Avaliação da vulnerabilidade de mulheres às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e ao HIV: construção e validação de marcadores
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103063 |
Resumo: | Objetivo Construir e validar marcadores de vulnerabilidade de mulheres às DST/HIV, tendo em vista a relevância das DST/HIV. Método Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) revisão sistemática e identificação de elementos de vulnerabilidade na produção científica; 2) seleção dos elementos de vulnerabilidade e elaboração de marcadores; 3) constituição de grupo de especialistas e validação dos marcadores (Validade de Conteúdo). Resultados Foram validados cinco marcadores: Não abertura no relacionamento para discutir aspectos relacionados à prevenção das DST/HIV; Não percepção da vulnerabilidade às DST/HIV; Desconsideração da vulnerabilidade às DST/HIV; Não reconhecimento de si próprio como sujeito de direitos sexuais e reprodutivos; Ações dos profissionais de saúde que limitam o acesso das mulheres à prevenção das DST/HIV. Cada marcador contém três a onze componentes. Conclusão A construção de tais marcadores configura um instrumento, apresentado em outra publicação, que pode contribuir para apoiar a captação de vulnerabilidades de mulheres em relação às DST/HIV, no âmbito dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Os marcadores constituem importante ferramenta para operacionalizar o conceito de vulnerabilidade na Atenção Básica à Saúde e promover processos de trabalho inter/multidisciplinares e inter/multisetoriais. |
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Avaliação da vulnerabilidade de mulheres às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e ao HIV: construção e validação de marcadores Evaluación de la vulnerabilidad de mujeres a las enfermedades de transmisión sexual - ets/vih: construcción y validación de marcadores Assessing the vulnerability of women to sexually transmitted diseases STDS/ HIV: construction and validation of markers Objetivo Construir e validar marcadores de vulnerabilidade de mulheres às DST/HIV, tendo em vista a relevância das DST/HIV. Método Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) revisão sistemática e identificação de elementos de vulnerabilidade na produção científica; 2) seleção dos elementos de vulnerabilidade e elaboração de marcadores; 3) constituição de grupo de especialistas e validação dos marcadores (Validade de Conteúdo). Resultados Foram validados cinco marcadores: Não abertura no relacionamento para discutir aspectos relacionados à prevenção das DST/HIV; Não percepção da vulnerabilidade às DST/HIV; Desconsideração da vulnerabilidade às DST/HIV; Não reconhecimento de si próprio como sujeito de direitos sexuais e reprodutivos; Ações dos profissionais de saúde que limitam o acesso das mulheres à prevenção das DST/HIV. Cada marcador contém três a onze componentes. Conclusão A construção de tais marcadores configura um instrumento, apresentado em outra publicação, que pode contribuir para apoiar a captação de vulnerabilidades de mulheres em relação às DST/HIV, no âmbito dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Os marcadores constituem importante ferramenta para operacionalizar o conceito de vulnerabilidade na Atenção Básica à Saúde e promover processos de trabalho inter/multidisciplinares e inter/multisetoriais. Objetivo Construir y validar marcadores de vulnerabilidad de mujeres a las ETS/VIH. Método Estudio de desarrollo metodológico, se realizaron tres etapas: 1) revisión sistemática e identificación de elementos de vulnerabilidad; 2) selección de los elementos de vulnerabilidad y elaboración de; 3) constitución de grupo de Especialistas y validación de Marcadores (Validación de Contenido). Resultados Se validó cinco marcadores: No abertura en la relación para discutir aspectos relacionados a prevenir las ETS/VIH; No percepción de la vulnerabilidad a las ETS/VIH; Desconsideración de la vulnerabilidad a las ETS/VIH; No reconocerse como sujeto de derechos sexuales y reproductivos; Acciones de los profesionales de salud que limitan el acceso a la prevención. Cada marcador estuvo conformado por tres a once componentes. Conclusión La construcción de tales marcadores constituye un instrumento, presentado en otro artículo, el cual puede ayudar a apoyar la captura de vulnerabilidades de las mujeres en relación a las ETS/VIH en el contexto de los servicios de Atención Primaria de Salud. Los marcadores constituyen importante herramienta para operacionalizar el concepto de vulnerabilidad en la Atención Primaria. Además, promueven procesos de trabajo inter e multidisciplinar e inter e multisectorial. La propuesta de un instrumento basado en dichos marcadores puede apoyar la captura de la vulnerabilidad de las mujeres en relación a las ETS/VIH. Objective To construct and validate markers of vulnerability of women to STDs/HIV, taking into consideration the importance of STDs/HIV. Method Methodological study carried out in three stages: 1) systematic review and identification of elements of vulnerability in the scientific production; 2) selection of elements of vulnerability, and development of markers; 3) establishment of the expert group and validation of the markers (content validity). Results Five markers were validated: no openness in the relationship to discuss aspects related to prevention of STDs/HIV; no perception of vulnerability to STDs/HIV; disregard of vulnerability to STDs/ HIV; not recognizing herself as the subject of sexual and reproductive rights; actions of health professionals that limit women’s access to prevention of STDs/HIV. Each marker contains three to eleven components. Conclusion The construction of such markers constituted an instrument, presented in another publication, which can contribute to support the identification of vulnerabilities of women in relation to STDs/HIV in the context of primary health care services. The markers constitute an important tool for the operationalization of the concept of vulnerability in primary health care and to promote inter/multidisciplinary and inter/multi-sectoral work processes.
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