Práticas baseadas em evidências publicadas no Brasil: identificação e análise de suas vertentes e abordagens metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Rúbia Aparecida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nunes, Bruna Kosar, Batista, Arlete de Oliveira, Egry, Emiko Yoshikawa, Graziano, Kazuko Uchikawa, Angelo, Margareth, Merighi, Miriam Aparecida Barbosa, Lopes, Nadir Aparecida, Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da, Castilho, Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40766
Resumo: Revisão integrativa de estudos brasileiros sobre práticas baseadas em evidências (PBE) em saúde, publicados em periódicos ISI/JCR, nos últimos 10 anos. O objetivo foi identificar as especialidades que mais realizaram estes estudos, seus enfoques e abordagens metodológicas. A partir de critérios de inclusão, foram selecionados 144 trabalhos. Os resultados indicam que a maior quantidade de estudos feitos em PBE foram sobre infância e adolescência, infectologia, psiquiatria/saúde mental e cirurgia. Os enfoques predominantes foram prevenção, tratamento/reabilitação, diagnóstico e avaliação. As metodologias mais empregadas foram revisão sistemática sem ou com metanálise, revisão de protocolos ou síntese de estudos de evidências já disponíveis, e revisão integrativa. Constata-se forte expansão multiprofissional da PBE no Brasil, contribuindo para a busca de práticas mais criteriosas pela reunião, reconhecimento e análise crítica dos conhecimentos produzidos. O estudo contribui também para a própria análise dos modos de fazer pesquisa e novas possibilidades de investigação.
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Os resultados indicam que a maior quantidade de estudos feitos em PBE foram sobre infância e adolescência, infectologia, psiquiatria/saúde mental e cirurgia. Os enfoques predominantes foram prevenção, tratamento/reabilitação, diagnóstico e avaliação. As metodologias mais empregadas foram revisão sistemática sem ou com metanálise, revisão de protocolos ou síntese de estudos de evidências já disponíveis, e revisão integrativa. Constata-se forte expansão multiprofissional da PBE no Brasil, contribuindo para a busca de práticas mais criteriosas pela reunião, reconhecimento e análise crítica dos conhecimentos produzidos. O estudo contribui também para a própria análise dos modos de fazer pesquisa e novas possibilidades de investigação.Revisión integradora de estudios brasileños sobre prácticas basadas en la evidencia (PBE) en salud, publicados en periódicos ISI/JCR en los últimos 10 años. La finalidad fue identificar las especialidades que más efectuaron esos estudios, sus focos y aproximaciones metodoló-gicas. A partir de criterios de inclusión, fueron elegidos 144 estudios. Los resultados indican que la mayor cantidad de estudios llevados a cabo en EBP trataron de la infancia y adolescencia, enfermedades infecciosas, psiquiatría/salud mental y cirugía. Los focos predominantes fueron prevención, tratamiento/rehabilitación, diagnóstico y evaluación. Las metodo-logías más usadas fueron revisión sistemática con o sin metanálisis, revisión de protocolos o síntesis de estudios de evidencias ya disponibles, y revisión integradora. Se constata la fuerte expansión multiprofes-sional de la EBP en Brasil, contribuyendo a la búsqueda de prácticas más criteriosas a través de la reunión, del reconocimiento y del análisis crítico de los conocimientos producidos. El estudio también contribuye al propio análisis de los modos de hacer investigación y nuevas posibilidades de hacerla.This is an integrative review of Brazilian studies on evidence-based practices (EBP) in health, published in ISI/JCR journals in the last 10 years. The aim was to identify the specialty areas that most accomplished these studies, their foci and methodological approaches. Based on inclusion criteria, 144 studies were selected. The results indicate that most EBP studies addressed childhood and adolescence, infectious diseases, psychiatrics/mental health and surgery. The predominant foci were prevention, treatment/rehabilitation, diagnosis and assessment. The most used methods were systematic review with or without meta-analysis, protocol review or synthesis of available evidence studies, and integrative review. A strong multiprofessional expansion of EBP is found in Brazil, contributing to the search for more selective practices by collecting, recognizing and critically analyzing the produced knowledge. The study also contributes to the analysis itself of ways to do research and new research possibilities.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4076610.1590/S0080-62342011000300033Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 3 (2011); 777-786Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 3 (2011); 777-786Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 3 (2011); 777-7861980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40766/44096https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40766/44097http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Rúbia AparecidaNunes, Bruna KosarBatista, Arlete de OliveiraEgry, Emiko YoshikawaGraziano, Kazuko UchikawaAngelo, MargarethMerighi, Miriam Aparecida BarbosaLopes, Nadir AparecidaFonseca, Rosa Maria Godoy Serpa daCastilho, Valéria2012-08-30T14:30:32Zoai:revistas.usp.br:article/40766Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:30:32Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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