Ways of coping inventory: a theoretical framework
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por adolescentes na experiência de ter diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, que tem o Interacionismo Simbólico e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento como referenciais teóricos e a Teoria Fundamentada nos Dados como o referencial metodológico. Participaram do estudo 10 adolescentes, de 12 a 18 anos, com DM1 diagnosticado há pelo menos um ano. As estratégias de enfrentamento identificadas pertencem aos fatores: Confronto, Afastamento, Autocontrole, Suporte Social, Aceitação de Responsabilidade, Fuga-Esquiva, Resolução de Problemas, Reavaliação Positiva. A identificação das estratégias permitirá que os enfermeiros proponham intervenções que auxiliem o adolescente a conviver melhor com sua situação de doença. |
id |
USP-24_51ba92338d1962115bb6ced2503f489d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40439 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ways of coping inventory: a theoretical frameworkInventario de estrategias: uno referencial teóricoInventário de estratégias de enfrentamento: um referencial teóricoAdolescenteDiabetes mellitus tipo 1Adaptação psicológicaEnfermagem pediátricaAdolescentDiabetes mellitus^i2^stypAdaptation^i2^spsychologiPediatric nursingAdolescenteDiabetes mellitus tipo 1Adaptación psicológicaEnfermería pediátricaO estudo teve como objetivo identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por adolescentes na experiência de ter diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, que tem o Interacionismo Simbólico e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento como referenciais teóricos e a Teoria Fundamentada nos Dados como o referencial metodológico. Participaram do estudo 10 adolescentes, de 12 a 18 anos, com DM1 diagnosticado há pelo menos um ano. As estratégias de enfrentamento identificadas pertencem aos fatores: Confronto, Afastamento, Autocontrole, Suporte Social, Aceitação de Responsabilidade, Fuga-Esquiva, Resolução de Problemas, Reavaliação Positiva. A identificação das estratégias permitirá que os enfermeiros proponham intervenções que auxiliem o adolescente a conviver melhor com sua situação de doença.El estudio tuvo como objetivo identificar las estrategias de enfrentamiento utilizadas por adolescentes en la experiencia de tener diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, que tiene el Interacionismo Simbólico y el Inventario de Estrategias como referencial teóricos y la Teoría Fundamentada en los Datos como referencial metodológico. Participaron del estudio 10 adolescentes, de 12 a 18 años, con DM1 diagnosticado hace al menos 1 año. Las estrategias de enfrentamiento identificadas pertenecen a los factores: Confronto, Alejamiento, Autocontrol, Suporte Social, Aceptación de Responsabilidad, Huida-Esquiva, Resolución de Problemas, Reevaluación Positiva. La identificación de las estrategias permitirá que los enfrentamientos propongan intervenciones que auxilien los adolescentes a convivir mejor con su situación de enfermedad.This study aimed to identify the coping strategies used by adolescents in his/her experience of having diabetes mellitus type 1 (DM 1). The research is a qualitative, exploratory-descriptive study. The Symbolic Interactionism and Ways of Coping Questionnaire were chosen as the theoretical frameworks and the Grounded Theory as the methodological one. Data were collected with 10 adolescents, 12 to 18 years-old, with DM1, diagnosed at least a year before. The coping strategies identified belong to the following scales of the Ways of Coping Questionnaire: Distancing, Escape-Avoidance, Social Support, Accepting Responsibility, Solving Problem and Positive Reappraisal. The identification of the adolescent's coping strategies will enable nurses to propose interventions that really help the adolescent to live better with the illness.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4043910.1590/S0080-62342009000600009Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1199-1203Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1199-1203Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1199-12031980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439/43446https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439/43447http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamião, Elaine Buchhorn CintraRossato, Lisabelle MarianoFabri, Letícia Rosa de OliveiraDias, Vanessa Cristina2012-08-29T20:28:46Zoai:revistas.usp.br:article/40439Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:28:46Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ways of coping inventory: a theoretical framework Inventario de estrategias: uno referencial teórico Inventário de estratégias de enfrentamento: um referencial teórico |
title |
Ways of coping inventory: a theoretical framework |
spellingShingle |
Ways of coping inventory: a theoretical framework Damião, Elaine Buchhorn Cintra Adolescente Diabetes mellitus tipo 1 Adaptação psicológica Enfermagem pediátrica Adolescent Diabetes mellitus^i2^styp Adaptation^i2^spsychologi Pediatric nursing Adolescente Diabetes mellitus tipo 1 Adaptación psicológica Enfermería pediátrica |
title_short |
Ways of coping inventory: a theoretical framework |
title_full |
Ways of coping inventory: a theoretical framework |
title_fullStr |
Ways of coping inventory: a theoretical framework |
title_full_unstemmed |
Ways of coping inventory: a theoretical framework |
title_sort |
Ways of coping inventory: a theoretical framework |
author |
Damião, Elaine Buchhorn Cintra |
author_facet |
Damião, Elaine Buchhorn Cintra Rossato, Lisabelle Mariano Fabri, Letícia Rosa de Oliveira Dias, Vanessa Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Rossato, Lisabelle Mariano Fabri, Letícia Rosa de Oliveira Dias, Vanessa Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damião, Elaine Buchhorn Cintra Rossato, Lisabelle Mariano Fabri, Letícia Rosa de Oliveira Dias, Vanessa Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Diabetes mellitus tipo 1 Adaptação psicológica Enfermagem pediátrica Adolescent Diabetes mellitus^i2^styp Adaptation^i2^spsychologi Pediatric nursing Adolescente Diabetes mellitus tipo 1 Adaptación psicológica Enfermería pediátrica |
topic |
Adolescente Diabetes mellitus tipo 1 Adaptação psicológica Enfermagem pediátrica Adolescent Diabetes mellitus^i2^styp Adaptation^i2^spsychologi Pediatric nursing Adolescente Diabetes mellitus tipo 1 Adaptación psicológica Enfermería pediátrica |
description |
O estudo teve como objetivo identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por adolescentes na experiência de ter diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, que tem o Interacionismo Simbólico e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento como referenciais teóricos e a Teoria Fundamentada nos Dados como o referencial metodológico. Participaram do estudo 10 adolescentes, de 12 a 18 anos, com DM1 diagnosticado há pelo menos um ano. As estratégias de enfrentamento identificadas pertencem aos fatores: Confronto, Afastamento, Autocontrole, Suporte Social, Aceitação de Responsabilidade, Fuga-Esquiva, Resolução de Problemas, Reavaliação Positiva. A identificação das estratégias permitirá que os enfermeiros proponham intervenções que auxiliem o adolescente a conviver melhor com sua situação de doença. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439 10.1590/S0080-62342009000600009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000600009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439/43446 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40439/43447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1199-1203 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1199-1203 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1199-1203 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221725654253568 |