Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes-Partelli, Adriana Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coelho, Marta Pereira, Santos, Séfora Gasparini, Santos, Isabela Lorencini, Cabral, Ivone Evangelista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034
Resumo: Objetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.
id USP-24_838c05aecdedfaa63c37a2df3d78b971
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/197034
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcoolParticipation of adolescents from the Quilombola community in the creation of an educational game about alcohol consumptionParticipación de adolescentes de comunidad Quilombola en la creación de juego educativo sobre consumo de alcoholMateriales Educativos y de DivulgaciónAdolescenteEtanolGrupo de Ascendencia Continental AfricanaEnfermería PediátricaMateriais Educativos e de DivulgaçãoAdolescenteÁlcoolGrupo com Ancestrais do Continente AfricanoEnfermagem PediátricaEducational and Promotional MaterialsAdolescentEthanolAfrican Continental Ancestry GroupPediatric NursingObjetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.Objetivo: Describir y discutir la participación de adolescentes de una comunidad quilombola en la transformación de cómics de “Una Historia Posible” (Uma História Possível), del Almanaque sobre alcohol en juego educativo. Método: Implementación del método creativo y sensible de investigación basada en arte, con adolescentes de una comunidad quilombola de Espírito Santo, Brasil, en el desarrollo de un juego de mesa. Resultados: El espacio democrático e interactivo favoreció la problematización de imágenes y narrativas sobre el consumo de alcohol mediado en los cómics. El grupo seleccionó escenas, reordenó la historia, elaboró preguntas y charadas, formuló aserciones de mito o verdad en una composición de 17 fichas del juego de mesa. Se evaluó el potencial del juego como herramienta mediadora de contenido para promover el aprendizaje, el repaso y la memorización de contenidos científicos. Conclusión: La participación activa y dinámica de adolescentes ocurrió desde la concepción hasta la evaluación del juego de mesa, estimulándolos a la reflexión sobre un contexto comunitario de permisividad cultural de uso del alcohol.Objective: To describe and discuss the participation of adolescents from a quilombola community in the transformation of the comic “Possible Story” (“Uma História Possível”), from the Comic on alcohol, into an educational game. Method: Implementation of the creative and sensitive method of art-based research, with adolescents from a quilombola community in the state of Espírito Santo, for the development of a board game. Results: The democratic and interactive space favored the problematization of images and narratives about alcohol consumption mediated in the comic book. The group selected scenes, reordered the story, devised questions and riddles, formulated true and false assertions in a 17-card composition of the board game. The potential of the game as a content mediating tool to promote learning, reinforcement, and fixation of scientific content was evaluated. Conclusion: The active and dynamic participation of adolescents took place from conception to evaluation of the board game, encouraging them to reflect on a community context of cultural permissiveness of alcohol use.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19703410.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210402Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210402Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202104021980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181387https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181386http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes-Partelli, Adriana NunesCoelho, Marta PereiraSantos, Séfora GaspariniSantos, Isabela LorenciniCabral, Ivone Evangelista 2022-04-28T12:53:57Zoai:revistas.usp.br:article/197034Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-04-28T12:53:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
Participation of adolescents from the Quilombola community in the creation of an educational game about alcohol consumption
Participación de adolescentes de comunidad Quilombola en la creación de juego educativo sobre consumo de alcohol
title Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
spellingShingle Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
Moraes-Partelli, Adriana Nunes
Materiales Educativos y de Divulgación
Adolescente
Etanol
Grupo de Ascendencia Continental Africana
Enfermería Pediátrica
Materiais Educativos e de Divulgação
Adolescente
Álcool
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Enfermagem Pediátrica
Educational and Promotional Materials
Adolescent
Ethanol
African Continental Ancestry Group
Pediatric Nursing
title_short Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
title_full Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
title_fullStr Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
title_full_unstemmed Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
title_sort Participação de adolescentes de comunidade Quilombola na criação de jogo educativo sobre o consumo de álcool
author Moraes-Partelli, Adriana Nunes
author_facet Moraes-Partelli, Adriana Nunes
Coelho, Marta Pereira
Santos, Séfora Gasparini
Santos, Isabela Lorencini
Cabral, Ivone Evangelista
author_role author
author2 Coelho, Marta Pereira
Santos, Séfora Gasparini
Santos, Isabela Lorencini
Cabral, Ivone Evangelista
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes-Partelli, Adriana Nunes
Coelho, Marta Pereira
Santos, Séfora Gasparini
Santos, Isabela Lorencini
Cabral, Ivone Evangelista
dc.subject.por.fl_str_mv Materiales Educativos y de Divulgación
Adolescente
Etanol
Grupo de Ascendencia Continental Africana
Enfermería Pediátrica
Materiais Educativos e de Divulgação
Adolescente
Álcool
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Enfermagem Pediátrica
Educational and Promotional Materials
Adolescent
Ethanol
African Continental Ancestry Group
Pediatric Nursing
topic Materiales Educativos y de Divulgación
Adolescente
Etanol
Grupo de Ascendencia Continental Africana
Enfermería Pediátrica
Materiais Educativos e de Divulgação
Adolescente
Álcool
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Enfermagem Pediátrica
Educational and Promotional Materials
Adolescent
Ethanol
African Continental Ancestry Group
Pediatric Nursing
description Objetivo: Descrever e discutir a participação de adolescentes de uma comunidade quilombola na transformação de quadrinhos de “Uma História Possível”, do Almanaque sobre o álcool, em jogo educativo. Método: Implementação do método criativo e sensível de pesquisa baseada em arte, com adolescentes de uma comunidade quilombola do Espírito Santo, no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Resultados: O espaço democrático e interativo favoreceu a problematização de imagens e narrativas sobre o consumo de álcool mediadas na história em quadrinhos. O grupo selecionou cenas, reordenou a história, elaborou perguntas e charadas, formulou asserções de verdadeiro e falso numa S composição de 17 cartas do jogo de tabuleiro. Avaliou-se o potencial do jogo como ferramenta mediadora de conteúdo para promover a aprendizagem, o reforço e fixação de conteúdos científicos. Conclusão: A participação ativa e dinâmica de adolescentes deu-se desde a concepção até a avaliação do jogo de tabuleiro, estimulando-os à reflexão sobre um contexto comunitário de permissividade cultural de uso do álcool.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0402
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181387
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/197034/181386
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210402
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210402
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210402
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748853997568