La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939 |
Resumo: | A proposta desta pesquisa bibliográfica é conhecer e analisar a produção científica do campo da saúde, em periódicos nacionais, sobre o ensino da humanização do cuidado nos cursos de graduação. Realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS, utilizando o termo humanização, com textos publicados a partir do ano de 2000 até 2010, sendo analisados 42 artigos. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais: Humanização: algumas considerações sobre seus conceitos; Universidade e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área da Saúde: relações com o ensino da humanização; Mudanças curriculares, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem no cuidado humanizado e Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores na aprendizagem da humanização do cuidado. Alguns elementos teórico-práticos vêm sendo construídos sobre o ensino da humanização no contexto de saúde, sendo imprescindível, todavia, maiores investimentos na construção efetiva de novos modos de cuidar. |
id |
USP-24_1fdb160b9d08f50c5fbcfc9cba498384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40939 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduaciónA humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduaçãoThe humanization of care in the education of health professionals in undergraduate coursesEnsinoHumanização da assistênciaPessoal de saúdeEducação em enfermagemTeachingHumanization of assistanceHealth personnelEducationnursingEnsenãnzaHumanización de la atenciónPersonal de saludEducación en enfermeríaA proposta desta pesquisa bibliográfica é conhecer e analisar a produção científica do campo da saúde, em periódicos nacionais, sobre o ensino da humanização do cuidado nos cursos de graduação. Realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS, utilizando o termo humanização, com textos publicados a partir do ano de 2000 até 2010, sendo analisados 42 artigos. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais: Humanização: algumas considerações sobre seus conceitos; Universidade e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área da Saúde: relações com o ensino da humanização; Mudanças curriculares, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem no cuidado humanizado e Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores na aprendizagem da humanização do cuidado. Alguns elementos teórico-práticos vêm sendo construídos sobre o ensino da humanização no contexto de saúde, sendo imprescindível, todavia, maiores investimentos na construção efetiva de novos modos de cuidar.Esta investigación bibliográfica propone conocer y analizar la producción científica del campo de salud, en periódicos nacionales, acerca de enseñanza de humanización del cuidado en cursos de graduación. Se realizó reseña bibliográfica en base de datos LILACS, utilizando el término humanización, con textos publicados entre 2000 y 2010, analizándose 42 artículos. Del análisis de los mismos emergieron temáticas centrales: Humanización: algunas consideraciones sobre sus conceptos; Universidad y las Directivas Curriculares Nacionales para Cursos de Graduación en Área de Salud: relaciones con la enseñanza de humanización; Cambios curriculares, contenidos y estrategias de enseñanza-aprendizaje en cuidado humanizado y Sujetos del proceso enseñanza-aprendizaje: alumnos y profesores en el aprendizaje de humanización del cuidado. Algunos elementos teórico-prácticos vienen siendo construidos sobre la enseñanza de la humanización en el contexto de salud, tornándose imprescindibles aún, mayores inversiones en la construcción efectiva de nuevos modos de cuidar.This literature review was performed for the purpose of surveying and analyzing the scientific production in health in Brazilian journals regarding the teaching of health care humanization in undergraduate programs. The bibliographic survey was performed on the LILACS database using the term humanization, including texts published between 2000 and 2010 and examining 42 articles. The analysis of these articles revealed the following central themes: Humanization: some thoughts on its concepts; University and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Programs in Healthcare: relations with the teaching of humanization; Curricular changes, contents and teaching-learning strategies regarding humanized care; and Subjects of the teaching-learning process: students and faculty learning the humanization of care. Some theoretical and practical elements have been created about the teaching of humanization in the context of health; however, it is essential to make greater investments to effectively develop new ways of providing care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4093910.1590/S0080-62342012000100029Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 219-226Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 219-226Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 219-2261980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44445https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44446http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasate, Juliana CristinaCorrêa, Adriana Katia2012-08-30T16:27:31Zoai:revistas.usp.br:article/40939Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:27:31Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación A humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação The humanization of care in the education of health professionals in undergraduate courses |
title |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación |
spellingShingle |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación Casate, Juliana Cristina Ensino Humanização da assistência Pessoal de saúde Educação em enfermagem Teaching Humanization of assistance Health personnel Education nursing Ensenãnza Humanización de la atención Personal de salud Educación en enfermería |
title_short |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación |
title_full |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación |
title_fullStr |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación |
title_full_unstemmed |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación |
title_sort |
La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación |
author |
Casate, Juliana Cristina |
author_facet |
Casate, Juliana Cristina Corrêa, Adriana Katia |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Adriana Katia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casate, Juliana Cristina Corrêa, Adriana Katia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Humanização da assistência Pessoal de saúde Educação em enfermagem Teaching Humanization of assistance Health personnel Education nursing Ensenãnza Humanización de la atención Personal de salud Educación en enfermería |
topic |
Ensino Humanização da assistência Pessoal de saúde Educação em enfermagem Teaching Humanization of assistance Health personnel Education nursing Ensenãnza Humanización de la atención Personal de salud Educación en enfermería |
description |
A proposta desta pesquisa bibliográfica é conhecer e analisar a produção científica do campo da saúde, em periódicos nacionais, sobre o ensino da humanização do cuidado nos cursos de graduação. Realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS, utilizando o termo humanização, com textos publicados a partir do ano de 2000 até 2010, sendo analisados 42 artigos. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais: Humanização: algumas considerações sobre seus conceitos; Universidade e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área da Saúde: relações com o ensino da humanização; Mudanças curriculares, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem no cuidado humanizado e Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores na aprendizagem da humanização do cuidado. Alguns elementos teórico-práticos vêm sendo construídos sobre o ensino da humanização no contexto de saúde, sendo imprescindível, todavia, maiores investimentos na construção efetiva de novos modos de cuidar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939 10.1590/S0080-62342012000100029 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44445 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 219-226 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 219-226 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 219-226 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221729676591104 |