Vivenciando o processo de educação na reabilitação física*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975 |
Resumo: | Objetivo: Interpretar e construir um modelo teórico da vivência do usuário no processo de educação no cenário da reabilitação física. Método: Pesquisa qualitativa, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, localizado no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2019, a partir de 28 entrevistas com três grupos amostrais. O processo de coleta e análise foi guiado por amostragem teórica. Resultados: Emergiram 122 códigos conceituais. Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento. Conclusão: A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações. |
id |
USP-24_2aa3bb39d2a36bdfb3e76f82e60a4725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/192975 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física*Experiencing the education process in physical rehabilitation*Vivenciando el proceso de educación en la rehabilitación física*RehabilitationDisabled PersonsHealth EducationReabilitaçãoPessoas com deficiênciaEducação em saúdeRehabilitaciónPersonas con DiscapacidadEducación en SaludObjetivo: Interpretar e construir um modelo teórico da vivência do usuário no processo de educação no cenário da reabilitação física. Método: Pesquisa qualitativa, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, localizado no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2019, a partir de 28 entrevistas com três grupos amostrais. O processo de coleta e análise foi guiado por amostragem teórica. Resultados: Emergiram 122 códigos conceituais. Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento. Conclusão: A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações.Objective: To interpret and build a theoretical model of the user’s experience in the education process in physical rehabilitation settings. Method: Qualitative research, based on the Grounded Theory. The setting was a Rehabilitation Center of Rede Lucy Montoro, located in an inland city of the State of São Paulo. Data collection took place from January to October 2019, based on 28 interviews with three sample groups. The collection and analysis process was guided by theoretical sampling. Results: A total of 122 conceptual codes emerged. The main category established was “Experiencing education in rehabilitation”; as Conditions, the categories: relying on team support, and considering the group dynamics; as Actions-Interactions, the category: experiencing instructions; and as Consequences, the categories: promoting change of habits, and finding resistance in the follow-up. Conclusion: The experience in the education process in rehabilitation indicates that this is an action that requires adequate communication and acceptance by the team. In group activities, although there are experiences exchanges among the members, the heterogeneity of situations shall be considered.Objetivo: Interpretar y construir un modelo teórico de vivencia del usuario en el proceso de educación en el escenario de la rehabilitación física. Método: Investigación cualitativa, pautada en la Teoría Fundamentada en los Datos. El escenario fue un Centro de Rehabilitación de la Red Lucy Montoro, ubicado en el interior del Estado de São Paulo. La recolección de datos ocurrió de enero a octubre de 2019, a partir de 28 entrevistas con tres grupos de muestreo. El proceso de recolección y análisis fue guiado por muestreo teórico. Resultados: Se encontraron 122 códigos conceptuales. Fue establecida como la clase central “Vivenciando la educación en la rehabilitación”; como Condiciones, las clases: contando con el apoyo del equipo, y ponderando sobre la dinámica grupal; como Acciones-Interacciones, la clase: probando/viviendo orientaciones y; como Consecuencias, las clases: promoviendo cambio de hábitos, y encontrando resistencia en el seguimiento. Conclusión: La vivencia en el proceso de la educación en la rehabilitación indica tratarse de una acción que exige comunicación adecuada y acogida del equipo. En las actividades grupales, aunque existan cambios de experiencias entre los integrantes, es necesario considerar la heterogeneidad de las situaciones.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19297510.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0256Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e20210256Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e20210256Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e202102561980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975/177776https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975/177777http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Simone NunesAlarcon, Miriam Fernanda SanchesSelleti, Jaqueline Dias do NascimentoMarin, Maria José Sanches2021-11-30T12:34:32Zoai:revistas.usp.br:article/192975Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-11-30T12:34:32Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* Experiencing the education process in physical rehabilitation* Vivenciando el proceso de educación en la rehabilitación física* |
title |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* |
spellingShingle |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* Pereira, Simone Nunes Rehabilitation Disabled Persons Health Education Reabilitação Pessoas com deficiência Educação em saúde Rehabilitación Personas con Discapacidad Educación en Salud |
title_short |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* |
title_full |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* |
title_fullStr |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* |
title_full_unstemmed |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* |
title_sort |
Vivenciando o processo de educação na reabilitação física* |
author |
Pereira, Simone Nunes |
author_facet |
Pereira, Simone Nunes Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Selleti, Jaqueline Dias do Nascimento Marin, Maria José Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Selleti, Jaqueline Dias do Nascimento Marin, Maria José Sanches |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Simone Nunes Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Selleti, Jaqueline Dias do Nascimento Marin, Maria José Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rehabilitation Disabled Persons Health Education Reabilitação Pessoas com deficiência Educação em saúde Rehabilitación Personas con Discapacidad Educación en Salud |
topic |
Rehabilitation Disabled Persons Health Education Reabilitação Pessoas com deficiência Educação em saúde Rehabilitación Personas con Discapacidad Educación en Salud |
description |
Objetivo: Interpretar e construir um modelo teórico da vivência do usuário no processo de educação no cenário da reabilitação física. Método: Pesquisa qualitativa, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, localizado no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2019, a partir de 28 entrevistas com três grupos amostrais. O processo de coleta e análise foi guiado por amostragem teórica. Resultados: Emergiram 122 códigos conceituais. Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento. Conclusão: A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0256 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975/177776 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192975/177777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e20210256 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e20210256 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e20210256 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221748744945664 |