O processo de diagnosticar e o seu ensino
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34907 |
Resumo: | Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação. |
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O processo de diagnosticar e o seu ensino The process of diagnosis and its teaching Nursing DiagnosisNANDATeachingDiagnóstico de EnfermagemNANDAEnsino Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação. The subject of the present study is the teaching of the ability of diagnosing to nursing students. It has the general objective of verifying the adequacy of the elaboration of the analysis and synthesis process and its relation to the establishment of nursing diagnosis. After the development of the programmatic content of the Medical Nursing Discipline, students individually elaborated, facing a hypothetic situation, the diagnosis process (RISNER, 1986), obtaining a total of 106 diagnosis formulations (Taxonomy I of North American Nursing Diagnosis Association). The major difficults were in the areas of "the establishment of relations and "data clustering". Authors suggest the stimulation of the development of the process of thinking inherent to analysis and synthesis since the beginning of undergraduate course. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1996-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/3490710.1590/S0080-62341996000100004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 30 n. 1 (1996); 33-43 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 No. 1 (1996); 33-43 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 Núm. 1 (1996); 33-43 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34907/37643http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Emilia Campos deBachion, Maria MárciaFerraz, Ana Emília PaceVeiga, Eugênia VelludoRuffino, Marcia CaronRobazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz2012-07-24T20:01:43Zoai:revistas.usp.br:article/34907Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-24T20:01:43Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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