MEDIDA DAS CAPACIDADES PSICOMOTORAS ENVOLVIDAS NA TÉCNICA DA INJEÇÃO INTRAMUSCULAR
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Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136595 |
Resumo: | Partindo-se do pressuposto de que no estudo de habilidades psicomotoras, a medida das capacidades motoras é fundamental, apresenta-se dois testes passíveis de serem utilizados pela enfermagem. Estes testes, denominados "psicomotor eletrônico" e "perfuragem" foram aplicados na primeira etapa do estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras no qual analisou-se a técnica de injeção intramuscular. Três grupos de estudantes de graduação em enfermagem, em diferentes estágios de desenvolvimento no curso, foram avaliados e verificou-se que eles eram homogêneos em relação às capacidades psicomotoras testadas. |
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MEDIDA DAS CAPACIDADES PSICOMOTORAS ENVOLVIDAS NA TÉCNICA DA INJEÇÃO INTRAMUSCULARMeasurement of psychomotor ability to the performance of intramuscular procedureInfection intramuscularAbility psycomotorInjeções intramuscularesHabilidades psicomotorasPartindo-se do pressuposto de que no estudo de habilidades psicomotoras, a medida das capacidades motoras é fundamental, apresenta-se dois testes passíveis de serem utilizados pela enfermagem. Estes testes, denominados "psicomotor eletrônico" e "perfuragem" foram aplicados na primeira etapa do estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras no qual analisou-se a técnica de injeção intramuscular. Três grupos de estudantes de graduação em enfermagem, em diferentes estágios de desenvolvimento no curso, foram avaliados e verificou-se que eles eram homogêneos em relação às capacidades psicomotoras testadas.This study is to verify the psychomotor skill using psychomotor capacity measure. The authors describes two tests that will be used by nurses denominated "eletronic psychomotor" and "perforation". Those tests are applied in the first stage of this study to analyse the teaching-learning process of intramuscular injection. Three groups of undergraduate nursing student in difference stages of evolution of the course, were analysed and were verified that there was homogeneity among groups in relation to psychomotor capacity.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1993-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13659510.1590/0080-6234199302700200263Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 27 n. 2 (1993); 263-280Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 27 No. 2 (1993); 263-280Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 27 Núm. 2 (1993); 263-2801980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136595/132347http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiyadahira, Ana Maria KazueKoizumi, Maria Sumie2017-08-11T14:33:51Zoai:revistas.usp.br:article/136595Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T14:33:51Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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