Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila,Marla Andréia Garcia de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bocchi,Silvia Cristina Mangini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024
Resumo: O presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.
id USP-24_7777d7bd83cf3bce204ce3f5e4930fd7
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000100024
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmoCirurgia geralAbsenteísmoTelefoneAvaliaçãoEnfermagem de centro cirúrgicoO presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.1 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342013000100024info:eu-repo/semantics/openAccessAvila,Marla Andréia Garcia deBocchi,Silvia Cristina Manginipor2013-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000100024Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-03-15T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
title Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
spellingShingle Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
Avila,Marla Andréia Garcia de
Cirurgia geral
Absenteísmo
Telefone
Avaliação
Enfermagem de centro cirúrgico
title_short Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
title_full Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
title_fullStr Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
title_full_unstemmed Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
title_sort Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo
author Avila,Marla Andréia Garcia de
author_facet Avila,Marla Andréia Garcia de
Bocchi,Silvia Cristina Mangini
author_role author
author2 Bocchi,Silvia Cristina Mangini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila,Marla Andréia Garcia de
Bocchi,Silvia Cristina Mangini
dc.subject.por.fl_str_mv Cirurgia geral
Absenteísmo
Telefone
Avaliação
Enfermagem de centro cirúrgico
topic Cirurgia geral
Absenteísmo
Telefone
Avaliação
Enfermagem de centro cirúrgico
description O presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342013000100024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.1 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536067407872