Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Lucila Castanheira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral,Mariana Junco, Sparapani,Valéria de Cássia, Fonseca,Luciana Mara Monti, Nunes,Michelle Darezzo Rodrigues, Dupas,Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300031
Resumo: O estudo objetivou identificar as evidências disponíveis, na literatura, que abordem, na perspectiva de crianças, os fatores relevantes para o adequado manejo do diabetes mellitus tipo 1. Realizou-se uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, CUIDEN e PsycINFO, com as palavras-chave diabetes mellitus tipo 1, criança, prevenção e controle, fatores desencadeantes, emergências, autocuidado, aprendizagem e educação em saúde, no período de 1998 a 2008. Dos artigos levantados, selecionaram-se 19, e sua análise permitiu a identificação das categorias: vivendo com o diabetes; autocuidado e perfil glicêmico; atuação da família, amigos e profissionais de saúde; e escola. As evidências apontam que a criança aprecia o apoio recebido por seus familiares os quais têm relação direta com o preparo para o autocuidado. Outros membros externos à sua rede também são valorizados. A escola é um espaço que merece atenção, bem como a experiência particular de cada criança e a educação em saúde.
id USP-24_418cb576b8f3029032f05918d6d3bfcc
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000300031
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de criançasDiabetes mellitus tipo 1CriançaEnfermagem pediátricaAutocuidadoEducação em saúdeO estudo objetivou identificar as evidências disponíveis, na literatura, que abordem, na perspectiva de crianças, os fatores relevantes para o adequado manejo do diabetes mellitus tipo 1. Realizou-se uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, CUIDEN e PsycINFO, com as palavras-chave diabetes mellitus tipo 1, criança, prevenção e controle, fatores desencadeantes, emergências, autocuidado, aprendizagem e educação em saúde, no período de 1998 a 2008. Dos artigos levantados, selecionaram-se 19, e sua análise permitiu a identificação das categorias: vivendo com o diabetes; autocuidado e perfil glicêmico; atuação da família, amigos e profissionais de saúde; e escola. As evidências apontam que a criança aprecia o apoio recebido por seus familiares os quais têm relação direta com o preparo para o autocuidado. Outros membros externos à sua rede também são valorizados. A escola é um espaço que merece atenção, bem como a experiência particular de cada criança e a educação em saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300031Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000300031info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Lucila CastanheiraAmaral,Mariana JuncoSparapani,Valéria de CássiaFonseca,Luciana Mara MontiNunes,Michelle Darezzo RodriguesDupas,Gisellepor2011-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000300031Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-06-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
title Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
spellingShingle Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
Nascimento,Lucila Castanheira
Diabetes mellitus tipo 1
Criança
Enfermagem pediátrica
Autocuidado
Educação em saúde
title_short Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
title_full Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
title_fullStr Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
title_full_unstemmed Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
title_sort Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
author Nascimento,Lucila Castanheira
author_facet Nascimento,Lucila Castanheira
Amaral,Mariana Junco
Sparapani,Valéria de Cássia
Fonseca,Luciana Mara Monti
Nunes,Michelle Darezzo Rodrigues
Dupas,Giselle
author_role author
author2 Amaral,Mariana Junco
Sparapani,Valéria de Cássia
Fonseca,Luciana Mara Monti
Nunes,Michelle Darezzo Rodrigues
Dupas,Giselle
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Lucila Castanheira
Amaral,Mariana Junco
Sparapani,Valéria de Cássia
Fonseca,Luciana Mara Monti
Nunes,Michelle Darezzo Rodrigues
Dupas,Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes mellitus tipo 1
Criança
Enfermagem pediátrica
Autocuidado
Educação em saúde
topic Diabetes mellitus tipo 1
Criança
Enfermagem pediátrica
Autocuidado
Educação em saúde
description O estudo objetivou identificar as evidências disponíveis, na literatura, que abordem, na perspectiva de crianças, os fatores relevantes para o adequado manejo do diabetes mellitus tipo 1. Realizou-se uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, CUIDEN e PsycINFO, com as palavras-chave diabetes mellitus tipo 1, criança, prevenção e controle, fatores desencadeantes, emergências, autocuidado, aprendizagem e educação em saúde, no período de 1998 a 2008. Dos artigos levantados, selecionaram-se 19, e sua análise permitiu a identificação das categorias: vivendo com o diabetes; autocuidado e perfil glicêmico; atuação da família, amigos e profissionais de saúde; e escola. As evidências apontam que a criança aprecia o apoio recebido por seus familiares os quais têm relação direta com o preparo para o autocuidado. Outros membros externos à sua rede também são valorizados. A escola é um espaço que merece atenção, bem como a experiência particular de cada criança e a educação em saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300031
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000300031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000300031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.3 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534490349568