Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natállia Rodrigues Araújo da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pádua, Gabriela Cristina Cantisani, Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi, Guilhem, Dirce Bellezi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688
Resumo: Objetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico.
id USP-24_401ddfe8da189b59f35d144ba06bc660
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182688
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorioScientific integrity among nursing students participating in the Scientific Initiation Program: An exploratory studyIntegridade científica entre alunos de enfermagem que participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo exploratórioStudents, NursingMoralsEthical ReviewEthics, ResearchScientific MisconductEstudantes de EnfermagemPrincípios MoraisRevisão ÉticaÉtica em PesquisaMá Conduta CientíficaEstudiantes De EnfermeríaPrincipios MoralesRevisión ÉticaÉtica En InvestigaciónMala Conducta CientíficaObjetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico.Objetivo: Conocer planteamientos y prácticas adoptados por alumnos de enfermería incluidos en programas de iniciación científica acerca de los principios de integridad científica en las distintas etapas del proceso de hacer ciencia. Método: Estudio exploratorio, de naturaleza cuantitativa, en que fueron entrevistados estudiantes de enfermería del Distrito Federal, participantes en el Programa de Iniciación Científica. Resultados: Participaron en el estudio 50 estudiantes de enfermería. La mayoría de los entrevistados presentaron buenas nociones acerca del proceso de conducción de la investigación, en sus distintas etapas. Pese a ello, se verificó que, aun teniendo familiaridad con buenas prácticas científicas, no siempre los estudiantes se portaban de modo más responsable. Se observó que los conocimientos acerca de los temas relacionados con la etnicidad del proceso científico fueron obtenidos predominantemente mediante enseñanza formal, constituida de clases y asignaturas. Sin embargo, se reconoce la importancia de espacios complementarios, como la investigación y los grupos de investigación. Conclusión: Las experiencias en investigación son importantes espacios educativos y de formación profesional para los estudiantes. Por lo que las buenas prácticas en investigación necesitan incluirse precozmente en el currículo académico.Objective: To know the positions and practices adopted by nursing students in scientific initiation programs about the principles of scientific integrity in the different stages of the process of doing science. Method: An exploratory study of a quantitative nature, in which nursing student participants of the Scientific Initiation Program from the Federal District were interviewed. Results: Fifty (50) nursing students participated in the study. Most of the interviewed participants presented good notions about the process of conducting research in its different stages. Nevertheless, it was found that even though they were familiar with good scientific practices, students did not always behave in the most responsible manner. It was observed that the knowledge on topics related to the ethics of the scientific process was predominantly obtained through formal education, consisting of classes and courses. Nonetheless, the importance of complementary spaces such as research and research groups is recognized. Conclusion: Research experiences are important educational and vocational training spaces for students. Therefore, good research practices need to be included early in the academic curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18268810.1590/s1980-220x2018047703548 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03548Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03548Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e035481980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169536https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169535https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natállia Rodrigues Araújo da Pádua, Gabriela Cristina Cantisani Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Guilhem, Dirce Bellezi 2021-03-02T06:25:10Zoai:revistas.usp.br:article/182688Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-03-02T06:25:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
Scientific integrity among nursing students participating in the Scientific Initiation Program: An exploratory study
Integridade científica entre alunos de enfermagem que participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo exploratório
title Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
spellingShingle Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
Silva, Natállia Rodrigues Araújo da
Students, Nursing
Morals
Ethical Review
Ethics, Research
Scientific Misconduct
Estudantes de Enfermagem
Princípios Morais
Revisão Ética
Ética em Pesquisa
Má Conduta Científica
Estudiantes De Enfermería
Principios Morales
Revisión Ética
Ética En Investigación
Mala Conducta Científica
title_short Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
title_full Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
title_fullStr Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
title_full_unstemmed Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
title_sort Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
author Silva, Natállia Rodrigues Araújo da
author_facet Silva, Natállia Rodrigues Araújo da
Pádua, Gabriela Cristina Cantisani
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Guilhem, Dirce Bellezi
author_role author
author2 Pádua, Gabriela Cristina Cantisani
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Guilhem, Dirce Bellezi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natállia Rodrigues Araújo da
Pádua, Gabriela Cristina Cantisani
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Guilhem, Dirce Bellezi
dc.subject.por.fl_str_mv Students, Nursing
Morals
Ethical Review
Ethics, Research
Scientific Misconduct
Estudantes de Enfermagem
Princípios Morais
Revisão Ética
Ética em Pesquisa
Má Conduta Científica
Estudiantes De Enfermería
Principios Morales
Revisión Ética
Ética En Investigación
Mala Conducta Científica
topic Students, Nursing
Morals
Ethical Review
Ethics, Research
Scientific Misconduct
Estudantes de Enfermagem
Princípios Morais
Revisão Ética
Ética em Pesquisa
Má Conduta Científica
Estudiantes De Enfermería
Principios Morales
Revisión Ética
Ética En Investigación
Mala Conducta Científica
description Objetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688
10.1590/s1980-220x2018047703548
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688
identifier_str_mv 10.1590/s1980-220x2018047703548
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169536
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169535
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03548
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03548
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03548
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1824325205835644928