Helping Relationship Skills in nurses: the validation of a measurement instrument

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Rosa Cândida Carvalho Pereira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Maria Júlia Paes, Parreira, Pedro Miguel Dinis, Ferreira, Manuela Maria Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40849
Resumo: Considerando a importância da avaliação das competências relacionais de ajuda nos enfermeiros, torna-se necessário utilizar instrumentos fiáveis e adaptados aos contextos. Assim, o objectivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas do Inventário de Competências Relacionais de Ajuda (ICRA), através da realização de estudos de fiabilidade e validade, no sentido de aumentar o grau de confiança ou de exatidão que podemos ter na informação obtida por meio da utilização deste instrumento. O estudo quantitativo foi realizado numa amostra de 690 enfermeiros, que exerciam funções em seis hospitais e oito centros de saúde em Portugal. Os resultados obtidos indicam a existência de uma estrutura multidimensional das competências relacionais de ajuda diferenciando-se em quatro dimensões (competências genéricas, empáticas, de comunicação e de contacto), com correlações positivas entre si. O valor de Alpha Cronbach obtido por dimensão foi superior a .79, revelador de uma boa consistência interna dos itens por fator.
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spelling Helping Relationship Skills in nurses: the validation of a measurement instrumentCompetências Relacionais de Ajuda nos enfermeiros: validação de um instrumento de medidaCompetencias Relacionales de Ayuda en los enfermeros: validación de un instrumento de medidaNursing careHumanization of assistanceHelping behaviourNurse-patient relationshipsValidation studiesAtención de enfermeríaHumanización de la atenciónConducta de ayudaRelaciones enfermero-pacienteEstudios de validaciónCuidados de enfermagemHumanização da assistênciaComportamento de ajudaRelações enfermeiro-pacienteEstudos de validaçãoConsiderando a importância da avaliação das competências relacionais de ajuda nos enfermeiros, torna-se necessário utilizar instrumentos fiáveis e adaptados aos contextos. Assim, o objectivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas do Inventário de Competências Relacionais de Ajuda (ICRA), através da realização de estudos de fiabilidade e validade, no sentido de aumentar o grau de confiança ou de exatidão que podemos ter na informação obtida por meio da utilização deste instrumento. O estudo quantitativo foi realizado numa amostra de 690 enfermeiros, que exerciam funções em seis hospitais e oito centros de saúde em Portugal. Os resultados obtidos indicam a existência de uma estrutura multidimensional das competências relacionais de ajuda diferenciando-se em quatro dimensões (competências genéricas, empáticas, de comunicação e de contacto), com correlações positivas entre si. O valor de Alpha Cronbach obtido por dimensão foi superior a .79, revelador de uma boa consistência interna dos itens por fator.Considering the importance of assessing nurses' helping relationship skills, it was necessary to use reliable and context-adapted instruments. Thus, the objective of this study was to assess the psychometric properties of the Helping Relationship Skills Inventory (Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, ICRA), by conducting reliability and validity studies to increase the level of confidence or accuracy of the data obtained using this instrument. This quantitative study was conducted on a sample of 690 nurses who worked in six hospitals and eight health centres in Portugal. The results indicate a multidimensional structure of helping relationship skills, divided into four different dimensions (generic, empathetic, communication and contact skills) with a positive correlation between them. Cronbach's alpha for each dimension was higher than .79, showing a good internal consistency of the items within each factor.Considerando la importancia de la evaluación de las competencias relacionales de ayuda en los enfermeros, se hace necesario utilizar instrumentos fiables y adaptados a los contextos. Este estudio objetivó evaluar las propiedades psicométricas del Inventario de Competencias Relacionales de Ayuda (ICRA), mediante realización de estudios de fiabilidad y validez en sentido de aumentar el grado de confianza o exactitud de la información obtenida a través del uso del instrumento. El estudio cualitativo se realizó con muestra de 690 enfermeros con funciones en 6 Hospitales y 8 Centros de Salud en Portugal. Los resultados obtenidos indican existencia de una estructura multidimensional de competencias relacionales de ayuda, diferenciándose en cuatro dimensiones (competencias genéricas, empáticas, de comunicación, de contacto), con correlaciones positivas entre sí. El valor de Alpha de Cronbach obtenido por dimensión fue superior a .79, lo que revela buena consistencia interna de los ítems por factor.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4084910.1590/S0080-62342011000600016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 6 (2011); 1387-1395Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 6 (2011); 1387-1395Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 6 (2011); 1387-13951980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40849/44263https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40849/44264http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Rosa Cândida Carvalho Pereira deSilva, Maria Júlia PaesParreira, Pedro Miguel DinisFerreira, Manuela Maria Conceição2012-08-30T14:41:18Zoai:revistas.usp.br:article/40849Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:41:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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