Atuação da Enfermagem na transferência da política do tratamento diretamente observado da tuberculose
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103085 |
Resumo: | Objetivo Avaliar a prática dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na atenção à saúde auditiva infantil. Método Avaliação normativa, da estrutura e processo, com 37 enfermeiros nas Unidades de Saúde da Família, no município de Recife, Pernambuco. O instrumento de coleta de dados originou-se do modelo lógico da atenção à saúde auditiva infantil prestada pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família e da matriz de indicadores para avaliação da prática dos enfermeiros. Resultados Todos os enfermeiros identificaram os marcos do desenvolvimento auditivo, 94,5%, pelo menos, dois fatores de risco, e 21,6% realizaram atividades educativas. Conclusão A avaliação normativa foi considerada adequada apesar de haver limitações na estrutura e no processo. |
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Atuação da Enfermagem na transferência da política do tratamento diretamente observado da tuberculose Actuación enfermera en el traslado de la política del tratamiento directamente observado en la tuberculosis Nursing performance in the policy transfer of directly observed treatment of tuberculosis Objetivo Avaliar a prática dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na atenção à saúde auditiva infantil. Método Avaliação normativa, da estrutura e processo, com 37 enfermeiros nas Unidades de Saúde da Família, no município de Recife, Pernambuco. O instrumento de coleta de dados originou-se do modelo lógico da atenção à saúde auditiva infantil prestada pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família e da matriz de indicadores para avaliação da prática dos enfermeiros. Resultados Todos os enfermeiros identificaram os marcos do desenvolvimento auditivo, 94,5%, pelo menos, dois fatores de risco, e 21,6% realizaram atividades educativas. Conclusão A avaliação normativa foi considerada adequada apesar de haver limitações na estrutura e no processo.
Objetivo Analizar el traslado de política del tratamiento directamente observado en la tuberculosis bajo la perspectiva de la Enfermería. Método Estudio descriptivo, con abordaje cualitativo que tuvo como sujetos 10 enfermeras de la Estrategia Salud de la Familia del municipio de São Paulo. Las entrevistas se llevaron a cabo entre mayo y junio de 2013. Se adoptó la técnica del análisis de contenido temático y lo referencial del traslado de políticas. Resultados En la significación de dicho tratamiento, se relacionan sentidos de monitoreo disciplinar, vínculo y aproximación al marco de vida del enfermo. Operacionalmente, el enfermero, el agente comunitario de salud y el técnico de enfermería se destacan como agentes de la implantación de esa política, desarrollando acciones múltiples y acogedoras. Al enfermero se le evidencia como educador en salud, líder del equipo de salud de la familia y capaz de producir vínculo afectivo con el usuario. Conclusión Se identificó que las innovaciones propuestas al tratamiento son incipientes en el cotidiano de trabajo de los enfermeros. Objective Analyzing the policy transfer of directly observed treatment of tuberculosis from the perspective of nursing. Method This is a descriptive study with qualitative approach, which had 10 nurses of the Family Health Strategy in São Paulo as subjects. The interviews were carried out between May and June 2013, and were adopted the technique of thematic content analysis and the referential of policy transfer. Results On the signification of this treatment, are related the senses of disciplinary monitoring, the bond and approximation to the context of patients’ lives. Operationally, nurses, community health agents and nursing technicians stand out as agents of implementation of this policy, developing multiple actions of user embracement. The nurse is evidenced as an educator in health, leader in the family health team, and capable of creating emotional bond with users. Conclusion It was found that the innovations proposed in the treatment are incipient in the daily work of nurses. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10308510.1590/S0080-6234201400005000014Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 5 (2014); 874-882Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 5 (2014); 874-882Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 5 (2014); 874-8821980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103085/101391https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103085/101392http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Káren Mendes Jorge de Sá, Lenilde Duarte de Silva, Laís Mara Caetano da Palha, Pedro Fredemir 2015-09-01T19:20:14Zoai:revistas.usp.br:article/103085Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T19:20:14Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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