Escala optométrica para niños pre escolares: método para la determinación de figuras regionales
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Publication Date: | 2008 |
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Language: | por eng |
Source: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41755 |
Summary: | As crianças muitas vezes apresentam dificuldade na identificação dos optótipos da escala de figuras. Com o objetivo de identificar figuras conhecidas das crianças e construir optótipos adequados a uma realidade local, elaborou-se um estudo quantitativo experimental, com uma amostra aleatória de 384 crianças de seis escolas. Percebeu-se, com a confecção de desenhos pelas crianças, o quanto as figuras estavam atreladas ao seu cotidiano. Como desenhos mais significativos mencionam-se: sol, boneco, casa, nuvem, árvore, carro, bola, estrela e coração. As figuras de maior freqüência foram sintetizadas na tentativa de aproximá-las de optótipos, sendo validadas com base em intervalo de confiança de 95% para o número de acertos: carro (100%), casa (98%), coração (98%), estrela (95%), bola (89%), flor (85%), sol (83%) e boneco (78%). Conclui-se que estas figuras têm aderência à cultura local. |
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Escala optométrica para niños pre escolares: método para la determinación de figuras regionalesOptometric scale for pre -schools: method for determination of regional figuresEscala optométrica para pré-escolares: método para determinação de figuras regionaisChildEye healthOptometryNiñoSalud ocularOptometríaCriançaSaúde ocularOptometriaAs crianças muitas vezes apresentam dificuldade na identificação dos optótipos da escala de figuras. Com o objetivo de identificar figuras conhecidas das crianças e construir optótipos adequados a uma realidade local, elaborou-se um estudo quantitativo experimental, com uma amostra aleatória de 384 crianças de seis escolas. Percebeu-se, com a confecção de desenhos pelas crianças, o quanto as figuras estavam atreladas ao seu cotidiano. Como desenhos mais significativos mencionam-se: sol, boneco, casa, nuvem, árvore, carro, bola, estrela e coração. As figuras de maior freqüência foram sintetizadas na tentativa de aproximá-las de optótipos, sendo validadas com base em intervalo de confiança de 95% para o número de acertos: carro (100%), casa (98%), coração (98%), estrela (95%), bola (89%), flor (85%), sol (83%) e boneco (78%). Conclui-se que estas figuras têm aderência à cultura local.Los niños muchas veces presentan dificultad en la identificación de los optotipos de escala de figuras. Con el objetivo de identificar figuras conocidas de los niños y construir optotipos adecuados a una realidad local, se elaboró un estudio cuantitativo experimental con una muestra aleatoria de 384 niños de seis escuelas. Se percibió, con la confección de dibujos realizados por los niños, cómo las figuras estaban relacionadas a sus cotidianos. Como ejemplo de dibujos más significativos pueden citarse: el sol, muñeco, casa, nube, árbol, carro, pelota, estrella y corazón. Las figuras de mayor frecuencia fueron sintetizadas con la intención de aproximar-las de optotipos, siendo validadas con base en el intervalo de confianza del 95% para el número de aciertos: carro (100%), casa (98%), corazón (98%) estrella (95%), pelota (89%), flor (85%), sol (83%) y muñeco (78%). Se concluye que estas figuras tienen adherencia a la cultura local.Children often show difficulties to identify optotypes in the picture scale. An experimental quantitative study with a sample of 384 randomly selected children was developed in order to identify pictures known by them and create suitable optotypes for a local reality. According to children's drawings, it was possible to realize how much the drawings were related to their daily lives. Considering the most meaningful drawings, we can mention: sun, human figure, house, cloud, tree, car, ball, star and heart. The most frequent figures were synthesized in order to make them more similar to the optotypes; the pictures were validated based on 95% confidence interval for the number of right answers: car (100%), house (98%), heart (98%), star (95%), ball (89%), flower (85%), sun (83%) and human figure (78%). In conclusion, those pictures belong to local culture.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4175510.1590/S0080-62342008000300004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 3 (2008); 437-444Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 3 (2008); 437-444Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 3 (2008); 437-4441980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41755/45374https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41755/45375http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Rosane ArrudaPagliuca, Lorita Marlena FreitagAlmeida, Paulo César de2012-09-03T17:48:08Zoai:revistas.usp.br:article/41755Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:48:08Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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