Fuerzas impulsoras y restrictivas para trabajo en equipo en Centro de Materiales y Esterilización de Hospital Escuela
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40821 |
Resumo: | Estudo transversal descritivo exploratório que objetivou analisar forças impulsoras e restritivas para trabalho em equipe em um Centro de Material e Esterilização (CME) de um hospital escola, a partir de aproximação da Teoria de Campo de Kurt Lewin, em Goiânia, Goiás. Participaram 35 profissionais, que responderam a um questionário autoaplicável, baseado na referida teoria, que prevê que situações grupais são permeadas por forças que mobilizam positiva ou negativamente seus movimentos e dizem respeito ao envolvimento do sujeito (Eu), a interação do grupo (Outro) e ao ambiente de trabalho (Ambiente). Foi utilizada análise de conteúdo no tratamento dos dados distribuídos nas dimensões predefinidas. Os resultados consolidaram 1.990 registros, categorizados como maioria (59,3%) de forças impulsoras, predominantes na dimensão Eu. Nas dimensões Outro e Ambiente observou-se equilíbrio entre as forças. O delineamento do campo de forças permitiu uma visão objetiva, concreta das limitações, potenciais da equipe estudada e possibilidades para promover mudanças. |
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Fuerzas impulsoras y restrictivas para trabajo en equipo en Centro de Materiales y Esterilización de Hospital EscuelaDriving and hindering forces for team work in a Material and Sterilization Center of a teaching hospitalForças impulsoras e restritivas para trabalho em equipe em um Centro de Material e Esterilização de hospital escolaSterilizationHealth personnelNursingInterprofessional relationsEsterilizaciónPersonal de saludEnfermeríaRelaciones interprofesionalesEsterilizaçãoPessoal de saúdeEnfermagemRelações interprofissionaisEstudo transversal descritivo exploratório que objetivou analisar forças impulsoras e restritivas para trabalho em equipe em um Centro de Material e Esterilização (CME) de um hospital escola, a partir de aproximação da Teoria de Campo de Kurt Lewin, em Goiânia, Goiás. Participaram 35 profissionais, que responderam a um questionário autoaplicável, baseado na referida teoria, que prevê que situações grupais são permeadas por forças que mobilizam positiva ou negativamente seus movimentos e dizem respeito ao envolvimento do sujeito (Eu), a interação do grupo (Outro) e ao ambiente de trabalho (Ambiente). Foi utilizada análise de conteúdo no tratamento dos dados distribuídos nas dimensões predefinidas. Os resultados consolidaram 1.990 registros, categorizados como maioria (59,3%) de forças impulsoras, predominantes na dimensão Eu. Nas dimensões Outro e Ambiente observou-se equilíbrio entre as forças. O delineamento do campo de forças permitiu uma visão objetiva, concreta das limitações, potenciais da equipe estudada e possibilidades para promover mudanças.Estudio transversal, descriptivo, exploratorio, que objetivó analizar fuerzas impulsoras y restrictivas para trabajo en equipo en Centro de Materiales y Esterilización (CME) de hospital escuela, partiendo de aproximación de la Teoría de Campo de Kurt Lewin, en Goiania-GO. Participaron 35 profesionales que respondieron cuestionario autoaplicable, basado en la referida teoría, que prevé que situaciones grupales son alteradas por fuerzas que movilizan positiva o negativamente sus acciones y testimonian la inclusión del sujeto (Yo), la interacción del grupo (Otro) y el ambiente de trabajo (Ambiente). Se utilizó análisis de contenido en tratamiento de datos, distribuyéndoselos en las dimensiones predefinidas. Los resultados consolidaron 1990 registros, categorizados como mayoría (59,3%) de fuerzas impulsoras, predominantes en la dimensión Yo. En las dimensiones Otro y Ambiente se observó equilibrio entre las fuerzas. El delineamiento del campo de fuerzas permitió una visión objetiva, concreta, de limitaciones potenciales del equipo estudiado y posibilidades para promover cambios.The objective of this descriptive, cross-sectional study was to analyze the driving and hindering forces for team work at a Material and Sterilization Center (MSC) of a teaching hospital, through an approximation of Kurt Lewin's Field Theory,in Goiânia, Goiás. Participants were 35 professionals, who answered a self-administered questionnaire based on the referred theory, which establishes that group situations are permeated by forces that have a positive or negative influence on the individuals' movements, and concern the subjects' involvement (I), the groups interaction (Other) and the working environment (Evnironment). The data were submitted to content analysis, and distributed in the predefined dimensions. Results consolidated 1990 registers, with most (59.3%) being categorized as driving forces, mostly in the I dimension. It was observed there was balance between forces in the Other and Environment dimensions. Outlining the force field permitted an objective, concrete view of the strengths and weaknesses of the studied team, and the possibilities to promote changes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4082110.1590/S0080-62342011000500022Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 5 (2011); 1183-1190Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 5 (2011); 1183-1190Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 5 (2011); 1183-11901980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40821/44208https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40821/44209http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vaneila Moraes FerreiraMunari, Denize BoutteletTipple, Anaclara Ferreira VeigaBezerra, Ana Lucia QueirozLeite, Josete LuziaRibeiro, Luana Cássia Miranda2012-08-30T14:37:09Zoai:revistas.usp.br:article/40821Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:37:09Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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