A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades sentidas pela parturiente durante o período que permaneceu na sala de partos de um hospital-escola. Participaram do estudo trinta primíparas assistidas por alunos de enfermagem e de medicina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicando-se um formulário. Verificou-se que as necessidades básicas da área psicossocial foram as mais indicadas e, dentre estas, a segurança, atenção e auto-imagem; dentre as necessidades da área psicobiológica foram mecânica corporal, percepção dolorosa e regulação térmica entre outras. Com esses resultados ressalta-se a necessidade dos professores refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem nos hos-pitais-escola para que, em nome do ensino, não se institucionalize o desrespeito pelo ser humano. |
id |
USP-24_4a39e2445051122f0afe658dbd1e3376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/135964 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADASWoman in delivery room: basic needs felt affectedObstetrical nursingLaborEnfermagem obstétricaPartoO presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades sentidas pela parturiente durante o período que permaneceu na sala de partos de um hospital-escola. Participaram do estudo trinta primíparas assistidas por alunos de enfermagem e de medicina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicando-se um formulário. Verificou-se que as necessidades básicas da área psicossocial foram as mais indicadas e, dentre estas, a segurança, atenção e auto-imagem; dentre as necessidades da área psicobiológica foram mecânica corporal, percepção dolorosa e regulação térmica entre outras. Com esses resultados ressalta-se a necessidade dos professores refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem nos hos-pitais-escola para que, em nome do ensino, não se institucionalize o desrespeito pelo ser humano.This study was carried out with 30 primiparous assisted by nursing and medical students. It had as objective the identification of the needs felt by the women during the period of time they stayed in the delivery room. The data was obtained through interviews. It was verified that the needs more reported for the women were the ones that related to the psy-chosocial needs and among them, it was pointed out security, attention and self image. Among the psychobiological needs referred were corporal mechanics, dolorous perception, termoregulation and others.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1988-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13596410.1590/0080-62341988022esp00148Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 148-160Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 148-160Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 148-1601980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964/131780http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Sonia MariaTsunechiro, Maria Alice2017-08-11T17:40:40Zoai:revistas.usp.br:article/135964Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:40:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS Woman in delivery room: basic needs felt affected |
title |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS |
spellingShingle |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS Junqueira, Sonia Maria Obstetrical nursing Labor Enfermagem obstétrica Parto |
title_short |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS |
title_full |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS |
title_fullStr |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS |
title_full_unstemmed |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS |
title_sort |
A PARTURIENTE NO CONTEXTO DA SALA DE PARTOS: NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS |
author |
Junqueira, Sonia Maria |
author_facet |
Junqueira, Sonia Maria Tsunechiro, Maria Alice |
author_role |
author |
author2 |
Tsunechiro, Maria Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Sonia Maria Tsunechiro, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obstetrical nursing Labor Enfermagem obstétrica Parto |
topic |
Obstetrical nursing Labor Enfermagem obstétrica Parto |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades sentidas pela parturiente durante o período que permaneceu na sala de partos de um hospital-escola. Participaram do estudo trinta primíparas assistidas por alunos de enfermagem e de medicina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicando-se um formulário. Verificou-se que as necessidades básicas da área psicossocial foram as mais indicadas e, dentre estas, a segurança, atenção e auto-imagem; dentre as necessidades da área psicobiológica foram mecânica corporal, percepção dolorosa e regulação térmica entre outras. Com esses resultados ressalta-se a necessidade dos professores refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem nos hos-pitais-escola para que, em nome do ensino, não se institucionalize o desrespeito pelo ser humano. |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964 10.1590/0080-62341988022esp00148 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964 |
identifier_str_mv |
10.1590/0080-62341988022esp00148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135964/131780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 148-160 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 148-160 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 148-160 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221741626163200 |