Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão,Dulce Maria Pereira Garcia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,Isília Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200029
Resumo: Para analisar os currículos e os livros escolares adotados nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências quanto à presença ou não de termos relacionados à prática da amamentação, realizamos um estudo descritivo analisando o currículo e 16 manuais de 25 escolas públicas de três municípios do interior paulista, de setembro/2010 a fevereiro/2011. Definimos previamente alguns conceitos considerados imprescindíveis para ensinar e explicar à criança noções de amamentação. Verificamos que nenhum bloco temático do currículo aborda explicitamente a temática amamentação. Nove dos 16 conteúdos definidos estavam presentes em oito dos 16 livros. Da análise emergiu a categoria apoio e ajuda da família. Três obras utilizavam ilustrações associadas à alimentação artificial. No programa e nos manuais escolares existem diversas oportunidades de incluir este tema. Aconselha-se a integração dos conteúdos em todos os manuais de Ciências dos primeiros anos do ensino fundamental.
id USP-24_6180c623e099ccf6047954d00498652b
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000200029
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamentalAleitamento maternoPromoção da saúdeEnsino fundamental e médioCurrículoPara analisar os currículos e os livros escolares adotados nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências quanto à presença ou não de termos relacionados à prática da amamentação, realizamos um estudo descritivo analisando o currículo e 16 manuais de 25 escolas públicas de três municípios do interior paulista, de setembro/2010 a fevereiro/2011. Definimos previamente alguns conceitos considerados imprescindíveis para ensinar e explicar à criança noções de amamentação. Verificamos que nenhum bloco temático do currículo aborda explicitamente a temática amamentação. Nove dos 16 conteúdos definidos estavam presentes em oito dos 16 livros. Da análise emergiu a categoria apoio e ajuda da família. Três obras utilizavam ilustrações associadas à alimentação artificial. No programa e nos manuais escolares existem diversas oportunidades de incluir este tema. Aconselha-se a integração dos conteúdos em todos os manuais de Ciências dos primeiros anos do ensino fundamental.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200029Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.2 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342013000200029info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão,Dulce Maria Pereira GarciaSilva,Isília Aparecidapor2013-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000200029Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-06-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
title Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
spellingShingle Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
Galvão,Dulce Maria Pereira Garcia
Aleitamento materno
Promoção da saúde
Ensino fundamental e médio
Currículo
title_short Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
title_fullStr Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
title_sort Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental
author Galvão,Dulce Maria Pereira Garcia
author_facet Galvão,Dulce Maria Pereira Garcia
Silva,Isília Aparecida
author_role author
author2 Silva,Isília Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão,Dulce Maria Pereira Garcia
Silva,Isília Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Promoção da saúde
Ensino fundamental e médio
Currículo
topic Aleitamento materno
Promoção da saúde
Ensino fundamental e médio
Currículo
description Para analisar os currículos e os livros escolares adotados nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências quanto à presença ou não de termos relacionados à prática da amamentação, realizamos um estudo descritivo analisando o currículo e 16 manuais de 25 escolas públicas de três municípios do interior paulista, de setembro/2010 a fevereiro/2011. Definimos previamente alguns conceitos considerados imprescindíveis para ensinar e explicar à criança noções de amamentação. Verificamos que nenhum bloco temático do currículo aborda explicitamente a temática amamentação. Nove dos 16 conteúdos definidos estavam presentes em oito dos 16 livros. Da análise emergiu a categoria apoio e ajuda da família. Três obras utilizavam ilustrações associadas à alimentação artificial. No programa e nos manuais escolares existem diversas oportunidades de incluir este tema. Aconselha-se a integração dos conteúdos em todos os manuais de Ciências dos primeiros anos do ensino fundamental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342013000200029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.2 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536124030976