Os significados atribuídos ao cuidar de pacientes com aids
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41129 |
Resumo: | Este estudo apresenta o resultado de pesquisa envolvendo 27 profissionais da saúde, que atendem pacientes com aidsem enfermarias de isolamento, em Centro de Referência Regional para aids. Os dados do estudo, analisados e interpretados segundo a Fenomenologia Existencial, mostram a visão dos profissionais a respeito desse cuidado: trabalha-se com um paciente difícil, exigente, discriminado, embora deva ser visto como igual aos outros pacientes; o medo do contágio e o preconceito interferem na assistência e no relacionamento com este paciente; prejudicando a postura profissional; há a percepção a respeito dos efeitos deletérios do isolamento para os pacientes com aids, porém não se visualizam perspectivas para oferecer apoio efetivo. Os resultados sugerem a necessidade de implementar programas educativos e de apoio aos profissionais da área. |
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Os significados atribuídos ao cuidar de pacientes com aidsCaring for patients with aidsAidsIsolamento de pacientesAssistência à saúdeAidsPatient isolationAssistance to healthEste estudo apresenta o resultado de pesquisa envolvendo 27 profissionais da saúde, que atendem pacientes com aidsem enfermarias de isolamento, em Centro de Referência Regional para aids. Os dados do estudo, analisados e interpretados segundo a Fenomenologia Existencial, mostram a visão dos profissionais a respeito desse cuidado: trabalha-se com um paciente difícil, exigente, discriminado, embora deva ser visto como igual aos outros pacientes; o medo do contágio e o preconceito interferem na assistência e no relacionamento com este paciente; prejudicando a postura profissional; há a percepção a respeito dos efeitos deletérios do isolamento para os pacientes com aids, porém não se visualizam perspectivas para oferecer apoio efetivo. Os resultados sugerem a necessidade de implementar programas educativos e de apoio aos profissionais da área.This study presents the results of a research conducted with 27 health professionals caring for patients with aids on the isolation ward of a Regional Reference Center of aids. Data were analyzed and interpreted according to the Existential Phenomenology and demonstrate the view of professionals regarding to this type of caring for. This is a tough, demanding and discriminated patient who shoud be seen just like any other patient; the fear of contagion and prejudice interfere in the deliver of care and in the relationship with this patient, damaging the professional attitude. Although the deleterious effects of the isolation ward on patients are perceived, there are no signs of any perspectives of offering effective support to these patients. The results of the research suggest the need of introducing educational and supporting programas to professionals of this area.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4112910.1590/S0080-62342000000100001Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 1 (2000); 1-8Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 1 (2000); 1-8Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 1 (2000); 1-81980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41129/44675http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSadala, Maria Lúcia AraújoMatias, Luciana Oliveira2012-08-31T18:22:41Zoai:revistas.usp.br:article/41129Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:22:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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