Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034 |
Resumo: | Objetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool. |
id |
USP-24_838c05aecdedfaa63c37a2df3d78b971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/197034 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcoolParticipation of adolescents from the Quilombola community in the creation of an educational game about alcohol consumptionParticipación de adolescentes de comunidad Quilombola en la creación de juego educativo sobre consumo de alcoholMateriales Educativos y de DivulgaciónAdolescenteEtanolGrupo de Ascendencia Continental AfricanaEnfermería PediátricaMateriais Educativos e de DivulgaçãoAdolescenteÁlcoolGrupo com Ancestrais do Continente AfricanoEnfermagem PediátricaEducational and Promotional MaterialsAdolescentEthanolAfrican Continental Ancestry GroupPediatric NursingObjetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.Objetivo: Describir y discutir la participación de adolescentes de una comunidad quilombola en la transformación de cómics de “Una Historia Posible” (Uma História Possível), del Almanaque sobre alcohol en juego educativo. Método: Implementación del método creativo y sensible de investigación basada en arte, con adolescentes de una comunidad quilombola de Espírito Santo, Brasil, en el desarrollo de un juego de mesa. Resultados: El espacio democrático e interactivo favoreció la problematización de imágenes y narrativas sobre el consumo de alcohol mediado en los cómics. El grupo seleccionó escenas, reordenó la historia, elaboró preguntas y charadas, formuló aserciones de mito o verdad en una composición de 17 fichas del juego de mesa. Se evaluó el potencial del juego como herramienta mediadora de contenido para promover el aprendizaje, el repaso y la memorización de contenidos científicos. Conclusión: La participación activa y dinámica de adolescentes ocurrió desde la concepción hasta la evaluación del juego de mesa, estimulándolos a la reflexión sobre un contexto comunitario de permisividad cultural de uso del alcohol.Objective: To describe and discuss the participation of adolescents from a quilombola community in the transformation of the comic “Possible Story” (“Uma História Possível”), from the Comic on alcohol, into an educational game. Method: Implementation of the creative and sensitive method of art-based research, with adolescents from a quilombola community in the state of Espírito Santo, for the development of a board game. Results: The democratic and interactive space favored the problematization of images and narratives about alcohol consumption mediated in the comic book. The group selected scenes, reordered the story, devised questions and riddles, formulated true and false assertions in a 17-card composition of the board game. The potential of the game as a content mediating tool to promote learning, reinforcement, and fixation of scientific content was evaluated. Conclusion: The active and dynamic participation of adolescents took place from conception to evaluation of the board game, encouraging them to reflect on a community context of cultural permissiveness of alcohol use.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19703410.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210402Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210402Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202104021980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181387https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181386http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes-Partelli, Adriana NunesCoelho, Marta PereiraSantos, Séfora GaspariniSantos, Isabela LorenciniCabral, Ivone Evangelista 2022-04-28T12:53:57Zoai:revistas.usp.br:article/197034Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-04-28T12:53:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool Participation of adolescents from the Quilombola community in the creation of an educational game about alcohol consumption Participación de adolescentes de comunidad Quilombola en la creación de juego educativo sobre consumo de alcohol |
title |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool |
spellingShingle |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool Moraes-Partelli, Adriana Nunes Materiales Educativos y de Divulgación Adolescente Etanol Grupo de Ascendencia Continental Africana Enfermería Pediátrica Materiais Educativos e de Divulgação Adolescente Álcool Grupo com Ancestrais do Continente Africano Enfermagem Pediátrica Educational and Promotional Materials Adolescent Ethanol African Continental Ancestry Group Pediatric Nursing |
title_short |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool |
title_full |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool |
title_fullStr |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool |
title_full_unstemmed |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool |
title_sort |
Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool |
author |
Moraes-Partelli, Adriana Nunes |
author_facet |
Moraes-Partelli, Adriana Nunes Coelho, Marta Pereira Santos, Séfora Gasparini Santos, Isabela Lorencini Cabral, Ivone Evangelista |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Marta Pereira Santos, Séfora Gasparini Santos, Isabela Lorencini Cabral, Ivone Evangelista |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes-Partelli, Adriana Nunes Coelho, Marta Pereira Santos, Séfora Gasparini Santos, Isabela Lorencini Cabral, Ivone Evangelista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiales Educativos y de Divulgación Adolescente Etanol Grupo de Ascendencia Continental Africana Enfermería Pediátrica Materiais Educativos e de Divulgação Adolescente Álcool Grupo com Ancestrais do Continente Africano Enfermagem Pediátrica Educational and Promotional Materials Adolescent Ethanol African Continental Ancestry Group Pediatric Nursing |
topic |
Materiales Educativos y de Divulgación Adolescente Etanol Grupo de Ascendencia Continental Africana Enfermería Pediátrica Materiais Educativos e de Divulgação Adolescente Álcool Grupo com Ancestrais do Continente Africano Enfermagem Pediátrica Educational and Promotional Materials Adolescent Ethanol African Continental Ancestry Group Pediatric Nursing |
description |
Objetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181387 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210402 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210402 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210402 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221748853997568 |