Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secaf, Victória
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135991
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever a evolução histórico-legal de um segmento do Curso de Graduação: a Licenciatura em Enfermagem, como ênfase na sua criação na Universidade de São Paulo, em 1974. Os dispositivos legais sobre o assunto, apresentados cronologicamente, são relacionados aos fatos que os influenciaram e conseqüências que acarretaram. Foram utilizados atos legais, documentos não publicados das instituições de ensino citadas, relatos de pessoas envolvidas e dados do arquivo pessoal da autora. Além disso, é relatada a experiência da autora no magistério de Prática de Ensino de Enfermagem, descrevendo as atividades de professores e licenciandos no programa da disciplina. No momento atual, por força da legislação e de outras mudanças, os cursos de Licenciatura em Enfermagem, no Brasil, são essenciais no preparo do enfermeiro para o magistério no ensino médio de enfermagem, para o ensino nos Programas de Saúde aos alunos de Primeiro e segundo graus e, principalmente, pela participação do licenciado nas atividades educativas em saúde e na formação de recursos humanos para a enfermagem. Este curso propicia condições para o efetivo desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro levando-o à reflexão sobre a realidade brasileira no sentido de torná-la melhor.
id USP-24_1d4f89c51b8410c8c1a609f732fd9d69
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135991
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São PauloA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM E A PRÁTICA DE ENSINO: UMA REVISÃO CRÍTICA DE SUA EVOLUÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOO presente estudo tem como objetivo descrever a evolução histórico-legal de um segmento do Curso de Graduação: a Licenciatura em Enfermagem, como ênfase na sua criação na Universidade de São Paulo, em 1974. Os dispositivos legais sobre o assunto, apresentados cronologicamente, são relacionados aos fatos que os influenciaram e conseqüências que acarretaram. Foram utilizados atos legais, documentos não publicados das instituições de ensino citadas, relatos de pessoas envolvidas e dados do arquivo pessoal da autora. Além disso, é relatada a experiência da autora no magistério de Prática de Ensino de Enfermagem, descrevendo as atividades de professores e licenciandos no programa da disciplina. No momento atual, por força da legislação e de outras mudanças, os cursos de Licenciatura em Enfermagem, no Brasil, são essenciais no preparo do enfermeiro para o magistério no ensino médio de enfermagem, para o ensino nos Programas de Saúde aos alunos de Primeiro e segundo graus e, principalmente, pela participação do licenciado nas atividades educativas em saúde e na formação de recursos humanos para a enfermagem. Este curso propicia condições para o efetivo desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro levando-o à reflexão sobre a realidade brasileira no sentido de torná-la melhor.The objective of this study is the description of those historical legislative acts which made possible the initiation in 1974, and further development of the undergraduate Course of Teaching in Schools of Nurses at the University of São Paulo. The legislative acts and legal dispositions are presented in chronological order ano are related to those reasons that caused them to be, as well as to those consequences which resulted from them. Data utilized in this study were drawn from the legal acts themselves as well as from unpublished documents from those schools which are cited, statements from persons directly involved and from the personal files of the author. In addition, the personal experiences of the author as a professor in the field of Nursing Teacher Practice are also described and include activities of both professors and students involved in this course of study. In Brazil today, because of further legislation and other forms of change, courses in Teaching Practical Nurses are essential in preparing the nurse to be instructors of courses preparing Auxiliary Nursing Personnel, as well as in the Health Programs at Junior and Senior High School, and mainly for participation in those educational activities involved in health and training of human resources for nursing. This course makes possible the effective personal and professional development of its graduates and leads them to think more deeply about the Brazilian reality so as to improve it.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1988-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13599110.1590/0080-6234198802200200247Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 n. 2 (1988); 247-248Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 No. 2 (1988); 247-248Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 Núm. 2 (1988); 247-2481980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135991/131807http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSecaf, Victória2017-08-11T17:39:59Zoai:revistas.usp.br:article/135991Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:39:59Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM E A PRÁTICA DE ENSINO: UMA REVISÃO CRÍTICA DE SUA EVOLUÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
title Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
spellingShingle Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
Secaf, Victória
title_short Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
title_full Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
title_fullStr Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
title_full_unstemmed Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
title_sort Undergraduate Course ot leaching in nursing and teacher's practice: a critical review of its development at the University of São Paulo
author Secaf, Victória
author_facet Secaf, Victória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Secaf, Victória
description O presente estudo tem como objetivo descrever a evolução histórico-legal de um segmento do Curso de Graduação: a Licenciatura em Enfermagem, como ênfase na sua criação na Universidade de São Paulo, em 1974. Os dispositivos legais sobre o assunto, apresentados cronologicamente, são relacionados aos fatos que os influenciaram e conseqüências que acarretaram. Foram utilizados atos legais, documentos não publicados das instituições de ensino citadas, relatos de pessoas envolvidas e dados do arquivo pessoal da autora. Além disso, é relatada a experiência da autora no magistério de Prática de Ensino de Enfermagem, descrevendo as atividades de professores e licenciandos no programa da disciplina. No momento atual, por força da legislação e de outras mudanças, os cursos de Licenciatura em Enfermagem, no Brasil, são essenciais no preparo do enfermeiro para o magistério no ensino médio de enfermagem, para o ensino nos Programas de Saúde aos alunos de Primeiro e segundo graus e, principalmente, pela participação do licenciado nas atividades educativas em saúde e na formação de recursos humanos para a enfermagem. Este curso propicia condições para o efetivo desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro levando-o à reflexão sobre a realidade brasileira no sentido de torná-la melhor.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135991
10.1590/0080-6234198802200200247
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135991
identifier_str_mv 10.1590/0080-6234198802200200247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135991/131807
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 n. 2 (1988); 247-248
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 No. 2 (1988); 247-248
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 Núm. 2 (1988); 247-248
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221742066565120