Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico. |
id |
USP-24_7777d7bd83cf3bce204ce3f5e4930fd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342013000100024 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmoCirurgia geralAbsenteísmoTelefoneAvaliaçãoEnfermagem de centro cirúrgicoO presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.1 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342013000100024info:eu-repo/semantics/openAccessAvila,Marla Andréia Garcia deBocchi,Silvia Cristina Manginipor2013-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000100024Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-03-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
title |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
spellingShingle |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo Avila,Marla Andréia Garcia de Cirurgia geral Absenteísmo Telefone Avaliação Enfermagem de centro cirúrgico |
title_short |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
title_full |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
title_fullStr |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
title_full_unstemmed |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
title_sort |
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo |
author |
Avila,Marla Andréia Garcia de |
author_facet |
Avila,Marla Andréia Garcia de Bocchi,Silvia Cristina Mangini |
author_role |
author |
author2 |
Bocchi,Silvia Cristina Mangini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila,Marla Andréia Garcia de Bocchi,Silvia Cristina Mangini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cirurgia geral Absenteísmo Telefone Avaliação Enfermagem de centro cirúrgico |
topic |
Cirurgia geral Absenteísmo Telefone Avaliação Enfermagem de centro cirúrgico |
description |
O presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342013000100024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.1 2013 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936536067407872 |