A equipe de enfermagem e o mito do trabalho em grupo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41315 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivos: análise dos comportamentos individuais no transcorrer da "passagem de plantão"; e análise do comportamento grupal na realização da referida tarefa, a partir da observação cenas filmadas da equipe de enfermagem, recebendo e passando o plantão. Na análise dos comportamentos individuais, foi utilizada uma lista de indicadores de comunicação não -verbal. Na análise dos comportamentos grupais foi utilizada uma lista de indicadores, considerando os conceitos de processo grupal. Os resultados mostraram que os indicadores não -verbais ineficazes predominaram, e os indicadores grupais inadequados foram mais expressivos. Com base nesses resultados, pode-se concluir que a "passagem de plantão" não se constituiu como uma atividade grupal. |
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A equipe de enfermagem e o mito do trabalho em grupoEl equipo de enfermeria yel mito del trabajo en grupoThe nursing staff and the myth of group workNursing staffGroup processesNonverbal communicationEquipo de enfermeríaProcesos de grupoComunicación no verbalEquipe de enfermagemProcessos grupaisComunicação não verbalEste estudo tem como objetivos: análise dos comportamentos individuais no transcorrer da "passagem de plantão"; e análise do comportamento grupal na realização da referida tarefa, a partir da observação cenas filmadas da equipe de enfermagem, recebendo e passando o plantão. Na análise dos comportamentos individuais, foi utilizada uma lista de indicadores de comunicação não -verbal. Na análise dos comportamentos grupais foi utilizada uma lista de indicadores, considerando os conceitos de processo grupal. Os resultados mostraram que os indicadores não -verbais ineficazes predominaram, e os indicadores grupais inadequados foram mais expressivos. Com base nesses resultados, pode-se concluir que a "passagem de plantão" não se constituiu como uma atividade grupal.Este estudio tiene como objetivos: análisis de los comportamientos individuales en el desarrollar del "cambio de turno ", y análisis del comportamiento grupal y la realización de dicha tarea. En el análisis de los comportamientos individuales, fue utilizada una lista de indicadores de comunicación no verbal. En el análisis de los comportamientos grupales, fue utilizada una lista de indicadores, considerando los conceptos del proceso grupal. Los resultados enseñaron que los indicadores no verbales ineficaces predominan, y los indicadores grupales inadecuados fueron más expresivos, se puede concluir que le "cambio de turno" no se constituyó en una actividad grupal.This paper has two objectives: the first one is analyzing the individual behaviors indicated by non-verbal communication during shist exchanges; the second one is analyzing group behavior during shist exchanges based on the observation the videotaped scenes of a nursing staff during a shist exchange. A list of non-verbal communication signs was used to analyze individual behaviors. The concepts group were used to analyze group behaviors. The results showed that ineffective non verbal signs prevailed over effective ones and inadequate non- verbal signs were more visible than the adequate ones. One may conclude that shist exchange was not a group activity.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4131510.1590/S0080-62342002000400009Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 36 n. 4 (2002); 351-357Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 No. 4 (2002); 351-357Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 Núm. 4 (2002); 351-3571980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41315/44882http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPirolo, Sueli MoreiraChaves, Eliane Corrêa2012-08-31T19:01:17Zoai:revistas.usp.br:article/41315Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:01:17Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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