Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico. |
id |
USP-24_401ddfe8da189b59f35d144ba06bc660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182688 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorioScientific integrity among nursing students participating in the Scientific Initiation Program: An exploratory studyIntegridade científica entre alunos de enfermagem que participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo exploratórioStudents, NursingMoralsEthical ReviewEthics, ResearchScientific MisconductEstudantes de EnfermagemPrincípios MoraisRevisão ÉticaÉtica em PesquisaMá Conduta CientíficaEstudiantes De EnfermeríaPrincipios MoralesRevisión ÉticaÉtica En InvestigaciónMala Conducta CientíficaObjetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico.Objetivo: Conocer planteamientos y prácticas adoptados por alumnos de enfermería incluidos en programas de iniciación científica acerca de los principios de integridad científica en las distintas etapas del proceso de hacer ciencia. Método: Estudio exploratorio, de naturaleza cuantitativa, en que fueron entrevistados estudiantes de enfermería del Distrito Federal, participantes en el Programa de Iniciación Científica. Resultados: Participaron en el estudio 50 estudiantes de enfermería. La mayoría de los entrevistados presentaron buenas nociones acerca del proceso de conducción de la investigación, en sus distintas etapas. Pese a ello, se verificó que, aun teniendo familiaridad con buenas prácticas científicas, no siempre los estudiantes se portaban de modo más responsable. Se observó que los conocimientos acerca de los temas relacionados con la etnicidad del proceso científico fueron obtenidos predominantemente mediante enseñanza formal, constituida de clases y asignaturas. Sin embargo, se reconoce la importancia de espacios complementarios, como la investigación y los grupos de investigación. Conclusión: Las experiencias en investigación son importantes espacios educativos y de formación profesional para los estudiantes. Por lo que las buenas prácticas en investigación necesitan incluirse precozmente en el currículo académico.Objective: To know the positions and practices adopted by nursing students in scientific initiation programs about the principles of scientific integrity in the different stages of the process of doing science. Method: An exploratory study of a quantitative nature, in which nursing student participants of the Scientific Initiation Program from the Federal District were interviewed. Results: Fifty (50) nursing students participated in the study. Most of the interviewed participants presented good notions about the process of conducting research in its different stages. Nevertheless, it was found that even though they were familiar with good scientific practices, students did not always behave in the most responsible manner. It was observed that the knowledge on topics related to the ethics of the scientific process was predominantly obtained through formal education, consisting of classes and courses. Nonetheless, the importance of complementary spaces such as research and research groups is recognized. Conclusion: Research experiences are important educational and vocational training spaces for students. Therefore, good research practices need to be included early in the academic curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18268810.1590/s1980-220x2018047703548 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03548Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03548Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e035481980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169536https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169535https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natállia Rodrigues Araújo da Pádua, Gabriela Cristina Cantisani Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Guilhem, Dirce Bellezi 2021-03-02T06:25:10Zoai:revistas.usp.br:article/182688Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-03-02T06:25:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio Scientific integrity among nursing students participating in the Scientific Initiation Program: An exploratory study Integridade científica entre alunos de enfermagem que participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo exploratório |
title |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio |
spellingShingle |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio Silva, Natállia Rodrigues Araújo da Students, Nursing Morals Ethical Review Ethics, Research Scientific Misconduct Estudantes de Enfermagem Princípios Morais Revisão Ética Ética em Pesquisa Má Conduta Científica Estudiantes De Enfermería Principios Morales Revisión Ética Ética En Investigación Mala Conducta Científica |
title_short |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio |
title_full |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio |
title_fullStr |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio |
title_full_unstemmed |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio |
title_sort |
Integridad científica entre alumnos de enfermería que participan en el Programa de Iniciación Científica: Estudio exploratorio |
author |
Silva, Natállia Rodrigues Araújo da |
author_facet |
Silva, Natállia Rodrigues Araújo da Pádua, Gabriela Cristina Cantisani Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Guilhem, Dirce Bellezi |
author_role |
author |
author2 |
Pádua, Gabriela Cristina Cantisani Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Guilhem, Dirce Bellezi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natállia Rodrigues Araújo da Pádua, Gabriela Cristina Cantisani Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Guilhem, Dirce Bellezi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Students, Nursing Morals Ethical Review Ethics, Research Scientific Misconduct Estudantes de Enfermagem Princípios Morais Revisão Ética Ética em Pesquisa Má Conduta Científica Estudiantes De Enfermería Principios Morales Revisión Ética Ética En Investigación Mala Conducta Científica |
topic |
Students, Nursing Morals Ethical Review Ethics, Research Scientific Misconduct Estudantes de Enfermagem Princípios Morais Revisão Ética Ética em Pesquisa Má Conduta Científica Estudiantes De Enfermería Principios Morales Revisión Ética Ética En Investigación Mala Conducta Científica |
description |
Objetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688 10.1590/s1980-220x2018047703548 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2018047703548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169536 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182688/169535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03548 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03548 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03548 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1824325205835644928 |