Variações nos parâmetros fisiológicos e comportamentais de recém-nascidos pré-termo submetidos à higienização corporal: revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103067 |
Resumo: | Objetivo Verificar o efeito do banho na temperatura corporal de recém-nascidos pré-termo (RNPT). Método Revisão sistemática realizada nas fontes eletrônicas bibliográficas BVS/Lilacs, Cumulative Index of Nursing and Allied Health (CINAHL), Cochrane Library, Google Scholar, PubMed, SCOPUS e Web of Science, utilizando a combinação de descritores, palavras-chave e termos livres. A pergunta da revisão foi ajustada ao acrônimo PICO (Paciente/população, Intervenção, Intervenção controle/comparativa, Desfecho analisado). As publicações selecionadas foram avaliadas de acordo com os níveis de evidência e graus de recomendação para estudos de eficácia/efetividade estabelecidos pelo Instituto Joanna Briggs. Resultados Foram identificadas 824 publicações e quatro estudos atenderam aos critérios de inclusão, dos quais três analisaram o efeito do banho de esponja e um o efeito do banho de imersão. Conclusão O banho de esponja mostrou queda da temperatura corporal estatisticamente significante, enquanto no banho de imersão a temperatura corporal permaneceu estável, embora tenham sido estudados RNPT tardios. |
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Variações nos parâmetros fisiológicos e comportamentais de recém-nascidos pré-termo submetidos à higienização corporal: revisão sistemática Changes in physiological and behavioral parameters of preterm infants undergoing body hygiene: a systematic review Las variaciones de los parámetros fisiológicos y de comportamiento de los recién nacidos pretérminos sometidos a baño de inmersión: una revisión sistemática Objetivo Verificar o efeito do banho na temperatura corporal de recém-nascidos pré-termo (RNPT). Método Revisão sistemática realizada nas fontes eletrônicas bibliográficas BVS/Lilacs, Cumulative Index of Nursing and Allied Health (CINAHL), Cochrane Library, Google Scholar, PubMed, SCOPUS e Web of Science, utilizando a combinação de descritores, palavras-chave e termos livres. A pergunta da revisão foi ajustada ao acrônimo PICO (Paciente/população, Intervenção, Intervenção controle/comparativa, Desfecho analisado). As publicações selecionadas foram avaliadas de acordo com os níveis de evidência e graus de recomendação para estudos de eficácia/efetividade estabelecidos pelo Instituto Joanna Briggs. Resultados Foram identificadas 824 publicações e quatro estudos atenderam aos critérios de inclusão, dos quais três analisaram o efeito do banho de esponja e um o efeito do banho de imersão. Conclusão O banho de esponja mostrou queda da temperatura corporal estatisticamente significante, enquanto no banho de imersão a temperatura corporal permaneceu estável, embora tenham sido estudados RNPT tardios. Objetivo Determinar el efecto del baño en la temperatura corporal del recién nacido prematuro. Método Revisión sistemática realizada en las fuentes bibliográficas electrónicas BVS, CINAHL, Cochrane Library, Google Scholar, PubMed, Scopus y Web of Science. Las búsquedas fueron realizadas mediante combinación de descriptores, palabras clave y términos libres y se ajustó la cuestión de la revisión a la estrategia PICO. Las publicaciones seleccionadas se evaluaron de acuerdo con los niveles de evidencia y grados de recomendación para los estudios de eficacia/efetividad establecidos por el Instituto Joanna Briggs. Resultados Se identificaron 824 publicaciones y cuatro atendieron a los criterios de inclusión, de los cuales, tres analizaron el efecto del baño de esponja y uno el efecto del baño de inmersión. Conclusión El baño de esponja mostró una disminución estadísticamente significativa en la temperatura corporal, en cuanto que el baño de inmersión, la temperatura corporal se mantuvo estable, aunque el estudio haya sido realizado con recién nacidos prematuros tardíos.
Objective To verify the effect of bathing on the body temperature of preterm infants (PTI). Method Systematic review conducted in the following bibliographic electronic sources: Biblioteca Virtual em Saúde/Lilacs (BVS), Cumulated Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane Library, Google Scholar, PubMed, SCOPUS and Web of Science, using a combination of search terms, keywords and free terms. The review question was adjusted to the PICO acronym (Patient/population, Intervention, Control/comparative intervention, Outcome). The selected publications were evaluated according to levels of evidence and grades of recommendation for efficacy/effectiveness studies, as established by the Joanna Briggs Institute. Results Eight hundred and twenty four (824) publications were identified and four studies met the inclusion criteria, of which three analyzed the effect of sponge baths and the effect of immersion baths. Conclusion Sponge baths showed a statistically significant drop in body temperature, while in immersion baths the body temperature remained stable, although they studied late preterm infants. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10306710.1590/S0080-623420140000600025Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial; 178-183Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Número Especial; 178-183Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Número Especial; 178-1831980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103067/101358https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103067/101359http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Patrícia de Marques, Silvia Rezende Alves, Taisy Bezerra Takahashi, Juliana Kimura, Amélia Fumiko 2015-09-01T19:13:19Zoai:revistas.usp.br:article/103067Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T19:13:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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