Proceso de trabajo del equipo de enfermería en Centros de Acompañamiento Psicosocial Infantil y Juvenil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/190511 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer o processo de trabalho da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de um município do estado de São Paulo. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, embasado na abordagem do materialismo histórico e dialético, realizado com a equipe de enfermagem por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Resultados: Participaram 11 sujeitos da equipe de enfermagem. O processo de trabalho da equipe de enfermagem emerge da tensão dialética de duas categorias: o não saber, pautado na alienação do processo de trabalho de enfermagem e na subordinação ao saber da equipe multiprofissional, e o saber pautado na clínica de enfermagem delineada entre as perspectivas biológica e relacional. Conclusão: O processo de trabalho da equipe de enfermagem acontece quando pautado em um não saber pela alienação ao saber do outro, e em um saber por meio da implementação do Processo de Enfermagem pela Sistematização da Assistência de Enfermagem na perspectiva biológica, considerando aspectos relacionais e administrativos, o que se configura como uma contradição. |
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Proceso de trabajo del equipo de enfermería en Centros de Acompañamiento Psicosocial Infantil y JuvenilProcesso de trabalho da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial Infanto-JuvenilThe nursing team work process in Children and Adolescents Psychosocial Care CentersPsychiatric NursingNursing ProcessWorkChildMental HealthEnfermagem PsiquiátricaProcesso de EnfermagemTrabalhoCriançaSaúde MentalEnfermería PsiquiátricaProceso de EnfermeríaTrabajoNiñoSalud MentalObjetivo: Conhecer o processo de trabalho da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de um município do estado de São Paulo. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, embasado na abordagem do materialismo histórico e dialético, realizado com a equipe de enfermagem por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Resultados: Participaram 11 sujeitos da equipe de enfermagem. O processo de trabalho da equipe de enfermagem emerge da tensão dialética de duas categorias: o não saber, pautado na alienação do processo de trabalho de enfermagem e na subordinação ao saber da equipe multiprofissional, e o saber pautado na clínica de enfermagem delineada entre as perspectivas biológica e relacional. Conclusão: O processo de trabalho da equipe de enfermagem acontece quando pautado em um não saber pela alienação ao saber do outro, e em um saber por meio da implementação do Processo de Enfermagem pela Sistematização da Assistência de Enfermagem na perspectiva biológica, considerando aspectos relacionais e administrativos, o que se configura como uma contradição.Objective: To know the nursing team work process in Children and Adolescents Psychosocial Care Centers in a city of the state of São Paulo. Method: This is a qualitative, descriptive, and exploratory study, based on the approach of historical and dialectical materialism, carried out with the nursing team through participant observation and semi-structured interviews. Results: Eleven subjects from the nursing team participated in the study. The nursing team work process emerges from the dialectical tension of two categories: the non-knowledge, based on the alienation of the nursing work process and subordination to the knowledge of the multidisciplinary team, and the knowledge based on the nursing clinic outlined within the biological and relational perspectives. Conclusion: The nursing team work process takes place when guided by a non-knowledge resulting from alienation due to the knowledge of the other, and by knowledge through the implementation of the Nursing Process through the Nursing Care Systematization based on a biological perspective, considering relational and administrative aspects, which emerges as a contradiction.Objetivo: Conocer el proceso de trabajo del equipo de enfermería en Centros de Acompañamiento Psicosocial Infantil y Juvenil de un municipio de la provincia de São Paulo. Método: Estudio cualitativo; descriptivo y exploratorio; basado en el abordaje del materialismo histórico y dialéctico; realizado con el equipo de enfermería por medio de observación participante y entrevistas semiestructuradas. Resultados: Participaron 11 miembros del equipo de enfermería. Su proceso de trabajo surge de la tensión dialéctica de dos clases: el no saber; basado en la alienación del proceso de trabajo de enfermería y la subordinación al saber del equipo multiprofesional; y al saber basado en la clínica de enfermería diseñada entre la perspectiva biológica y relacional. Conclusión: El proceso de trabajo del equipo de enfermería ocurre cuando basado en un “no saber” por la alienación al saber de uno; y en un saber a través de la implementación del Proceso de Enfermería por la Sistematización del Acompañamiento de Enfermería en la perspectiva biológica; considerando aspectos de relación y administración; lo que se define como una contradicción.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19051110.1590/S1980-220X2020044403775Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03775Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03775Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037751980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/190511/175803https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/190511/175802http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelfini, GiuliaToledo, Vanessa PellegrinoGarcia, Ana Paula Rigon Francischetti2021-09-09T17:33:47Zoai:revistas.usp.br:article/190511Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-09-09T17:33:47Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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