O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lôbo,Cremeilda Dantas de Abrantes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha,Maria da Conceição dos Santos Oliveira, Ponte,Vanessa Aguiar, Costa,Edmara Chaves, Araújo,Márcio Flávio Moura de, Araújo,Thiago Moura de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100470
Resumo: RESUMO Objetivo: Investigar o ensino da vigilância sanitária nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, buscando-se conhecer como essa temática é abordada durante o processo de formação dos enfermeiros. Método: Estudo com métodos mistos. O universo da pesquisa foi composto de Projetos Político-Pedagógicos, ementas ou matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas brasileiras. A análise quantitativa foi desenvolvida por meio de estatística descritiva e inferencial, e, na parte qualitativa, utilizou-se de um software para analisar os documentos dos cursos. Resultados: Foram analisados 153 sítios eletrônicos de instituições públicas, destas, apenas 98 apresentaram Projeto Político-Pedagógico, ementa ou matriz curricular para consulta online, e somente 2,04% desses programas possuíam uma disciplina específica voltada para o ensino da vigilância sanitária. Conclusão: Os achados sinalizaram que os conteúdos relativos ao ensino da área de vigilância sanitária nas instituições públicas de ensino superior em enfermagem no país, quando presentes, encontram-se majoritariamente inseridos em outros componentes curriculares.
id USP-24_509a80ba448ca81435f308cab2f26e79
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342018000100470
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiroEducação em EnfermagemVigilância SanitáriaVigilância em Saúde PúblicaEnsinoCurrículoRESUMO Objetivo: Investigar o ensino da vigilância sanitária nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, buscando-se conhecer como essa temática é abordada durante o processo de formação dos enfermeiros. Método: Estudo com métodos mistos. O universo da pesquisa foi composto de Projetos Político-Pedagógicos, ementas ou matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas brasileiras. A análise quantitativa foi desenvolvida por meio de estatística descritiva e inferencial, e, na parte qualitativa, utilizou-se de um software para analisar os documentos dos cursos. Resultados: Foram analisados 153 sítios eletrônicos de instituições públicas, destas, apenas 98 apresentaram Projeto Político-Pedagógico, ementa ou matriz curricular para consulta online, e somente 2,04% desses programas possuíam uma disciplina específica voltada para o ensino da vigilância sanitária. Conclusão: Os achados sinalizaram que os conteúdos relativos ao ensino da área de vigilância sanitária nas instituições públicas de ensino superior em enfermagem no país, quando presentes, encontram-se majoritariamente inseridos em outros componentes curriculares.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100470Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2017035803387info:eu-repo/semantics/openAccessLôbo,Cremeilda Dantas de AbrantesCunha,Maria da Conceição dos Santos OliveiraPonte,Vanessa AguiarCosta,Edmara ChavesAraújo,Márcio Flávio Moura deAraújo,Thiago Moura depor2018-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342018000100470Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2018-12-18T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
title O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
spellingShingle O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
Lôbo,Cremeilda Dantas de Abrantes
Educação em Enfermagem
Vigilância Sanitária
Vigilância em Saúde Pública
Ensino
Currículo
title_short O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
title_full O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
title_fullStr O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
title_full_unstemmed O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
title_sort O ensino de vigilância sanitária na formação do enfermeiro
author Lôbo,Cremeilda Dantas de Abrantes
author_facet Lôbo,Cremeilda Dantas de Abrantes
Cunha,Maria da Conceição dos Santos Oliveira
Ponte,Vanessa Aguiar
Costa,Edmara Chaves
Araújo,Márcio Flávio Moura de
Araújo,Thiago Moura de
author_role author
author2 Cunha,Maria da Conceição dos Santos Oliveira
Ponte,Vanessa Aguiar
Costa,Edmara Chaves
Araújo,Márcio Flávio Moura de
Araújo,Thiago Moura de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lôbo,Cremeilda Dantas de Abrantes
Cunha,Maria da Conceição dos Santos Oliveira
Ponte,Vanessa Aguiar
Costa,Edmara Chaves
Araújo,Márcio Flávio Moura de
Araújo,Thiago Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Vigilância Sanitária
Vigilância em Saúde Pública
Ensino
Currículo
topic Educação em Enfermagem
Vigilância Sanitária
Vigilância em Saúde Pública
Ensino
Currículo
description RESUMO Objetivo: Investigar o ensino da vigilância sanitária nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, buscando-se conhecer como essa temática é abordada durante o processo de formação dos enfermeiros. Método: Estudo com métodos mistos. O universo da pesquisa foi composto de Projetos Político-Pedagógicos, ementas ou matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas brasileiras. A análise quantitativa foi desenvolvida por meio de estatística descritiva e inferencial, e, na parte qualitativa, utilizou-se de um software para analisar os documentos dos cursos. Resultados: Foram analisados 153 sítios eletrônicos de instituições públicas, destas, apenas 98 apresentaram Projeto Político-Pedagógico, ementa ou matriz curricular para consulta online, e somente 2,04% desses programas possuíam uma disciplina específica voltada para o ensino da vigilância sanitária. Conclusão: Os achados sinalizaram que os conteúdos relativos ao ensino da área de vigilância sanitária nas instituições públicas de ensino superior em enfermagem no país, quando presentes, encontram-se majoritariamente inseridos em outros componentes curriculares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100470
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2017035803387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936539656683520