Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roehrs,Hellen
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maftum,Mariluci Alves, Zagonel,Ivete Palmira Sanson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000200026
Resumo: Pesquisa qualitativa realizada com 11 professores de um colégio estadual de Curitiba, para apreender como os professores do ensino fundamental percebem a adolescência. As informações foram coletadas por meio da estratégia Discussão de Grupo e organizadas em quatro categorias temáticas. Identificou-se nos relatos dos professores a pluralidade de significações atribuídas ao processo de adolescer, com ênfase na singularidade da adolescência. A adolescência se constitui em fenômeno singular, apresenta variações de acordo com a cultura, classe social, raça, gênero e idade, configurando distintas formas de vivenciá-la. Mesmo com essa diversidade, é possível desenvolver relações com adolescente que incluam a atenção, dedicação, conforto, paciência e sensibilidade, além da transmissão dos conteúdos curriculares.
id USP-24_863bff3f02f8fe94f0c61d94c85eec29
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342010000200026
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Adolescência na percepção de professores do ensino fundamentalAdolescenteEducaçãoEnsino fundamental e médioRelações interpessoaisPesquisa qualitativa realizada com 11 professores de um colégio estadual de Curitiba, para apreender como os professores do ensino fundamental percebem a adolescência. As informações foram coletadas por meio da estratégia Discussão de Grupo e organizadas em quatro categorias temáticas. Identificou-se nos relatos dos professores a pluralidade de significações atribuídas ao processo de adolescer, com ênfase na singularidade da adolescência. A adolescência se constitui em fenômeno singular, apresenta variações de acordo com a cultura, classe social, raça, gênero e idade, configurando distintas formas de vivenciá-la. Mesmo com essa diversidade, é possível desenvolver relações com adolescente que incluam a atenção, dedicação, conforto, paciência e sensibilidade, além da transmissão dos conteúdos curriculares.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000200026Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.2 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000200026info:eu-repo/semantics/openAccessRoehrs,HellenMaftum,Mariluci AlvesZagonel,Ivete Palmira Sansonpor2010-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000200026Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-07-01T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
title Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
spellingShingle Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
Roehrs,Hellen
Adolescente
Educação
Ensino fundamental e médio
Relações interpessoais
title_short Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
title_full Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
title_fullStr Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
title_sort Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental
author Roehrs,Hellen
author_facet Roehrs,Hellen
Maftum,Mariluci Alves
Zagonel,Ivete Palmira Sanson
author_role author
author2 Maftum,Mariluci Alves
Zagonel,Ivete Palmira Sanson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roehrs,Hellen
Maftum,Mariluci Alves
Zagonel,Ivete Palmira Sanson
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Educação
Ensino fundamental e médio
Relações interpessoais
topic Adolescente
Educação
Ensino fundamental e médio
Relações interpessoais
description Pesquisa qualitativa realizada com 11 professores de um colégio estadual de Curitiba, para apreender como os professores do ensino fundamental percebem a adolescência. As informações foram coletadas por meio da estratégia Discussão de Grupo e organizadas em quatro categorias temáticas. Identificou-se nos relatos dos professores a pluralidade de significações atribuídas ao processo de adolescer, com ênfase na singularidade da adolescência. A adolescência se constitui em fenômeno singular, apresenta variações de acordo com a cultura, classe social, raça, gênero e idade, configurando distintas formas de vivenciá-la. Mesmo com essa diversidade, é possível desenvolver relações com adolescente que incluam a atenção, dedicação, conforto, paciência e sensibilidade, além da transmissão dos conteúdos curriculares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000200026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342010000200026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.2 2010
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936533692383232