Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Roselane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Aguiar,Cláudia de Azevedo, Merighi,Miriam Aparecida Barbosa, Jesus,Maria Cristina Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100009
Resumo: O modelo de assistência ao parto e nascimento no Brasil tem sido tema de muitas discussões e estudos sobre a incorporação de práticas obstétricas que considerem a autonomia da mulher no processo de parturição. O modelo proposto pelas Casas de Parto configura-se como um cenário para esses cuidados. Este estudo voltou-se para a compreensão da vivência da mulher parturiente no contexto de uma Casa de Parto situada em São Paulo. Os dados foram coletados no período de março a outubro de 2007 e analisados à luz do referencial da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Sete mulheres participaram da pesquisa. Os resultados evidenciaram que a mulher que escolhe a Casa de Parto para dar à luz busca pelo cuidado humanizado e que nesse contexto ela passa por experiências positivas e negativas. Faz-se necessário discutir as políticas públicas de assistência ao parto, sua implementação e seu impacto sobre os indicadores de saúde perinatal.
id USP-24_293110c81358ff72155204dedf42b4b2
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000100009
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuáriasSaúde da mulherParto normalParto humanizadoEnfermagem obstétricaO modelo de assistência ao parto e nascimento no Brasil tem sido tema de muitas discussões e estudos sobre a incorporação de práticas obstétricas que considerem a autonomia da mulher no processo de parturição. O modelo proposto pelas Casas de Parto configura-se como um cenário para esses cuidados. Este estudo voltou-se para a compreensão da vivência da mulher parturiente no contexto de uma Casa de Parto situada em São Paulo. Os dados foram coletados no período de março a outubro de 2007 e analisados à luz do referencial da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Sete mulheres participaram da pesquisa. Os resultados evidenciaram que a mulher que escolhe a Casa de Parto para dar à luz busca pelo cuidado humanizado e que nesse contexto ela passa por experiências positivas e negativas. Faz-se necessário discutir as políticas públicas de assistência ao parto, sua implementação e seu impacto sobre os indicadores de saúde perinatal.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100009Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.1 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000100009info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,RoselaneAguiar,Cláudia de AzevedoMerighi,Miriam Aparecida BarbosaJesus,Maria Cristina Pinto depor2011-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000100009Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-03-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
title Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
spellingShingle Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
Gonçalves,Roselane
Saúde da mulher
Parto normal
Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
title_short Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
title_full Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
title_fullStr Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
title_full_unstemmed Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
title_sort Vivenciando o cuidado no contexto de uma casa de parto: o olhar das usuárias
author Gonçalves,Roselane
author_facet Gonçalves,Roselane
Aguiar,Cláudia de Azevedo
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Jesus,Maria Cristina Pinto de
author_role author
author2 Aguiar,Cláudia de Azevedo
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Jesus,Maria Cristina Pinto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Roselane
Aguiar,Cláudia de Azevedo
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Jesus,Maria Cristina Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da mulher
Parto normal
Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
topic Saúde da mulher
Parto normal
Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
description O modelo de assistência ao parto e nascimento no Brasil tem sido tema de muitas discussões e estudos sobre a incorporação de práticas obstétricas que considerem a autonomia da mulher no processo de parturição. O modelo proposto pelas Casas de Parto configura-se como um cenário para esses cuidados. Este estudo voltou-se para a compreensão da vivência da mulher parturiente no contexto de uma Casa de Parto situada em São Paulo. Os dados foram coletados no período de março a outubro de 2007 e analisados à luz do referencial da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Sete mulheres participaram da pesquisa. Os resultados evidenciaram que a mulher que escolhe a Casa de Parto para dar à luz busca pelo cuidado humanizado e que nesse contexto ela passa por experiências positivas e negativas. Faz-se necessário discutir as políticas públicas de assistência ao parto, sua implementação e seu impacto sobre os indicadores de saúde perinatal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.1 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534108667904