Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Márcia Maria Fontão
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Sawada, Namie Okino, Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213
Resumo: Por meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas.
id USP-24_6b12064fdcce5a46fe20d04d0846d1f4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/136213
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unitAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA"Intensive care unitCritically ill patientsNursing educationBaccalaureat nursing programEducação em enfermagemUnidade de terapia intensivaPaciente graveCurso de graduação em enfermagemPor meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas.The previous knowledge which nursing students have about intensive care and critically ill patients were identified by a pre-test. The study revealed also the student's expectations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit. The data showed that the students' knowledges and expectations are intermixed with prejudices owing to stigmata usually attached to the themes. The study provided bases for the replanning of the teaching, taking into account the students' expectations.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1991-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13621310.1590/0080-6234199102500100113Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 25 n. 1 (1991); 113-120Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 No. 1 (1991); 113-120Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 Núm. 1 (1991); 113-1201980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213/132026http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZago, Márcia Maria FontãoSawada, Namie OkinoCasagrande, Lisete Diniz Ribas2017-08-11T17:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/136213Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:27:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA"
title Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
spellingShingle Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
Zago, Márcia Maria Fontão
Intensive care unit
Critically ill patients
Nursing education
Baccalaureat nursing program
Educação em enfermagem
Unidade de terapia intensiva
Paciente grave
Curso de graduação em enfermagem
title_short Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
title_full Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
title_fullStr Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
title_full_unstemmed Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
title_sort Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit
author Zago, Márcia Maria Fontão
author_facet Zago, Márcia Maria Fontão
Sawada, Namie Okino
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author_role author
author2 Sawada, Namie Okino
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Márcia Maria Fontão
Sawada, Namie Okino
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Intensive care unit
Critically ill patients
Nursing education
Baccalaureat nursing program
Educação em enfermagem
Unidade de terapia intensiva
Paciente grave
Curso de graduação em enfermagem
topic Intensive care unit
Critically ill patients
Nursing education
Baccalaureat nursing program
Educação em enfermagem
Unidade de terapia intensiva
Paciente grave
Curso de graduação em enfermagem
description Por meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213
10.1590/0080-6234199102500100113
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213
identifier_str_mv 10.1590/0080-6234199102500100113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/136213/132026
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 25 n. 1 (1991); 113-120
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 No. 1 (1991); 113-120
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 25 Núm. 1 (1991); 113-120
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221742537375744