Problemas posturais X mobiliário: uma investigação ergonômica junto aos usuários de microcomputadores de uma escola de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34980 |
Resumo: | A utilização de microcomputadores tem se tornado imprescindível atualmente e o pessoal de enfermagem, de encontro a esse avanço tecnológico vem incorporando o em sua prática, a qual é iniciada no curso de graduação. Como usuários da seção de informática de uma escola de enfermagem passamos a observar queixas de alunos em relação a adequação dos mobiliários utilizados. Interessou-nos então, desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar os mobiliários da, sala de informática com vistas às recomendações ergonômicas e identificar as posturas corporais adotadas pelos alunos na realização da atividade de digitação. Os procedimentos utilizados foram executados em 3 fases, observação livre do ambiente físico e mensuração dos mobiliários, observação das posturas corporais e entrevistas. Os resultados apontaram que o mobiliário utilizado é inadequado no que se refere a: bancada fixa, sem apoio para os pés, sem porta documentos; as cadeiras não são reguláveis, tem largura, do encosto fora dos padrões recomendados, não possuem braços e rodas, só tem quatro pés e tem, revestimento escorregadio e duro. Apenas em 18,6% do período observado foi adotada a postura considerada ideal para atividade de digitação, ou seja, coluna vertebral ereta,, cotovelos na altura do nível da bancada, pernas fletidas e pés apoiados. Sugere-se o planejamento de postos de trabalho para digitação a partir de dados relativos as medidas antropométricas dos usuários e da utilização de mobiliários adequados, a fim de que se possa oh ter um conjunto harmonioso entre mobiliário, ambiente e usuário proporcionando conforto e evitando problemas de saúde. |
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Problemas posturais X mobiliário: uma investigação ergonômica junto aos usuários de microcomputadores de uma escola de enfermagem Posture problems X furniture: an ergonomic investigation with the personal computer users from a nursing school PosturePersonal computerNursingPosturaMicrocomputadorEnfermagem A utilização de microcomputadores tem se tornado imprescindível atualmente e o pessoal de enfermagem, de encontro a esse avanço tecnológico vem incorporando o em sua prática, a qual é iniciada no curso de graduação. Como usuários da seção de informática de uma escola de enfermagem passamos a observar queixas de alunos em relação a adequação dos mobiliários utilizados. Interessou-nos então, desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar os mobiliários da, sala de informática com vistas às recomendações ergonômicas e identificar as posturas corporais adotadas pelos alunos na realização da atividade de digitação. Os procedimentos utilizados foram executados em 3 fases, observação livre do ambiente físico e mensuração dos mobiliários, observação das posturas corporais e entrevistas. Os resultados apontaram que o mobiliário utilizado é inadequado no que se refere a: bancada fixa, sem apoio para os pés, sem porta documentos; as cadeiras não são reguláveis, tem largura, do encosto fora dos padrões recomendados, não possuem braços e rodas, só tem quatro pés e tem, revestimento escorregadio e duro. Apenas em 18,6% do período observado foi adotada a postura considerada ideal para atividade de digitação, ou seja, coluna vertebral ereta,, cotovelos na altura do nível da bancada, pernas fletidas e pés apoiados. Sugere-se o planejamento de postos de trabalho para digitação a partir de dados relativos as medidas antropométricas dos usuários e da utilização de mobiliários adequados, a fim de que se possa oh ter um conjunto harmonioso entre mobiliário, ambiente e usuário proporcionando conforto e evitando problemas de saúde. The computer usage has become essential nowadays and the Nursing staff meeting this technological improvement has been assimilating it in practice, which is started in Graduation course. As users of the computer division from a Nursing School we have observed students complaints related to adequacy of the furniture used, then, we were interested in developing this research which has as object to analyze the furniture from the computer division according to the ergonomic recommendation and identify body posture adopted by the students in typing activity. The procedures used were performed in three stages, which were: free supervision of environment and furniture measure, surveillance of body posture and interviews. The results pointed out that the furniture is inappropriate referring to: fixed counter without foot, support, without document case; chairs are not regulative, back support width out of recommended standards, there are no armrest and wheels, there are only four legs and the covering is slimy and stiff. Only in 18,6% of the observation period the students adopted the perfect posture in typing activity, that is, upright spinal column, elbows at the same level of the counter, deflected legs and supported feet. It is suggested that the workplace be planned for typing from known facts related to anthropometric dimensions of the users and use of proper furniture in order to obtain a concordant set among furniture, milieu and user providing comfort and avoiding health, problems. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/3498010.1590/S0080-62341997000300002Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 31 n. 3 (1997); 368-386 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 31 No. 3 (1997); 368-386 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 31 Núm. 3 (1997); 368-386 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34980/37718http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Maria Helena VersianiMarziale, Maria Helena Palucci2012-07-24T20:09:35Zoai:revistas.usp.br:article/34980Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-24T20:09:35Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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