A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa, Danielle de Freitas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Tania Vignuda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769
Resumo: O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.
id USP-24_2675356ef161a31669cafa93696017f1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40769
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagemLa percepción del escolar sobre la hospitalización: contribuciones para el cuidado de enfermeríaScholars' perception about hospitalization: contributions for nursing careChildhospitalizedPerceptionPediatric nursingPlay and playthingsNiño hospitalizadoPercepciónEnfermería pediátricaJuego e implementos de juegoCriança hospitalizadaPercepçãoEnfermagem pediátricaJogos e brinquedosO estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.El estudio objetivo describir los sentimientos del escolar en lo referido a la hospitalización y discutir la percepción de la misma en la perspectiva del escolar. Tiene abordaje cualitativo y utilizó la entrevista semi­estruc­turada y grabada, originándose el tópico de análisis: sentimientos y percepciones referidos por el escolar durante la hospitalización. Se constata que los sentimientos referidos por escolares durante la hospitalización son de restricción, miedo, dolor, preocupación, añoranza y ansiedad. La mayoría percibe la hospitalización como algo negativo, no obstante, estos sujetos refirieron también aspectos positivos como cariño materno exclusivo, acceso a alimentos no disponibles en domicilio y compensaciones recibidas por estar enfermo. El juego mostró ser una actividad importante que ameniza los aspectos negativos de la hospitalización. Se concluyó en que a pesar de sentimientos negativos, el escolar es capaz de percibir que la hospitalización es importante para su recuperación.The objective of this study was to describe scholars' feelings in terms of hospitalization, and discuss on their perception about hospitalization. It is a qualitative study performed using semi-structured interviews and recordings based on the following atopic for analysis: feelings and perceptions reported by scholars during hospitalization. It was found that the feelings reported by scholars during hospitalization are those of restriction, fear, pain, preoccupation, missing home and others, and anxiety. Most scholars see hospitalization as something negative, though they also report positive aspects such as receiving exclusive affection from their mothers, having access to foods they usually do not have at home and compensations they receive for being ill. Playing emerged as an important activity that alleviates the negative aspects of hospitalization. In conclusion, despite having negative feelings, scholars are able to realize that hospitalization is important for their recovery.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4076910.1590/S0080-62342011000400003Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 811-817Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 811-817Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 811-8171980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769/44103https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769/44104http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLapa, Danielle de FreitasSouza, Tania Vignuda de2012-08-30T14:31:29Zoai:revistas.usp.br:article/40769Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:31:29Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
La percepción del escolar sobre la hospitalización: contribuciones para el cuidado de enfermería
Scholars' perception about hospitalization: contributions for nursing care
title A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
spellingShingle A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
Lapa, Danielle de Freitas
Child
hospitalized
Perception
Pediatric nursing
Play and playthings
Niño hospitalizado
Percepción
Enfermería pediátrica
Juego e implementos de juego
Criança hospitalizada
Percepção
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
title_short A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_full A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_fullStr A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_full_unstemmed A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_sort A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
author Lapa, Danielle de Freitas
author_facet Lapa, Danielle de Freitas
Souza, Tania Vignuda de
author_role author
author2 Souza, Tania Vignuda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapa, Danielle de Freitas
Souza, Tania Vignuda de
dc.subject.por.fl_str_mv Child
hospitalized
Perception
Pediatric nursing
Play and playthings
Niño hospitalizado
Percepción
Enfermería pediátrica
Juego e implementos de juego
Criança hospitalizada
Percepção
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
topic Child
hospitalized
Perception
Pediatric nursing
Play and playthings
Niño hospitalizado
Percepción
Enfermería pediátrica
Juego e implementos de juego
Criança hospitalizada
Percepção
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
description O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769
10.1590/S0080-62342011000400003
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769/44103
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40769/44104
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 811-817
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 811-817
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 811-817
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221728176078848