Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Val,Luciane Ferreira do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,José Augusto de Souza, Rincón,Laura Alarcón, Lima,Renata Holanda dos Anjos, Barbosa,Ricardo Luís, Nichiata,Lucia Yazuko Izumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300702
Resumo: Estudo exploratório, descritivo, comparativo, com abordagem quantitativa, cujo objetivo foi comparar o conhecimento de estudantes do ensino médio de duas escolas estaduais públicas de Peruíbe, SP, Brasil, sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids), nos anos de 1999 e 2010. Nos dois anos, na população estudada predominaram estudantes do sexo feminino, menores de 18 anos, solteiros e de cor branca. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa quanto ao conhecimento sobre HIV/aids entre os grupos estudados. Verificou-se que mesmo havendo intervalo de dez anos entre os estudos, os dois grupos de estudantes não se consideraram vulneráveis ao HIV e apresentaram dúvidas quanto ao conhecimento correto sobre o tema, o que indica a necessidade de sua abordagem contínua com adolescentes jovens.
id USP-24_72063a09a0b1d614ea71dbe3ffc8f276
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000300702
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?HIVSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaEstudantesEnsino Fundamental e MédioConhecimentoEnfermagem em saúde públicaEstudo exploratório, descritivo, comparativo, com abordagem quantitativa, cujo objetivo foi comparar o conhecimento de estudantes do ensino médio de duas escolas estaduais públicas de Peruíbe, SP, Brasil, sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids), nos anos de 1999 e 2010. Nos dois anos, na população estudada predominaram estudantes do sexo feminino, menores de 18 anos, solteiros e de cor branca. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa quanto ao conhecimento sobre HIV/aids entre os grupos estudados. Verificou-se que mesmo havendo intervalo de dez anos entre os estudos, os dois grupos de estudantes não se consideraram vulneráveis ao HIV e apresentaram dúvidas quanto ao conhecimento correto sobre o tema, o que indica a necessidade de sua abordagem contínua com adolescentes jovens.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300702Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.3 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000300025info:eu-repo/semantics/openAccessVal,Luciane Ferreira doSilva,José Augusto de SouzaRincón,Laura AlarcónLima,Renata Holanda dos AnjosBarbosa,Ricardo LuísNichiata,Lucia Yazuko Izumipor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000300702Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-11-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
title Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
spellingShingle Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
Val,Luciane Ferreira do
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Estudantes
Ensino Fundamental e Médio
Conhecimento
Enfermagem em saúde pública
title_short Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
title_full Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
title_fullStr Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
title_full_unstemmed Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
title_sort Estudantes do ensino médio e o conhecimento em HIV/AIDS: que mudou em dez anos?
author Val,Luciane Ferreira do
author_facet Val,Luciane Ferreira do
Silva,José Augusto de Souza
Rincón,Laura Alarcón
Lima,Renata Holanda dos Anjos
Barbosa,Ricardo Luís
Nichiata,Lucia Yazuko Izumi
author_role author
author2 Silva,José Augusto de Souza
Rincón,Laura Alarcón
Lima,Renata Holanda dos Anjos
Barbosa,Ricardo Luís
Nichiata,Lucia Yazuko Izumi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Val,Luciane Ferreira do
Silva,José Augusto de Souza
Rincón,Laura Alarcón
Lima,Renata Holanda dos Anjos
Barbosa,Ricardo Luís
Nichiata,Lucia Yazuko Izumi
dc.subject.por.fl_str_mv HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Estudantes
Ensino Fundamental e Médio
Conhecimento
Enfermagem em saúde pública
topic HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Estudantes
Ensino Fundamental e Médio
Conhecimento
Enfermagem em saúde pública
description Estudo exploratório, descritivo, comparativo, com abordagem quantitativa, cujo objetivo foi comparar o conhecimento de estudantes do ensino médio de duas escolas estaduais públicas de Peruíbe, SP, Brasil, sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids), nos anos de 1999 e 2010. Nos dois anos, na população estudada predominaram estudantes do sexo feminino, menores de 18 anos, solteiros e de cor branca. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa quanto ao conhecimento sobre HIV/aids entre os grupos estudados. Verificou-se que mesmo havendo intervalo de dez anos entre os estudos, os dois grupos de estudantes não se consideraram vulneráveis ao HIV e apresentaram dúvidas quanto ao conhecimento correto sobre o tema, o que indica a necessidade de sua abordagem contínua com adolescentes jovens.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300702
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420130000300025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.3 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536167022592