Enseñanza de Iramuteq para su uso en investigación cualitativa según videos de YouTube: estudio exploratorio-descriptivo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/194751 |
Resumo: | Objetivos: identificar os conteúdos e características dos vídeos postados na rede social YouTube que tratam do uso do software Iramuteq como ferramenta para auxiliar as pesquisas qualitativas e discutir a contribuição desta rede social para a difusão do conhecimento, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com vídeos do YouTube, coletados em junho de 2021 e submetidos à análise temática. Resultados: foram identificados 43 vídeos sobre a temática pesquisada, sendo a maioria (69,76%) publicado no período de 2020–2021. Quanto ao conteúdo, identificaram-se cinco categorias. Conclusão: os vídeos explanam sobre a instalação do Iramuteq, o preparo do corpus textual, os erros identificados por usuários do software e métodos para corrigi-los, as análises lexicais desenvolvidas pelo programa e como utilizá-lo. O conteúdo é apresentado de forma teórica e prática por meio da apresentação da interface do software. Assim, observa-se a contribuição do YouTube para o desenvolvimento do ensino e difusão do conhecimento, tanto por constituir-se como uma fonte para pesquisa como também por suscitar diálogos entre pesquisadores, especialmente em um contexto de pandemia. |
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Enseñanza de Iramuteq para su uso en investigación cualitativa según videos de YouTube: estudio exploratorio-descriptivoTeaching Iramuteq for use in qualitative research according to YouTube videos: an exploratory-descriptive studyEnsino do Iramuteq para uso em pesquisas qualitativas segundo vídeos do YouTube: estudo exploratório-descritivoSocial MediaInformationCOVID-19Qualitative ResearchTeachingSoftwareMídias SociaisInformaçãoCOVID-19Pesquisa QualitativaEnsinoSoftwareMedios de Comunicación SocialesInformaciónCOVID-19Investigación CualitativaEnseñandoProgramas InformáticoObjetivos: identificar os conteúdos e características dos vídeos postados na rede social YouTube que tratam do uso do software Iramuteq como ferramenta para auxiliar as pesquisas qualitativas e discutir a contribuição desta rede social para a difusão do conhecimento, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com vídeos do YouTube, coletados em junho de 2021 e submetidos à análise temática. Resultados: foram identificados 43 vídeos sobre a temática pesquisada, sendo a maioria (69,76%) publicado no período de 2020–2021. Quanto ao conteúdo, identificaram-se cinco categorias. Conclusão: os vídeos explanam sobre a instalação do Iramuteq, o preparo do corpus textual, os erros identificados por usuários do software e métodos para corrigi-los, as análises lexicais desenvolvidas pelo programa e como utilizá-lo. O conteúdo é apresentado de forma teórica e prática por meio da apresentação da interface do software. Assim, observa-se a contribuição do YouTube para o desenvolvimento do ensino e difusão do conhecimento, tanto por constituir-se como uma fonte para pesquisa como também por suscitar diálogos entre pesquisadores, especialmente em um contexto de pandemia.Objetivos: identificar los contenidos y características de los videos publicados en la red social YouTube que abordan el uso del software Iramuteq como herramienta para ayudar a la investigación cualitativa y discutir la contribución de esta red social a la difusión del conocimiento, especialmente en el contexto de la pandemia de COVID-19. Método: estudio exploratorio-descriptivo con abordaje cualitativo, realizado con videos de YouTube, recolectados en junio de 2021 y sometidos a análisis temático. Resultados: se identificaron 43 videos sobre el tema investigado, la mayoría (69,76%) publicados en el período 2020-2021. En cuanto al contenido, se identificaron cinco categorías. Conclusión: los videos explican sobre la instalación de Iramuteq, la preparación del corpus textual, los errores identificados por los usuarios del software y los métodos para corregirlos, el análisis léxico desarrollado por el programa y cómo utilizarlo. El contenido se presenta de forma teórica y práctica a través de la presentación de la interfaz del software. Así, se observa la contribución de YouTube al desarrollo de la docencia y la difusión del conocimiento, tanto porque se constituye como fuente de investigación como porque provoca diálogos entre investigadores, especialmente en un contexto pandémico.Objectives: to identify the contents and characteristics of videos posted on YouTube that deal with Iramuteq software use as a tool to assist qualitative research and discuss the contribution of this social network to dissemination of knowledge, especially in the context of the COVID-19 pandemic. Method: this is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach, carried out with YouTube videos, collected in June 2021 and subjected to thematic analysis. Results: a total of 43 videos on the researched topic were identified, with the majority (69.76%) published from 2020–2021. As for content, five categories were identified. Conclusion: the videos explain about Iramuteq installation, the textual corpus preparation, the errors identified by users and methods to correct them, the lexical analysis developed by the program and how to use it. The content is presented in a theoretical and practical way through the software interface presentation. Thus, YouTube’s contribution to developing teaching and disseminating knowledge is observed, both because it constitutes itself as a source for research and because it fosters dialogues between researchers, especially in a pandemic context.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19475110.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0396Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210396Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210396Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202103961980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/194751/179953https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/194751/179952http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Samira Silva SantosCosta, Carolina Cabral Pereira daCarvalho, Eloá CarneiroQueiroz, Ana Beatriz AzevedoPeres, Patrícia Lima PereiraSouza, Norma Valéria Dantas de Oliveira2022-02-08T16:28:30Zoai:revistas.usp.br:article/194751Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-02-08T16:28:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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