Entrenamiento en solución de problemas: intervención en Mujeres con depresión

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cade, Nágela Valadão
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Prates, José Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
DOI: 10.1590/S0080-62342001000300004
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41237
Resumo: Estudo exploratório, descritivo, que objetivou, a partir do Treinamento em Solução de Problemas, realizado em 12 sessões de grupo com mulheres internadas por depressão, avaliar o efeito desta intervenção. Para a avaliação, utilizou-se o Inventário de Depressão de BECK, Inventário de Ansiedade - Estado de SPILBERGER, Lista de Problema de MC KAY, Exercício de simulação por escrito sobre enfrentamento em cinco situações e entrevista sobre a percepção em participarem do grupo. Concluiu-se que o treinamento teve efeitos positivos sobre as pacientes, tanto pela técnica, como pela comunicação estabelecida e pelos fatores terapêuticos grupais que surgiram neste cenário.
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spelling Entrenamiento en solución de problemas: intervención en Mujeres con depresiónProblem solving training: intervention in depressed womenTreinamento em solução de problemas: intervenção em mulheres com de pressãoDepressionNursing interventionPsychotherapy groupWomen's healthDepresiónIntervención de enfermeríaEntrenamiento en solución de problemasDepressãoIntervenção de enfermagemPsicoterapia de grupoSaúde da MulherEstudo exploratório, descritivo, que objetivou, a partir do Treinamento em Solução de Problemas, realizado em 12 sessões de grupo com mulheres internadas por depressão, avaliar o efeito desta intervenção. Para a avaliação, utilizou-se o Inventário de Depressão de BECK, Inventário de Ansiedade - Estado de SPILBERGER, Lista de Problema de MC KAY, Exercício de simulação por escrito sobre enfrentamento em cinco situações e entrevista sobre a percepção em participarem do grupo. Concluiu-se que o treinamento teve efeitos positivos sobre as pacientes, tanto pela técnica, como pela comunicação estabelecida e pelos fatores terapêuticos grupais que surgiram neste cenário.Estudio exploratorio descriptivo que objetivô, después del Entrenamiento en solución de problemas realizado en 12 sesiones de grupo con mujeres internadas en hospital por depresión, valuar el efecto de esta intervención. Para la valuación, fueron utilizados el Inventario de depresión de Beck, Inventario de ansiedad de Spilberger, Lista de problema de McKay, Ejercicio por escrito sobre afrentaiento (coping) en cinco situaciones y entrevista sobre compresión de la participación del grupo. La conclusión fue que el entrenamiento tuvo efectos positivos sobre las pacientes, tanto pela tecnica, como pela comunicación establecida y pelos factores terapêuticos del grupo que surgiron en este escenario.This is an exploratory and descriptive study which has aimed from the Problem Solving Training accomplished in 12 group sessions with women admitted to hospital suffering from depression, to evaluate the effect of this intervention. BECK Depression Scale, SPILBERGER Anxiety State Scale, MCKAY Problem List, a Written Simulation Exercises about coping in five situations and an interview about the perception of group participation were used for the assessment of the patients. It was concluded that the training had positive effects about the women as for the technique used as for the communication established and for group therapeutic factors which appeared in this scenery.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4123710.1590/S0080-62342001000300004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 3 (2001); 223-229Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 3 (2001); 223-229Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 3 (2001); 223-2291980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41237/44791http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCade, Nágela ValadãoPrates, José Gilberto2012-08-31T18:49:54Zoai:revistas.usp.br:article/41237Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:49:54Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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