132-138Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 132-138Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 132-1381980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103118/101457https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103118/101458http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, BrunoFoster, Juliet2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103118Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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