A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM E A PRÁTICA DE ENSINO: UMA REVISÃO CRÍTICA DE SUA EVOLUÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secaf,Victória
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341988000200247
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever a evolução histórico-legal de um segmento do Curso de Graduação: a Licenciatura em Enfermagem, como ênfase na sua criação na Universidade de São Paulo, em 1974. Os dispositivos legais sobre o assunto, apresentados cronologicamente, são relacionados aos fatos que os influenciaram e conseqüências que acarretaram. Foram utilizados atos legais, documentos não publicados das instituições de ensino citadas, relatos de pessoas envolvidas e dados do arquivo pessoal da autora. Além disso, é relatada a experiência da autora no magistério de Prática de Ensino de Enfermagem, descrevendo as atividades de professores e licenciandos no programa da disciplina. No momento atual, por força da legislação e de outras mudanças, os cursos de Licenciatura em Enfermagem, no Brasil, são essenciais no preparo do enfermeiro para o magistério no ensino médio de enfermagem, para o ensino nos Programas de Saúde aos alunos de Primeiro e segundo graus e, principalmente, pela participação do licenciado nas atividades educativas em saúde e na formação de recursos humanos para a enfermagem. Este curso propicia condições para o efetivo desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro levando-o à reflexão sobre a realidade brasileira no sentido de torná-la melhor.
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