CARACTERÍSTICAS DO DOCENTE DE ENFERMAGEM QUE FACILITAM AO ESTUDANTE O PROCESSO DE SE TORNAR ENFERMEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neira Huerta,Edelia del Pilar
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341988000100145
Resumo: Nossa experiência como docente de enfermagem permite-nos afirmar, de modo geral, a constante preocupação dos docentes das diferentes escolas e faculdades de enfermagem com a formação dos futuros profissionais. Assim, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino, eles analisam e avaliam continuamente seus programas, planejando e implementando atividades teóricas e práticas novas ou diferentes. No entanto, apesar dessa preocupação, temos observado que o comportamento profissional da maioria dos enfermeiros de campo, especialmente daqueles há pouco tempo formados, não reflete muito daquilo que lhes fora ensinado. Não raro, eles manifestam insatisfação quanto à sua prática profissional, porém, pouco ou nada demonstram fazer para modificar essa realidade e obter auto-realização profissional. Múltiplos são, sem dúvida, os fatores que intervém e determinam a problemática acima delineada, mas, certamente, um deles é a qualidade que esses enfermeiros atribuem às diferentes experiências ou situações de aprendizagem por eles vivenciadas enquanto alunos do curso de graduação, experiências essas em que a pessoa do docente é sempre um elemento integrante e relevante. É inquestionável que o docente de enfermagem, como qualquer professor, exerce grande influência na qualidade das experiências, e na vida, de seus alunos. Através de sua atitude em relação ao processo educativo, particularmente em relação ao sujeito desse processo — o estudante — o docente de enfermagem pode, ou não, contribuir de maneira consistente e significativa para o amadurecimento emocional e para o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, facilitando-lhes, assim, o processo de se tornarem profissionais. A falta de estudos a respeito desses aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem de enfermagem em nosso meio parece indicar que, em geral, os docentes da área conferem maior importância à qualidade do ensino do que à qualidade da aprendizagem. Preocupadas com essas observações em uma época que consideramos crítica para a enfermagem profissional brasileira, sentimos intensa motivação para identificar as características do docente de enfermagem que enriquecem as experiências de aprendizagem do estudante e que, conseqüentemente, lhe facilitam o processo de se tornar enfermeiro.
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