Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213 |
Resumo: | Por meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas. |
id |
USP-24_6b12064fdcce5a46fe20d04d0846d1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136213 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unitAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA"Intensive care unitCritically ill patientsNursing educationBaccalaureat nursing programEducação em enfermagemUnidade de terapia intensivaPaciente graveCurso de graduação em enfermagemPor meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas.The previous knowledge which nursing students have about intensive care and critically ill patients were identified by a pre-test. The study revealed also the student's expectations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit. The data showed that the students' knowledges and expectations are intermixed with prejudices owing to stigmata usually attached to the themes. The study provided bases for the replanning of the teaching, taking into account the students' expectations.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1991-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13621310.1590/0080-6234199102500100113Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 25 n. 1 (1991); 113-120Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 No. 1 (1991); 113-120Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 Núm. 1 (1991); 113-1201980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213/132026http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZago, Márcia Maria FontãoSawada, Namie OkinoCasagrande, Lisete Diniz Ribas2017-08-11T17:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/136213Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:27:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA" |
title |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit |
spellingShingle |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit Zago, Márcia Maria Fontão Intensive care unit Critically ill patients Nursing education Baccalaureat nursing program Educação em enfermagem Unidade de terapia intensiva Paciente grave Curso de graduação em enfermagem |
title_short |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit |
title_full |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit |
title_fullStr |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit |
title_full_unstemmed |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit |
title_sort |
Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit |
author |
Zago, Márcia Maria Fontão |
author_facet |
Zago, Márcia Maria Fontão Sawada, Namie Okino Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
author_role |
author |
author2 |
Sawada, Namie Okino Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago, Márcia Maria Fontão Sawada, Namie Okino Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intensive care unit Critically ill patients Nursing education Baccalaureat nursing program Educação em enfermagem Unidade de terapia intensiva Paciente grave Curso de graduação em enfermagem |
topic |
Intensive care unit Critically ill patients Nursing education Baccalaureat nursing program Educação em enfermagem Unidade de terapia intensiva Paciente grave Curso de graduação em enfermagem |
description |
Por meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213 10.1590/0080-6234199102500100113 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213 |
identifier_str_mv |
10.1590/0080-6234199102500100113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213/132026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 25 n. 1 (1991); 113-120 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 No. 1 (1991); 113-120 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 Núm. 1 (1991); 113-120 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221742537375744 |