A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Regina Aparecida Garcia de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Azevedo,Eliete Farias, Nascimento,Lucila Castanheira, Rocha,Semiramis Melani Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100024
Resumo: A hospitalização pode ser uma experiência traumática para as crianças e seus familiares. O objetivo deste estudo foi explorar a experiência da utilização da arte do teatro clown no cuidado as crianças hospitalizadas, a partir de uma atividade desenvolvida por alunos de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram obtidos mediante observação de 20 crianças e 11 alunos, personagens do teatro clown em interação na clínica pediátrica de um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os dados empíricos foram analisados segundo a análise temática de conteúdo, os quais foram agrupados ao redor dos seguintes temas: expressões artísticas como forma de comunicação, participação do binômio criança e acompanhante e o clown como recurso terapêutico. Os resultados indicaram que esta experiência constituiu-se em uma intervenção concreta que valoriza o processo de desenvolvimento infantil, pois abre espaço para a fantasia, o riso, a alegria e a apropriação do cotidiano hospitalar; é um exemplo de ampliação do processo diagnóstico e terapêutico com a incorporação de intervenções que privilegiem as necessidades afetivas, emocionais e culturais da criança e sua família, na busca do cuidado atraumático.
id USP-24_3f186271918664c3522c830630a5b39b
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000100024
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadasCriança hospitalizadaJogos e brinquedosEnfermagem pediátricaA hospitalização pode ser uma experiência traumática para as crianças e seus familiares. O objetivo deste estudo foi explorar a experiência da utilização da arte do teatro clown no cuidado as crianças hospitalizadas, a partir de uma atividade desenvolvida por alunos de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram obtidos mediante observação de 20 crianças e 11 alunos, personagens do teatro clown em interação na clínica pediátrica de um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os dados empíricos foram analisados segundo a análise temática de conteúdo, os quais foram agrupados ao redor dos seguintes temas: expressões artísticas como forma de comunicação, participação do binômio criança e acompanhante e o clown como recurso terapêutico. Os resultados indicaram que esta experiência constituiu-se em uma intervenção concreta que valoriza o processo de desenvolvimento infantil, pois abre espaço para a fantasia, o riso, a alegria e a apropriação do cotidiano hospitalar; é um exemplo de ampliação do processo diagnóstico e terapêutico com a incorporação de intervenções que privilegiem as necessidades afetivas, emocionais e culturais da criança e sua família, na busca do cuidado atraumático.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100024Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000100024info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Regina Aparecida Garcia deAzevedo,Eliete FariasNascimento,Lucila CastanheiraRocha,Semiramis Melani Melopor2009-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000100024Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-04-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
title A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
spellingShingle A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
Lima,Regina Aparecida Garcia de
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
title_short A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
title_full A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
title_fullStr A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
title_full_unstemmed A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
title_sort A arte do teatro Clown no cuidado às crianças hospitalizadas
author Lima,Regina Aparecida Garcia de
author_facet Lima,Regina Aparecida Garcia de
Azevedo,Eliete Farias
Nascimento,Lucila Castanheira
Rocha,Semiramis Melani Melo
author_role author
author2 Azevedo,Eliete Farias
Nascimento,Lucila Castanheira
Rocha,Semiramis Melani Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Regina Aparecida Garcia de
Azevedo,Eliete Farias
Nascimento,Lucila Castanheira
Rocha,Semiramis Melani Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
topic Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
description A hospitalização pode ser uma experiência traumática para as crianças e seus familiares. O objetivo deste estudo foi explorar a experiência da utilização da arte do teatro clown no cuidado as crianças hospitalizadas, a partir de uma atividade desenvolvida por alunos de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram obtidos mediante observação de 20 crianças e 11 alunos, personagens do teatro clown em interação na clínica pediátrica de um hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Os dados empíricos foram analisados segundo a análise temática de conteúdo, os quais foram agrupados ao redor dos seguintes temas: expressões artísticas como forma de comunicação, participação do binômio criança e acompanhante e o clown como recurso terapêutico. Os resultados indicaram que esta experiência constituiu-se em uma intervenção concreta que valoriza o processo de desenvolvimento infantil, pois abre espaço para a fantasia, o riso, a alegria e a apropriação do cotidiano hospitalar; é um exemplo de ampliação do processo diagnóstico e terapêutico com a incorporação de intervenções que privilegiem as necessidades afetivas, emocionais e culturais da criança e sua família, na busca do cuidado atraumático.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000100024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532847230976