Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667 |
Resumo: | Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem. |
id |
USP-24_38a6902b6fb1c447d7e7c05cdedd5bdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/112667 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal Development of an online nursing management course: successful experience between Brazil and Portugal Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem. Objective To describe the experience of planning and developing online refresher courses in nursing management for nurses in the contexts of Brazil and Portugal. Method The instructional design was based on meaningful learning theory, andragogy, and dialectical methodology, so it valued interaction between the actors, emphasizing the scenarios of practice and applying the concepts covered. The course structure is divided into nine theoretical units, four case studies, and an essay exam. Results The course was positively evaluated by the participants, who reported opportunities for acquisition of new knowledge, interaction and exchange of experiences, motivation to study the topics, and self-learning. Conclusion It is expected that description of this experience will stimulate proposals for new courses and programs in distance education modalities, improving the processes of teaching and learning so as to give support to future analyses of their impact on the development and enhancement of management skills in nursing. Objetivo Describir la experiencia en la planificación y desarrollo de un Curso de Actualización Online de Gestión de Enfermería para las enfermeras en los contextos Brasil y Portugal. Método el diseño de instrucción del Curso está basado en la Teoría del Aprendizaje Significativo, en la Andragogía y la Metodología Dialéctica, valorando la interacción entre los actores y privilejiando los escenarios de práctica y la aplicación de los conceptos tratados. Resultados El curso se estructura en nueve unidades teóricas, cuatro estudios de casos y prueba disertativa. Fue evaluado positivamente por los participantes, que informaron de la posibilidad de adquirir nuevos conocimientos; la interacción y el intercambio de experiencias; la motivación para el estudio de los temas y el autoaprendizaje. Conclusión Se espera que la experiencia descrita estimule la proposición de nuevos cursos y programas en la modalidad de Educación a Distancia, mejorando los procesos de enseñanza y aprendizaje para subsidiar los futuros análisis de su impacto en el desarrollo y mejora de las capacidades de gestión en enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/11266710.1590/S0080-623420150000800023Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 (2015): Número Especial 2; 162-167Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Special Number 2; 162-167Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Numero Especial 2; 162-1671980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110572https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110573http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTronchin, Daisy Maria RizattoPeres, Heloisa Helena CiquetoLima, Antônio Fernandes CostaAlavarce, Débora CristinaPrata, Ana PaulaSantos, Margarida ReisAroldi, Juscilynne Barros da Costa2016-03-22T11:16:29Zoai:revistas.usp.br:article/112667Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-22T11:16:29Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal Development of an online nursing management course: successful experience between Brazil and Portugal |
title |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal |
spellingShingle |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal Tronchin, Daisy Maria Rizatto |
title_short |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal |
title_full |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal |
title_fullStr |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal |
title_full_unstemmed |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal |
title_sort |
Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal |
author |
Tronchin, Daisy Maria Rizatto |
author_facet |
Tronchin, Daisy Maria Rizatto Peres, Heloisa Helena Ciqueto Lima, Antônio Fernandes Costa Alavarce, Débora Cristina Prata, Ana Paula Santos, Margarida Reis Aroldi, Juscilynne Barros da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto Lima, Antônio Fernandes Costa Alavarce, Débora Cristina Prata, Ana Paula Santos, Margarida Reis Aroldi, Juscilynne Barros da Costa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tronchin, Daisy Maria Rizatto Peres, Heloisa Helena Ciqueto Lima, Antônio Fernandes Costa Alavarce, Débora Cristina Prata, Ana Paula Santos, Margarida Reis Aroldi, Juscilynne Barros da Costa |
description |
Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667 10.1590/S0080-623420150000800023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-623420150000800023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110572 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/112667/110573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 (2015): Número Especial 2; 162-167 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Special Number 2; 162-167 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 (2015): Numero Especial 2; 162-167 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221739066589184 |