Affective bipolar disorder and ambivalence in relation to the drug treatment: analyzing the causal conditions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miasso, Adriana Inocenti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli, Pedrão, Luiz Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40719
Resumo: Este estudo buscou compreender as condições causais da ambivalência da pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB) em relação ao seguimento da terapêutica medicamentosa. Foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram do estudo 14 pessoas com TAB que estavam em acompanhamento em um Ambulatório de Transtornos do Humor de um hospital universitário e 14 familiares indicados pelas mesmas. A entrevista e observação foram as principais formas de obtenção de dados. Os resultados revelaram três categorias que descrevem as referidas condições causais: vivendo as crises do transtorno; tendo necessidade do medicamento e convivendo com os efeitos colaterais dos medicamentos. Este estudo aponta para necessidade de mudança de atitude dos profissionais de saúde de culpabilizar o paciente pela interrupção do tratamento para aquela de escuta, de valorização do seu universo simbólico e afetivo bem como de parceria no tratamento.
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spelling Affective bipolar disorder and ambivalence in relation to the drug treatment: analyzing the causal conditionsTranstorno afectivo bipolar y la ambivalencia en relación a la terapia medicamentosa: analizando las condiciones causalesTranstorno afetivo bipolar e a ambivalência em relação à terapia medicamentosa: analisando as condições causaisTrastorno bipolarEsquema de medicaciónTerapéuticaFamiliaTranstorno bipolarEsquema de medicaçãoTerapêuticaFamíliaBipolar disorderDrug administration scheduleTherapeuticsFamilyEste estudo buscou compreender as condições causais da ambivalência da pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB) em relação ao seguimento da terapêutica medicamentosa. Foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram do estudo 14 pessoas com TAB que estavam em acompanhamento em um Ambulatório de Transtornos do Humor de um hospital universitário e 14 familiares indicados pelas mesmas. A entrevista e observação foram as principais formas de obtenção de dados. Os resultados revelaram três categorias que descrevem as referidas condições causais: vivendo as crises do transtorno; tendo necessidade do medicamento e convivendo com os efeitos colaterais dos medicamentos. Este estudo aponta para necessidade de mudança de atitude dos profissionais de saúde de culpabilizar o paciente pela interrupção do tratamento para aquela de escuta, de valorização do seu universo simbólico e afetivo bem como de parceria no tratamento.Estudio que buscó comprender las condiciones causales de ambivalencia de persona con transtorno afectivo bipolar (TAB) relacionadas al seguimiento de terapéutica medicamentosa. Utilizó abordaje cualitativa, con referencial metodológico de Teoría Fundamentada en los Datos, a la luz del Internacionalismo Simbólico. Participaron del estudio 14 personas con TAB en seguimiento en un Ambulatorio de Transtornos de Humor de un hospital universitario y 14 familiares según su indicación. Entrevista y observaciones fueron las principales fuentes de recolección de datos. Los resultados revelaron tres categorías que describen las referidas condiciones causales: viviendo las crisis del transtorno, teniendo la necesidad del medicamento y conviviendo con los efectos colaterales del medicamento. Este estudio resalta la necesidad de cambio de actitud de los profesionales de salud de culpar al paciente por la interrupción del tratamiento por la de escucha, de valorización de su universo simbólico y afectivo, así como de asociación en el tratamiento.This study was performed with an aim to understand the conditions causing the ambivalence of the person with bipolar affective disorder (BAD) regarding following the drug treatment. A qualitative approach was used, with the Grounded Theory as the methodology framework, under the light of Symbolic Interactionism. Participants were 14 individuals with BAD who were being followed at an Outpatient Clinic for Mood Disorders of a university hospital and 14 relatives they indicated. Interviews and observation were the main forms of obtaining data. Results revealed three categories that described the referred causal conditions: experiencing the crises of the disorder; needing the drug; and living with the side effects of the drugs. It was found that there is a need to change the attitude of some health professionals from blaming the patient for interrupting the treatment to one of listening, valuing their symbolic and affective universe as well as the partnership in the treatment.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4071910.1590/S0080-62342011000200019Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 2 (2011); 433-441Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 2 (2011); 433-441Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 2 (2011); 433-4411980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40719/44001https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40719/44002http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiasso, Adriana InocentiCassiani, Silvia Helena De BortoliPedrão, Luiz Jorge2012-08-30T14:18:59Zoai:revistas.usp.br:article/40719Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:18:59Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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