La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casate, Juliana Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Corrêa, Adriana Katia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939
Resumo: A proposta desta pesquisa bibliográfica é conhecer e analisar a produção científica do campo da saúde, em periódicos nacionais, sobre o ensino da humanização do cuidado nos cursos de graduação. Realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS, utilizando o termo humanização, com textos publicados a partir do ano de 2000 até 2010, sendo analisados 42 artigos. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais: Humanização: algumas considerações sobre seus conceitos; Universidade e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área da Saúde: relações com o ensino da humanização; Mudanças curriculares, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem no cuidado humanizado e Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores na aprendizagem da humanização do cuidado. Alguns elementos teórico-práticos vêm sendo construídos sobre o ensino da humanização no contexto de saúde, sendo imprescindível, todavia, maiores investimentos na construção efetiva de novos modos de cuidar.
id USP-24_1fdb160b9d08f50c5fbcfc9cba498384
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40939
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduaciónA humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduaçãoThe humanization of care in the education of health professionals in undergraduate coursesEnsinoHumanização da assistênciaPessoal de saúdeEducação em enfermagemTeachingHumanization of assistanceHealth personnelEducationnursingEnsenãnzaHumanización de la atenciónPersonal de saludEducación en enfermeríaA proposta desta pesquisa bibliográfica é conhecer e analisar a produção científica do campo da saúde, em periódicos nacionais, sobre o ensino da humanização do cuidado nos cursos de graduação. Realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS, utilizando o termo humanização, com textos publicados a partir do ano de 2000 até 2010, sendo analisados 42 artigos. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais: Humanização: algumas considerações sobre seus conceitos; Universidade e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área da Saúde: relações com o ensino da humanização; Mudanças curriculares, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem no cuidado humanizado e Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores na aprendizagem da humanização do cuidado. Alguns elementos teórico-práticos vêm sendo construídos sobre o ensino da humanização no contexto de saúde, sendo imprescindível, todavia, maiores investimentos na construção efetiva de novos modos de cuidar.Esta investigación bibliográfica propone conocer y analizar la producción científica del campo de salud, en periódicos nacionales, acerca de enseñanza de humanización del cuidado en cursos de graduación. Se realizó reseña bibliográfica en base de datos LILACS, utilizando el término humanización, con textos publicados entre 2000 y 2010, analizándose 42 artículos. Del análisis de los mismos emergieron temáticas centrales: Humanización: algunas consideraciones sobre sus conceptos; Universidad y las Directivas Curriculares Nacionales para Cursos de Graduación en Área de Salud: relaciones con la enseñanza de humanización; Cambios curriculares, contenidos y estrategias de enseñanza-aprendizaje en cuidado humanizado y Sujetos del proceso enseñanza-aprendizaje: alumnos y profesores en el aprendizaje de humanización del cuidado. Algunos elementos teórico-prácticos vienen siendo construidos sobre la enseñanza de la humanización en el contexto de salud, tornándose imprescindibles aún, mayores inversiones en la construcción efectiva de nuevos modos de cuidar.This literature review was performed for the purpose of surveying and analyzing the scientific production in health in Brazilian journals regarding the teaching of health care humanization in undergraduate programs. The bibliographic survey was performed on the LILACS database using the term humanization, including texts published between 2000 and 2010 and examining 42 articles. The analysis of these articles revealed the following central themes: Humanization: some thoughts on its concepts; University and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Programs in Healthcare: relations with the teaching of humanization; Curricular changes, contents and teaching-learning strategies regarding humanized care; and Subjects of the teaching-learning process: students and faculty learning the humanization of care. Some theoretical and practical elements have been created about the teaching of humanization in the context of health; however, it is essential to make greater investments to effectively develop new ways of providing care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4093910.1590/S0080-62342012000100029Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 219-226Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 219-226Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 219-2261980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44445https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44446http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasate, Juliana CristinaCorrêa, Adriana Katia2012-08-30T16:27:31Zoai:revistas.usp.br:article/40939Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:27:31Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
A humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação
The humanization of care in the education of health professionals in undergraduate courses
title La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
spellingShingle La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
Casate, Juliana Cristina
Ensino
Humanização da assistência
Pessoal de saúde
Educação em enfermagem
Teaching
Humanization of assistance
Health personnel
Education
nursing
Ensenãnza
Humanización de la atención
Personal de salud
Educación en enfermería
title_short La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
title_full La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
title_fullStr La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
title_full_unstemmed La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
title_sort La humanización del cuidado en la formación de los profesionales de salud en los cursos de graduación
author Casate, Juliana Cristina
author_facet Casate, Juliana Cristina
Corrêa, Adriana Katia
author_role author
author2 Corrêa, Adriana Katia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casate, Juliana Cristina
Corrêa, Adriana Katia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Humanização da assistência
Pessoal de saúde
Educação em enfermagem
Teaching
Humanization of assistance
Health personnel
Education
nursing
Ensenãnza
Humanización de la atención
Personal de salud
Educación en enfermería
topic Ensino
Humanização da assistência
Pessoal de saúde
Educação em enfermagem
Teaching
Humanization of assistance
Health personnel
Education
nursing
Ensenãnza
Humanización de la atención
Personal de salud
Educación en enfermería
description A proposta desta pesquisa bibliográfica é conhecer e analisar a produção científica do campo da saúde, em periódicos nacionais, sobre o ensino da humanização do cuidado nos cursos de graduação. Realizou-se um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS, utilizando o termo humanização, com textos publicados a partir do ano de 2000 até 2010, sendo analisados 42 artigos. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais: Humanização: algumas considerações sobre seus conceitos; Universidade e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área da Saúde: relações com o ensino da humanização; Mudanças curriculares, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem no cuidado humanizado e Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores na aprendizagem da humanização do cuidado. Alguns elementos teórico-práticos vêm sendo construídos sobre o ensino da humanização no contexto de saúde, sendo imprescindível, todavia, maiores investimentos na construção efetiva de novos modos de cuidar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939
10.1590/S0080-62342012000100029
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000100029
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44445
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40939/44446
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 219-226
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 219-226
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 219-226
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221729676591104