A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Sonia Maria
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Tsunechiro, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades sentidas pela parturiente durante o período que permaneceu na sala de partos de um hospital-escola. Participaram do estudo trinta primíparas assistidas por alunos de enfermagem e de medicina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicando-se um formulário. Verificou-se que as necessidades básicas da área psicossocial foram as mais indicadas e, dentre estas, a segurança, atenção e auto-imagem; dentre as necessidades da área psicobiológica foram mecânica corporal, percepção dolorosa e regulação térmica entre outras. Com esses resultados ressalta-se a necessidade dos professores refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem nos hos-pitais-escola para que, em nome do ensino, não se institucionalize o desrespeito pelo ser humano.
id USP-24_4a39e2445051122f0afe658dbd1e3376
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135964
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADASWoman in delivery room: basic needs felt affectedObstetrical nursingLaborEnfermagem obstétricaPartoO presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades sentidas pela parturiente durante o período que permaneceu na sala de partos de um hospital-escola. Participaram do estudo trinta primíparas assistidas por alunos de enfermagem e de medicina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicando-se um formulário. Verificou-se que as necessidades básicas da área psicossocial foram as mais indicadas e, dentre estas, a segurança, atenção e auto-imagem; dentre as necessidades da área psicobiológica foram mecânica corporal, percepção dolorosa e regulação térmica entre outras. Com esses resultados ressalta-se a necessidade dos professores refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem nos hos-pitais-escola para que, em nome do ensino, não se institucionalize o desrespeito pelo ser humano.This study was carried out with 30 primiparous assisted by nursing and medical students. It had as objective the identification of the needs felt by the women during the period of time they stayed in the delivery room. The data was obtained through interviews. It was verified that the needs more reported for the women were the ones that related to the psy-chosocial needs and among them, it was pointed out security, attention and self image. Among the psychobiological needs referred were corporal mechanics, dolorous perception, termoregulation and others.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1988-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13596410.1590/0080-62341988022esp00148Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 148-160Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 148-160Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 148-1601980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964/131780http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Sonia MariaTsunechiro, Maria Alice2017-08-11T17:40:40Zoai:revistas.usp.br:article/135964Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:40:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
Woman in delivery room: basic needs felt affected
title A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
spellingShingle A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
Junqueira, Sonia Maria
Obstetrical nursing
Labor
Enfermagem obstétrica
Parto
title_short A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
title_full A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
title_fullStr A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
title_full_unstemmed A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
title_sort A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
author Junqueira, Sonia Maria
author_facet Junqueira, Sonia Maria
Tsunechiro, Maria Alice
author_role author
author2 Tsunechiro, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Sonia Maria
Tsunechiro, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Obstetrical nursing
Labor
Enfermagem obstétrica
Parto
topic Obstetrical nursing
Labor
Enfermagem obstétrica
Parto
description O presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades sentidas pela parturiente durante o período que permaneceu na sala de partos de um hospital-escola. Participaram do estudo trinta primíparas assistidas por alunos de enfermagem e de medicina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicando-se um formulário. Verificou-se que as necessidades básicas da área psicossocial foram as mais indicadas e, dentre estas, a segurança, atenção e auto-imagem; dentre as necessidades da área psicobiológica foram mecânica corporal, percepção dolorosa e regulação térmica entre outras. Com esses resultados ressalta-se a necessidade dos professores refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem nos hos-pitais-escola para que, em nome do ensino, não se institucionalize o desrespeito pelo ser humano.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964
10.1590/0080-62341988022esp00148
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964
identifier_str_mv 10.1590/0080-62341988022esp00148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964/131780
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 148-160
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 148-160
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 148-160
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221741626163200