Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Nelly Martins Ferreira
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34915
Resumo: Este artigo refere-se ao problema específico do planejamento de programas de Promoção de Saúde e Educação, o qual envolve três níveis: o nível institucional, o nível programático e o nível dos usuários. Onde quer que tenha início o compromisso técnico, o ideal é organizar os três níveis, pois se assim não for o planejamento do programa será provavelmente acidental, fragmentado e ineficiente. Faz-se alguns comentários sobre a teoria de implementação, discutindo-se barreiras à implementação de programas em saúde e educação.
id USP-24_4666b3edb7ea248e1adfd9162563f964
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34915
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada Health promotion and education planning an integrated approach PlanningHealth Promotion and Education programsInstitution levelProgrammatic levelUser's levelBrazilPlanejamentoProgramas de Promoção em Saúde e EducaçãoNível institucionalNível programáticoNível dos usuáriosTeoria de implementaçãoBrasil Este artigo refere-se ao problema específico do planejamento de programas de Promoção de Saúde e Educação, o qual envolve três níveis: o nível institucional, o nível programático e o nível dos usuários. Onde quer que tenha início o compromisso técnico, o ideal é organizar os três níveis, pois se assim não for o planejamento do programa será provavelmente acidental, fragmentado e ineficiente. Faz-se alguns comentários sobre a teoria de implementação, discutindo-se barreiras à implementação de programas em saúde e educação. This article addresses the specific problem of Health Promotion an Education planning, which involves three levels in an organization: the institution-wide level, the programmatic level and the user's level. Regardless of where thee technical commitment is indicated, the ideal is to organize at all three levels, otherwise the program planning is likely to be incidental, fragmented, and innefective. Comments are made on the theory of implementation and some barriers to implementation of Health Promotion and Education programs are discussed. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1996-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/3491510.1590/S0080-62341996000100012Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 30 n. 1 (1996); 149-166 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 No. 1 (1996); 149-166 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 Núm. 1 (1996); 149-166 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34915/37651http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCandeias, Nelly Martins Ferreira2012-07-24T20:03:12Zoai:revistas.usp.br:article/34915Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-24T20:03:12Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
Health promotion and education planning an integrated approach
title Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
spellingShingle Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
Candeias, Nelly Martins Ferreira
Planning
Health Promotion and Education programs
Institution level
Programmatic level
User's level
Brazil
Planejamento
Programas de Promoção em Saúde e Educação
Nível institucional
Nível programático
Nível dos usuários
Teoria de implementação
Brasil
title_short Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
title_full Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
title_fullStr Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
title_full_unstemmed Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
title_sort Planejamento em promoção em saúde uma abordagem integrada
author Candeias, Nelly Martins Ferreira
author_facet Candeias, Nelly Martins Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Nelly Martins Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Planning
Health Promotion and Education programs
Institution level
Programmatic level
User's level
Brazil
Planejamento
Programas de Promoção em Saúde e Educação
Nível institucional
Nível programático
Nível dos usuários
Teoria de implementação
Brasil
topic Planning
Health Promotion and Education programs
Institution level
Programmatic level
User's level
Brazil
Planejamento
Programas de Promoção em Saúde e Educação
Nível institucional
Nível programático
Nível dos usuários
Teoria de implementação
Brasil
description Este artigo refere-se ao problema específico do planejamento de programas de Promoção de Saúde e Educação, o qual envolve três níveis: o nível institucional, o nível programático e o nível dos usuários. Onde quer que tenha início o compromisso técnico, o ideal é organizar os três níveis, pois se assim não for o planejamento do programa será provavelmente acidental, fragmentado e ineficiente. Faz-se alguns comentários sobre a teoria de implementação, discutindo-se barreiras à implementação de programas em saúde e educação.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34915
10.1590/S0080-62341996000100012
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34915
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341996000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34915/37651
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 30 n. 1 (1996); 149-166
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 No. 1 (1996); 149-166
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 Núm. 1 (1996); 149-166
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221724331999232