Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano, Thaís Savini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nóbrega, Maria Miriam Lima da, Saparolli, Eliana Campos Leite, Barros, Alba Lucia Bottura Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085
Resumo: 
Estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa, que objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem constantes de prontuários de crianças de 0 a 36 meses de idade atendidas em consulta de enfermagem em puericultura. Utilizou-se a análise documental e a técnica de mapeamento cruzado. Foram encontrados 188 diferentes diagnósticos de enfermagem, dos quais 33 (58,9%) correspondiam a diagnósticos contidos na Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem e 23 (41,1%) eram provenientes da CIPE® Versão 1.0. Dos 56 diagnósticos de enfermagem, 43 (76,8%) foram considerados de desvio de normalidade. Conclui-se que as consultas de enfermagem à criança permitem identificar situações de normalidade e anormalidade, com destaque para os diagnósticos de desvio de normalidade. A padronização da linguagem favorece a documentação de enfermagem, contribuindo para o cuidado ao paciente e facilitando a comunicação entre os enfermeiros e outros profissionais de saúde.

id USP-24_1e0ba4ba2995b7e28a56fa13bce2eae3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/84085
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem Mapeo Cruzado De Diagnósticos De Enfermería En Puericultura Utilizando La Clasificación Internacional De Las Prácticas De Enfermería Cross Mapping Of Nursing
diagnoses In Infant Health Using
the International Classification
of Nursing Practice 
Estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa, que objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem constantes de prontuários de crianças de 0 a 36 meses de idade atendidas em consulta de enfermagem em puericultura. Utilizou-se a análise documental e a técnica de mapeamento cruzado. Foram encontrados 188 diferentes diagnósticos de enfermagem, dos quais 33 (58,9%) correspondiam a diagnósticos contidos na Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem e 23 (41,1%) eram provenientes da CIPE® Versão 1.0. Dos 56 diagnósticos de enfermagem, 43 (76,8%) foram considerados de desvio de normalidade. Conclui-se que as consultas de enfermagem à criança permitem identificar situações de normalidade e anormalidade, com destaque para os diagnósticos de desvio de normalidade. A padronização da linguagem favorece a documentação de enfermagem, contribuindo para o cuidado ao paciente e facilitando a comunicação entre os enfermeiros e outros profissionais de saúde.
 Estudio descriptivo y retrospectivo de abordaje cuantitativo, cuyo objetivo fue analizar los diagnósticos de enfermería (DE) formulados en los registros de niños de 0 a 36 meses de edad atendidos en la consulta de enfermería en Puericultura. Se utilizó el análisis documental y la técnica de mapeo cruzado, encontrándose 188 diferentes diagnósticos de enfermería, de los cuales 33 (58,6%) correspondían a diagnósticos contenidos en la Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenciones en Enfermería adoptada en la red básica de Curitiba, y 23 (41,1%) eran provenientes de la CIPE® Versión 1.0. De los 56 DE, se encontraron 43 (76,8%) diagnósticos de desviación de la normalidad. Se concluyó que las consultas de enfermería infantil permiten identificar situaciones de normalidad y anormalidad, destacándose los diagnósticos de desviación de la normalidad y que la estandarización del lenguaje de enfermería favorece la documentación de enfermería, contribuyendo con el cuidado del paciente y facilitando la comunicación entre los enfermeros y otros profesionales de la salud. This was a descriptive, retrospective study, with a quantitative method, with the aim of analyzing the nursing diagnoses contained in the records of children of 0 to 36 months of age who attended infant health nursing consults. A documentary analysis and the cross-mapping technique were used. One hundred eighty-eight different nursing diagnoses were encountered, of which 33 (58.9%) corresponded to diagnoses contained in the Nomenclature of Nursing Diagnoses and Interventions and 23 (41.1%) were derived from ICNP® Version 1.0. Of the 56 nursing diagnoses, 43 (76.8%) were considered to be deviations from normalcy. It was concluded that the infant health nursing consults enabled the identification of situations of normalcy and abnormality, with an emphasis on the diagnoses of deviations from normalcy. Standardized language favors nursing documentation, contributing to the care of the patient and facilitating communication between nurses and other health professionals.
 Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/8408510.1590/S0080-623420140000200008Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 2 (2014); 250-256Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 2 (2014); 250-256Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 2 (2014); 250-2561980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085/86925https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085/86926http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuciano, Thaís Savini Nóbrega, Maria Miriam Lima da Saparolli, Eliana Campos Leite Barros, Alba Lucia Bottura Leite de 2014-08-28T12:20:42Zoai:revistas.usp.br:article/84085Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-08-28T12:20:42Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
Mapeo Cruzado De Diagnósticos De Enfermería En Puericultura Utilizando La Clasificación Internacional De Las Prácticas De Enfermería
Cross Mapping Of Nursing
diagnoses In Infant Health Using
the International Classification
of Nursing Practice
title Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
spellingShingle Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
Luciano, Thaís Savini
title_short Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
title_full Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
title_fullStr Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
title_full_unstemmed Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
title_sort Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
author Luciano, Thaís Savini
author_facet Luciano, Thaís Savini
Nóbrega, Maria Miriam Lima da
Saparolli, Eliana Campos Leite
Barros, Alba Lucia Bottura Leite de
author_role author
author2 Nóbrega, Maria Miriam Lima da
Saparolli, Eliana Campos Leite
Barros, Alba Lucia Bottura Leite de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano, Thaís Savini
Nóbrega, Maria Miriam Lima da
Saparolli, Eliana Campos Leite
Barros, Alba Lucia Bottura Leite de
description 
Estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa, que objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem constantes de prontuários de crianças de 0 a 36 meses de idade atendidas em consulta de enfermagem em puericultura. Utilizou-se a análise documental e a técnica de mapeamento cruzado. Foram encontrados 188 diferentes diagnósticos de enfermagem, dos quais 33 (58,9%) correspondiam a diagnósticos contidos na Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem e 23 (41,1%) eram provenientes da CIPE® Versão 1.0. Dos 56 diagnósticos de enfermagem, 43 (76,8%) foram considerados de desvio de normalidade. Conclui-se que as consultas de enfermagem à criança permitem identificar situações de normalidade e anormalidade, com destaque para os diagnósticos de desvio de normalidade. A padronização da linguagem favorece a documentação de enfermagem, contribuindo para o cuidado ao paciente e facilitando a comunicação entre os enfermeiros e outros profissionais de saúde.

publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085
10.1590/S0080-623420140000200008
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000200008
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085/86925
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84085/86926
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 2 (2014); 250-256
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 2 (2014); 250-256
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 2 (2014); 250-256
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221736931688448