Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Peres, Heloisa Helena Ciqueto, Lima, Antônio Fernandes Costa, Alavarce, Débora Cristina, Prata, Ana Paula, Santos, Margarida Reis, Aroldi, Juscilynne Barros da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667
Resumo: Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem.
id USP-24_38a6902b6fb1c447d7e7c05cdedd5bdc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/112667
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal Development of an online nursing management course: successful experience between Brazil and Portugal Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem. Objective To describe the experience of planning and developing online refresher courses in nursing management for nurses in the contexts of Brazil and Portugal. Method The instructional design was based on meaningful learning theory, andragogy, and dialectical methodology, so it valued interaction between the actors, emphasizing the scenarios of practice and applying the concepts covered. The course structure is divided into nine theoretical units, four case studies, and an essay exam. Results The course was positively evaluated by the participants, who reported opportunities for acquisition of new knowledge, interaction and exchange of experiences, motivation to study the topics, and self-learning. Conclusion It is expected that description of this experience will stimulate proposals for new courses and programs in distance education modalities, improving the processes of teaching and learning so as to give support to future analyses of their impact on the development and enhancement of management skills in nursing. Objetivo Describir la experiencia en la planificación y desarrollo de un Curso de Actualización Online de Gestión de Enfermería para las enfermeras en los contextos Brasil y Portugal. Método el diseño de instrucción del Curso está basado en la Teoría del Aprendizaje Significativo, en la Andragogía y la Metodología Dialéctica, valorando la interacción entre los actores y privilejiando los escenarios de práctica y la aplicación de los conceptos tratados. Resultados El curso se estructura en nueve unidades teóricas, cuatro estudios de casos y prueba disertativa. Fue evaluado positivamente por los participantes, que informaron de la posibilidad de adquirir nuevos conocimientos; la interacción y el intercambio de experiencias; la motivación para el estudio de los temas y el autoaprendizaje. Conclusión Se espera que la experiencia descrita estimule la proposición de nuevos cursos y programas en la modalidad de Educación a Distancia, mejorando los procesos de enseñanza y aprendizaje para subsidiar los futuros análisis de su impacto en el desarrollo y mejora de las capacidades de gestión en enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11266710.1590/S0080-623420150000800023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 (2015): Número Especial 2; 162-167Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Special Number 2; 162-167Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Numero Especial 2; 162-1671980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110572https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110573http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTronchin, Daisy Maria RizattoPeres, Heloisa Helena CiquetoLima, Antônio Fernandes CostaAlavarce, Débora CristinaPrata, Ana PaulaSantos, Margarida ReisAroldi, Juscilynne Barros da Costa2016-03-22T11:16:29Zoai:revistas.usp.br:article/112667Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-22T11:16:29Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal
Development of an online nursing management course: successful experience between Brazil and Portugal
title Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
spellingShingle Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
title_short Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
title_full Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
title_fullStr Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
title_full_unstemmed Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
title_sort Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
author Tronchin, Daisy Maria Rizatto
author_facet Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Lima, Antônio Fernandes Costa
Alavarce, Débora Cristina
Prata, Ana Paula
Santos, Margarida Reis
Aroldi, Juscilynne Barros da Costa
author_role author
author2 Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Lima, Antônio Fernandes Costa
Alavarce, Débora Cristina
Prata, Ana Paula
Santos, Margarida Reis
Aroldi, Juscilynne Barros da Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Lima, Antônio Fernandes Costa
Alavarce, Débora Cristina
Prata, Ana Paula
Santos, Margarida Reis
Aroldi, Juscilynne Barros da Costa
description Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667
10.1590/S0080-623420150000800023
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420150000800023
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110572
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110573
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 (2015): Número Especial 2; 162-167
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Special Number 2; 162-167
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Numero Especial 2; 162-167
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221739066589184