Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kantorski, Luciane Prado
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Pinho, Leandro Barbosa de, Saeki, Toyoko, Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41469
Resumo: Este estudo apresenta um panorama sobre a inserção da temática do relacionamento terapêutico e da comunicação terapêutica no ensino de graduação em enfermagem, mais particularmente nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritivo-analítica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a professores da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das nove escolas do Estado, sendo que oito devolveram o questionário preenchido. Os dados foram agrupados levando-se em consideração a instituição, as disciplinas, os conteúdos abordados, os objetivos das atividades práticas e campos práticos. Verificamos que a maioria das escolas aborda o relacionamento terapêutico em suas propostas de ensino, configurando-se como uma possibilidade de se resgatar a enfermagem enquanto profissão que se preocupa com o ser humano em sua complexidade, em que o saber-fazer preconizado é direcionado ao respeito das limitações, potencialidades, necessidades e relações interpessoais dos pacientes.
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spelling Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São PauloRelación terapéutica enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental: actualidades en el Estado de São PauloTherapeutic relationship and teaching of mental health psychiatric nursing: tendencies in the State of São PauloPsychiatric nursingTeachingMental healthEnfermería psiquiátricaEnseñanzaSalud mentalEnfermagem psiquiátricaEnsinoSaúde mentalEste estudo apresenta um panorama sobre a inserção da temática do relacionamento terapêutico e da comunicação terapêutica no ensino de graduação em enfermagem, mais particularmente nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritivo-analítica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a professores da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das nove escolas do Estado, sendo que oito devolveram o questionário preenchido. Os dados foram agrupados levando-se em consideração a instituição, as disciplinas, os conteúdos abordados, os objetivos das atividades práticas e campos práticos. Verificamos que a maioria das escolas aborda o relacionamento terapêutico em suas propostas de ensino, configurando-se como uma possibilidade de se resgatar a enfermagem enquanto profissão que se preocupa com o ser humano em sua complexidade, em que o saber-fazer preconizado é direcionado ao respeito das limitações, potencialidades, necessidades e relações interpessoais dos pacientes.Este estudio presenta un panorama sobre la inserción de la temática de la relación y comunicación terapéutica, en la enseñanza del pre grado en enfermería particularmente en las universidades públicas del Estado de São Paulo. Se trata de una investigación cualitativa de tipo descriptivo-analítica. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario aplicado a profesores del área de enfermería psiquiátrica y salud mental de las nueve escuelas del Estado, de las cuales ocho devolvieron el cuestionario llenado. Los datos fueron agrupados lleván-dose en consideración la institución, las disciplinas, los contenidos abordados, los objetivos de las actividades prácticas y campos prácticos. Verificamos que la mayoría de las escuelas aborda la relación terapéutica en sus propuestas de enseñanza, configurándose como una posibilidad de rescatarse la enfermería en cuanto profesión que se preocupa por el ser humano en su complejidad, en donde el saber hacer preconizado es orientado hacia el respeto de las limitaciones, potencialidades, necesidades y relaciones interpersonales de los pacientes.This study presents a panorama of the insertion of the thematic of therapeutic relationship and therapeutic communication in undergraduate courses in Nursing in the public universities of the State of São Paulo. This is a qualitative and descriptive-analytical research. Data was collected through a questionnaire applied on professors of the area of Psychiatric Nursing and Mental Health from 8 schools and grouped according to the institution, the disciplines, the program and the objectives of the practical activities and practical fields. It was verified that most schools include the therapeutic relationship in their teaching approach, which makes possible the rescue of Nursing as a profession that is concerned with the human being in his/her complexity, in which the know-how is directed to the respect of the patients' limitations, potentialities, needs and interpersonal relations.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4146910.1590/S0080-62342005000300010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 3 (2005); 317-324Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 3 (2005); 317-324Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 3 (2005); 317-3241980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41469/45058http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKantorski, Luciane PradoPinho, Leandro Barbosa deSaeki, ToyokoSouza, Maria Conceição Bernardo de Mello e2012-08-31T20:26:28Zoai:revistas.usp.br:article/41469Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:26:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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