PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egry,Emiko Yoshikawa
Data de Publicação: 1985
Outros Autores: Queroz,Vilma Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341985000200121
Resumo: Caracterizase, inicialmente, o papel da universidade na formação de recursos humanos em enfermagem. A seguir, são delineadas as etapas para a elaboração do currículo de graduação em enfermagem, sendo destacados os marcos referencial, conceituai, estrutural e metodológico. Os princípios que norteiam o ensino de enfermagem, bem como a forma de introdução do ensino de enfermagem de saúde pública são discutidos dentro do modelo curricular vigente e dentro de uma ampla reestruturação curricular. Ao final são formulados os questionamentos em relação aos papéis do enfermeiro docente e do enfermeiro de campo na atualidade.
id USP-24_6194e2c0ae185f83b694faeb25550e90
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62341985000200121
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃOCaracterizase, inicialmente, o papel da universidade na formação de recursos humanos em enfermagem. A seguir, são delineadas as etapas para a elaboração do currículo de graduação em enfermagem, sendo destacados os marcos referencial, conceituai, estrutural e metodológico. Os princípios que norteiam o ensino de enfermagem, bem como a forma de introdução do ensino de enfermagem de saúde pública são discutidos dentro do modelo curricular vigente e dentro de uma ampla reestruturação curricular. Ao final são formulados os questionamentos em relação aos papéis do enfermeiro docente e do enfermeiro de campo na atualidade.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1985-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341985000200121Revista da Escola de Enfermagem da USP v.19 n.2 1985reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0080-6234198501900200121info:eu-repo/semantics/openAccessEgry,Emiko YoshikawaQueroz,Vilma Machado depor2017-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341985000200121Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-07-19T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
title PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
spellingShingle PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
Egry,Emiko Yoshikawa
title_short PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
title_full PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
title_fullStr PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
title_sort PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA A NÍVEL DE GRADUAÇÃO
author Egry,Emiko Yoshikawa
author_facet Egry,Emiko Yoshikawa
Queroz,Vilma Machado de
author_role author
author2 Queroz,Vilma Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Egry,Emiko Yoshikawa
Queroz,Vilma Machado de
description Caracterizase, inicialmente, o papel da universidade na formação de recursos humanos em enfermagem. A seguir, são delineadas as etapas para a elaboração do currículo de graduação em enfermagem, sendo destacados os marcos referencial, conceituai, estrutural e metodológico. Os princípios que norteiam o ensino de enfermagem, bem como a forma de introdução do ensino de enfermagem de saúde pública são discutidos dentro do modelo curricular vigente e dentro de uma ampla reestruturação curricular. Ao final são formulados os questionamentos em relação aos papéis do enfermeiro docente e do enfermeiro de campo na atualidade.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341985000200121
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341985000200121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0080-6234198501900200121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.19 n.2 1985
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936528497737728