O processo de diagnosticar e o seu ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Emilia Campos de
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Bachion, Maria Márcia, Ferraz, Ana Emília Pace, Veiga, Eugênia Velludo, Ruffino, Marcia Caron, Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34907
Resumo: Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação.
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