Vivenciando o processo de educação na reabilitação física*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Simone Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alarcon, Miriam Fernanda Sanches, Selleti, Jaqueline Dias do Nascimento, Marin, Maria José Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975
Resumo: Objetivo: Interpretar e construir um modelo teórico da vivência do usuário no processo de educação no cenário da reabilitação física. Método: Pesquisa qualitativa, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, localizado no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2019, a partir de 28 entrevistas com três grupos amostrais. O processo de coleta e análise foi guiado por amostragem teórica. Resultados: Emergiram 122 códigos conceituais. Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento. Conclusão: A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações.
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Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento. Conclusão: A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações.Objective: To interpret and build a theoretical model of the user’s experience in the education process in physical rehabilitation settings. Method: Qualitative research, based on the Grounded Theory. The setting was a Rehabilitation Center of Rede Lucy Montoro, located in an inland city of the State of São Paulo. Data collection took place from January to October 2019, based on 28 interviews with three sample groups. The collection and analysis process was guided by theoretical sampling. Results: A total of 122 conceptual codes emerged. The main category established was “Experiencing education in rehabilitation”; as Conditions, the categories: relying on team support, and considering the group dynamics; as Actions-Interactions, the category: experiencing instructions; and as Consequences, the categories: promoting change of habits, and finding resistance in the follow-up. Conclusion: The experience in the education process in rehabilitation indicates that this is an action that requires adequate communication and acceptance by the team. In group activities, although there are experiences exchanges among the members, the heterogeneity of situations shall be considered.Objetivo: Interpretar y construir un modelo teórico de vivencia del usuario en el proceso de educación en el escenario de la rehabilitación física. Método: Investigación cualitativa, pautada en la Teoría Fundamentada en los Datos. El escenario fue un Centro de Rehabilitación de la Red Lucy Montoro, ubicado en el interior del Estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió de enero a octubre de 2019, a partir de 28 entrevistas con tres grupos de muestreo. El proceso de recolección y análisis fue guiado por muestreo teórico. Resultados: Se encontraron 122 códigos conceptuales. Fue establecida como la clase central “Vivenciando la educación en la rehabilitación”; como Condiciones, las clases: contando con el apoyo del equipo, y ponderando sobre la dinámica grupal; como Acciones-Interacciones, la clase: probando/viviendo orientaciones y; como Consecuencias, las clases: promoviendo cambio de hábitos, y encontrando resistencia en el seguimiento. Conclusión: La vivencia en el proceso de la educación en la rehabilitación indica tratarse de una acción que exige comunicación adecuada y acogida del equipo. En las actividades grupales, aunque existan cambios de experiencias entre los integrantes, es necesario considerar la heterogeneidad de las situaciones.Universidade de São Paulo. 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