Bundle de Cateter Venoso Central: conhecimento e comportamento de profissionais em Unidades de Terapia Intensiva adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila Adriana Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Fernanda Lopes, Costa, Anna Caroline Leite, Corrêa, Allana dos Reis, Kusahara, Denise Miyuki, Manzo, Bruna Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182518
Resumo: Objetivo Avaliar conhecimento e comportamento dos profissionais de Unidades de Terapia Intensiva quanto às ações recomendadas no bundle de prevenção de infecção de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central. Método Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em três Unidades de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado face-a-face com profissionais de saúde. Utilizou-se o software R 3.3.1 para análise dos dados. Resultados Participaram 292 profissionais. Quanto ao conhecimento, o item higienização das mãos apresentou maior nível tanto no momento da inserção (92,46%) como na manutenção (97,27%). O uso do degermante clorexidina, seguido por alcoólico (47,94%) e datar hub ou conectores (19,87%) foram os itens de menor conhecimento. Quanto ao comportamento, os profissionais relataram: sempre usar a paramentação correta para inserção do cateter (84,25%), nunca esperar a secagem do antisséptico antes de inserir o cateter (25,34%) e nunca realizar limpeza do hub ou conectores com álcool 70% (23,86%). Conclusão Os resultados demonstram que o conhecimento e comportamento dos profissionais em relação ao bundle de cateter venoso central apresentam fragilidades, revelando a importância de incentivar programas de capacitação nesta área do conhecimento.
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Método Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em três Unidades de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado face-a-face com profissionais de saúde. Utilizou-se o software R 3.3.1 para análise dos dados. Resultados Participaram 292 profissionais. Quanto ao conhecimento, o item higienização das mãos apresentou maior nível tanto no momento da inserção (92,46%) como na manutenção (97,27%). O uso do degermante clorexidina, seguido por alcoólico (47,94%) e datar hub ou conectores (19,87%) foram os itens de menor conhecimento. Quanto ao comportamento, os profissionais relataram: sempre usar a paramentação correta para inserção do cateter (84,25%), nunca esperar a secagem do antisséptico antes de inserir o cateter (25,34%) e nunca realizar limpeza do hub ou conectores com álcool 70% (23,86%). Conclusão Os resultados demonstram que o conhecimento e comportamento dos profissionais em relação ao bundle de cateter venoso central apresentam fragilidades, revelando a importância de incentivar programas de capacitação nesta área do conhecimento.Objetivo Evaluar el conocimiento y el comportamiento de los profesionales de la Unidad de Cuidados Intensivos en relación con las acciones recomendadas en el bundle de prevención de la infección del torrente sanguíneo relacionada con el catéter venoso central. Método Estudio descriptivo transversal, con enfoque cuantitativo, realizado en tres Unidades de Cuidados Intensivos. Los datos se reunieron mediante un cuestionario presencial aplicado a profesionales de la salud. Se utilizó el software R 3.3.1 para el análisis de los datos. Resultados Participaron 292 profesionales. En cuanto al conocimiento, el tema de la higiene de las manos presentó un nivel más alto tanto en el momento de la inserción (92,46%) como en el mantenimiento (97,27%). El uso del antiséptico clorhexidina, seguido por el alcohol (47,94%) y la datación de hub o conectores (19,87%) fueron los elementos de menor conocimiento. En cuanto a la conducta, los profesionales informaron: siempre usar la vestimenta correcta para la inserción del catéter (84,25%), nunca esperar a que el antiséptico se seque antes de insertar el catéter (25,34%) y nunca limpiar el hub o los conectores con alcohol al 70% (23,86%). Conclusión Los resultados muestran que el conocimiento y el comportamiento de los profesionales en relación con el bundle sobre el catéter venoso central presentan debilidades, lo que revela la importancia de fomentar programas de formación en esta área de conocimiento.Objective To evaluate knowledge and behavior of professionals in Intensive Care Units regarding the actions recommended in the bundle on preventing central venous catheter-related bloodstream infection. Method Cross-sectional descriptive quantitative study, conducted in three Intensive Care Units. The data were collected through a face-to-face questionnaire applied to health professionals. The software R 3.3.1 was used for data analysis. Results Two-hundred and ninety-two professionals participated. Regarding knowledge, the hand hygiene item presented a higher level both for the insertion (92.46%) and maintenance (97.27%) moments. Usage of chlorhexidine as an antiseptic, followed by alcohol (47.94%) and providing a date for hub or connectors (19.87%) were the least known items. As for behavior, the professionals reported: using always the correct attire for catheter insertion (84.25%), never waiting for the antiseptic to dry before catheter insertion (25.34%) and never cleaning hub or connectors with 70% alcohol (23.86%). Conclusion Results show that the professionals’ knowledge and behavior regarding the central venous catheter bundle present deficiencies, revealing the importance of promoting training programs for this knowledge domain.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18251810.1590/s1980-220x2019011203629 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03629Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03629Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e036291980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182518/169381https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182518/169380https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Camila Adriana Barbosa Araújo, Fernanda Lopes Costa, Anna Caroline Leite Corrêa, Allana dos Reis Kusahara, Denise Miyuki Manzo, Bruna Figueiredo 2021-02-25T17:35:40Zoai:revistas.usp.br:article/182518Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-25T17:35:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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